terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

POVOADO DE PIAUS EM ITIÚBA CELEBRA SUA PADROEIRA NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES COM MUITA ÁGUA NO AÇUDE E CENTENAS DE RIBEIRINHOS CONTEMPLAM A BELEZA DAS CHEIAS

   A mão de Deus foi generosa com os moradores deste povoado. Esta frase foi dita por um morador que com o olhar direcionado para as águas não parava de elogiar a grandeza de Deus. De fato o veterano tem razão, pois onde hoje é um mar de água há poucos dias tudo era um enorme matagal e seca.

    A festa religiosa teve início com uma missa na capela com a pregação do Padre Diego,  que em seu sermão deu um verdadeira aula sobre  sincretismo religioso no Brasil. Disse: "Para muitos, hoje é o dia de iemanjá, ("Iemanjá", nome que deriva da contração da expressão em yoruba Yèyé omo ejá ("Mãe cujos filhos são peixes") ou simplesmente Yemọjá em referência a um rio ...). Continuou sermão, afirmando que tudo não passa da influência das culturas Africanas, mas que o certo é cultuar nossa Senhora dos navegantes e não Iemanjá. Com tudo devemos respeitar as matrizes africanas." Afirmou.

   Os Políticos não perderam a oportunidade de misturar suas imagens a festa religiosa, com destaque para o prefeito BANGA, que sempre acompanhado de seus correligionários participou de todo o cortejo. Quem também apareceu no circuito cantado com as beatas das comunidades foi a Ex-prefeita Irmã Cecilia.


  Além de vereadores, secretários, lideranças, e uma grande multidão percorreram da Igreja até o Açude onde, a Imagem da Santa deu uma volta de barco pelas águas. Momento de muita emoção e a alegria.
Alberto da Pesca mais uma fez roubou a cena por ter oferecido os barcos e os coletes para a festa.

Atenção: Nossas fotos são livres para todos, mas gostaria de contar com a gentiliza de citar a fonte.Obrigado!






























Nenhum comentário:

Postar um comentário