segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Advogada é presa após furtar anel de loja no shopping Barra

 
Por Redação Bocão News (twitter: @bocaonews)
Uma advogada foi presa, na tarde de sábado (28), após furtar um anel da loja Romanel, em Salvador. Segundo informações da polícia, Carla Aires Almeida Ramos foi presa em flagrante ao tentar deixar a loja com o produto.
 
 
Na delegacia, a acusada prestou depoimento, alegou que faz uso de medicamentos controlados e apresentou a carteira da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Carla permanece detida na Central de Flagrantes, nos Barris. A direção da loja ainda não comentou o caso.
 
*Atualizada às 17h40

SAÚDE: MINISTÉRIO DA SAÚDE CONFIRMA RELAÇÃO ENTRE MICROCEFALIA E O ZIKA VÍRUS


O Ministério da Saúde realizou exames em um bebê nascido no Ceará e concluiu que há uma relação entre o zika vírus e o surto de microcefalia na Região Nordeste. Por meio de nota, o ministério confirmou o resultado do Instituto Evandro Chagas, que anunciou ter identificado a presença do zika vírus em amostras de sangue e tecidos deste bebê. Segundo o instituto, o bebê apresentava microcefalia e outras malformações congênitas, e que acabou morrendo.

O ministério afirmou que o governo segue juntando esforços para buscar ampliar o combate ao mosquito transmissor, o Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, do zika vírus e da febre chikungunya. "O êxito dessa medida exige uma ação nacional, que envolve a União, os estados, os municípios e a toda a sociedade brasileira. O momento agora é de unir esforços para intensificar ainda mais as ações e mobilização", afirmou.

"Essa é uma situação inédita na pesquisa científica mundial. As investigações sobre o tema devem continuar para esclarecer questões como a transmissão desse agente, a sua atuação no organismo humano, a infecção do feto e período de maior vulnerabilidade para a gestante. Em análise inicial, o risco está associado aos primeiros três meses de gravidez", anunciou Ministério da Saúde.

Metro1

sexta-feira, 27 de novembro de 2015


Preso, Delcídio perguntou: 'Como Waltinho votou?'

 
Por Redação Bocão News
Numa das rápidas visitas que recebe de assessores e advogados na Polícia Federal em Brasília, onde está preso, o senador Delcídio do Amaral (PT-MS) demonstrou uma curiosidade. De acordo com a coluna Radar, da Veja, o senador quis saber como o correligionário Walter Pinheiro votou em relação à sua permanência na cadeia.
“Como o Waltinho votou?”, questionou. Queria saber se Pinheiro um dos colegas mais próximos a ele na bancada do PT, havia votado. Ao ser informado do voto do amigo para que continuasse preso, calou e apenas assentiu com a cabeça.
Familiares e assessores de Delcídio demonstram mágoa pelo fato de senadores que sempre pediram favores ao líder do governo – de ajuda para marcar audiência em ministérios a cargos para aliado s– agora virarem as costas para ele.
I Conferência Municipal de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e na Reforma Agrária

 Uma abertura emocionante na manhã desta sexta-feira (27) no salão de eventos dos STR fez todos os presentes lembrar o saudoso Aldacy da ACIAI, que sempre esteve presente junto às organizações sócias.

 A formação da mesa de trabalho contou com representações de diversas entidades; SEMAGRI – Itíuba, ASCOOB, IF BAHIANO, INSTITUTO CAATINGA, BAHIATER, STRAF, FUNDAÇÃO APAEB, AREFAI, HUMANAS E ACIAI.

 Esta conferência propõe definir estratégias e ações prioritárias para promover a Extensão Rural (ATER) pública e de qualidade aos agricultores (as) familiares do Município, por meio do diálogo e da inteiração entre a sociedade civil, governos e representações de agricultores. Tendo como referencia a lei 12.188/2010 e a lei Estadual 12.372 de 23 de Dezembro de 2011, e suas regulamentações.

 Por motivo de uma viagem de urgência a Brasília o prefeito Banga não pôde estar presente, sendo representado pelo Secretário de Educação Crispim Ribeiro, que falou da importância da agricultura familiar para o município.

 A presidente da ACIAI disse que todos os projetos que o senhor Aldacy vinha desenvolvendo no município, ela e sua equipe com os demais parceiros vão dar continuidade.











Uauá – Prefeito não quer reeleição e diz não aconselha ninguém a se candidatar

Olímpio falou que as duas primeiras administrações na década de setenta, foram melhores. Hoje em dia, quando vê a situação insustentável afirma que não pretende se candidatar a reeleição nem se for candidato único.


Olímpio disse que hoje em dia está complicado governar diante de tanto aumento e diminuição das receitas.
Olímpio disse que hoje em dia está complicado governar diante de tanto aumento e diminuição das receitas.
As dificuldades decorrentes da crise econômica que o Brasil enfrenta, causa reflexos diretos também na administração pública. Em Uauá, município histórico marcado pela passagem de Virgulino Ferreira da Silva, o “Lampião” e palco da primeira batalha da Guerra de Canudos, a realidade não é diferente.
O prefeito Olímpio Cardoso Filho (PDT), 78 anos, exercendo o terceiro mandato, tem buscado alternativas para tentar minimizar os danos causados pela diminuição dos repasses federais e garantir a manutenção de serviços básicos e essenciais nas áreas da educação, saúde, assistência social, mas reconhece que está muito difícil.
Uauá é um município economicamente sustentado e movido pela economia de subsistência, caracterizado pelo manejo da caprinovinocultura, conhecido nacionalmente como “Capital do Bode” o titulo é uma referência a exposição de caprinos e ovinos que acontece anualmente e pela fama de ter a carne de bode mais saborosa da região, O bode representa 1/3 do PIB do município.
Ele não quer reeleição, não aconselha ninguém, porém afirma que não quer perder a eleição.
Ele não quer reeleição, não aconselha ninguém, porém afirma que não quer perder a eleição.
Olimpinho, como é chamado, falou ao CN que as duas primeiras administrações na década de setenta, foram bem melhores e citou como exemplo o trabalho realizado na área de calçamento que executou durante todo período.Hoje em dia, quando vê a situação insustentável ele afirmou que não pretende se candidatar a reeleição nem se for candidato único. “Amigos têm me provocado para sair candidato, tenho dito que não sou masoquista (risos). Não aconselho a nenhum amigo sair candidato”.Afirma
Mas na condição de político histórico disse que não está disposto a perder a eleição. “Embora não aconselhe ninguém a se candidatar, mas vai aparecer alguém pra o grupo apoiar e eu também vou dar apoio e não quero perder”.Concluiu.
Sede da Prefeitura Municipal de Uauá.
Sede da Prefeitura Municipal de Uauá.
Conhecido pela seca que sempre assola o município, o prefeito disse que o problema da saúde é a maior que a seca, pois a seca e uma situação que já se convive. A diminuição dos repasses para a cidade foi considerável e o prefeito admite que o problema mais grave é na saúde, “se não fosse isso, estaríamos equilibrados”, falou. O gestor disse ao Calila que hoje a solução seria fechar o hospital.
O prefeito teme não poder pagar o décimo terceiro esse ano, possivelmente só em 10 de janeiro e é pessimista sobre o próximo ano por achar que 2016 vai começar com uma situação mais delicada por causa da série de aumentos. “Para piorar, o crescimento dos gastos não deve ser acompanhado de uma melhora na arrecadação de impostos, uma vez que as perspectivas são de que a economia brasileira só comece a dar sinais de recuperação no segundo semestre”, falou o experiente politico.
Secretaria garante que os repasses para saúde são insuficientes, mas não se pode pensar em fechamento de hospital.
Secretaria garante que os repasses para saúde são insuficientes, mas não se pode pensar em fechamento de hospital.
Para a secretária de Saúde Luciene Góis, quando o prefeito fala em fechar o hospital, ela acredita ser brincadeira, pois não se pode fechar uma unidade hospitalar, mas admite que está trabalhando em condições péssimas. “Estamos pagando funcionários com atraso, tem gente com 90 dias sem receber, falta medicamento e as IHs de agosto o governo não repassou. Assim não é possível, não tem como a Prefeitura bancar”, lamenta.
Atualmente só é feito serviço de ambulatório e nenhuma cirurgia, pois o centro cirúrgico está comprometido.
Segundo a secretária, o problema não é só o hospital. O município tem 200 pacientes que fazem tratamento fora e o governo repassa pouco mais de R$ 5 mil para o TFD por mês, “estamos com três meses atrasados, impossível sustentar”, desabafou.
O secretário de Obras do município de Uauá, Moisés Ribeiro, falou que apesar da crise, o governo tem trabalhado e citou algumas ações tipo ampliação de sete PSF, uma UBS, escola nas comunidades de Lagoa do Pires e Serra da Cana Brava, quadras cobertas em São Paulino e Sítio do Tomás, creche no Bairro Malaquias, calçamento em vários povoados. “O prefeito voltou ao poder vinte anos depois e encontrou uma administração diferente, mas com tudo isso, graças sua experiência têm pagado em dias os funcionários e fornecedores. Explicou.
Com toda essa dificuldade narrada e o que tem dito o prefeito em não aconselhar ninguém sair candidato, três secretários vêm ‘disputado’ internamente o apoio do grupo na sucessão de Olímpio. No páreo também, o vereador Jairo Rocha Costa (PDT), eleito pelo grupo do prefeito, depois se afastou, mas Olímpio acredita que retorne a base e crê que seja um bom nome. Ele citou ainda o nome do empresário Jackson, que tem resistido à ideia.
Na sua opinião, qual desses nomes é o melhor para disputar a sucessão no município apoiado pelo grupo do prefeito?
  •   
  •   
  •   
  •   
  •   
Redação CN / f

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

“Expressinho” do Corinthians aplica goleada humilhante no São Paulo em festa do Hexa

rib5938
É campeão, é campeão”.  Antes do clássico era uníssono em Itaquera. Com a bola rolando, a Fiel teve motivos de sobra para aumentar o volume. Foram necessários apenas 31 minutos para os primeiros gritos de “olé”, que ganharam ainda mais corpo no decorrer da partida. Um passeio traduzido pelo placar: Corinthians 6 x 1 São Paulo.
Foi uma tarde de gala. O placar é a maior goleada da história do Majestoso – o Timão já havia vencido por 5 a 0 em 96 e em 2011. A Fiel também deu show: 44.967 pagantes, para uma renda bruta de R$ 2.339.497,50, quebraram o recorde de público do estádio.
A vitória deixou o Timão com 80 pontos. Assim, mesmo na 36ª rodada do Campeonato Brasileiro, a equipe comandada por Tite já igualou o Cruzeiro de 2014, que tem até então a melhor campanha dos pontos corridos com 20 clubes.
O São Paulo perdeu a oportunidade de ficar confortável no G-4. O clube do Morumbi ainda ocupa a quarta colocação, com 56 pontos, mas pode ser ultrapassado pelo Santos ao final da rodada.
rib5946
Passeio de domingo
Com o título confirmado, Tite escalou apenas três titulares para o clássico: Cássio, Felipe e Ralf. Do outro lado, na briga pela última vaga no G-4, Milton Cruz colocou em campo o que tinha de melhor à disposição. Quando a bola rolou, os papéis pareciam invertidos.
A primeira chance de perigo até foi do São Paulo, aos 15. Rogério aproveitou o vacilo de Bruno Henrique, saiu na cara de Cássio, mas tocou em cima do goleiro adversário. Depois disso, o time visitante assistiu ao passeio do Corinthians em Itaquera.
O pesadelo da bola aérea voltou a assombrar a zaga do São Paulo. Aos 26 minutos, Uendel fez o cruzamento da esquerda, Felipe testou no canto direito e obrigou Dênis a fazer grande defesa. No rebote, porém, Bruno Henrique completou para as redes.
O roteiro seria semelhante nos minutos seguintes. Aos 28, Lucca cobrou escanteio, e Romero sequer precisou sair do chão para ampliar o placar. Ainda no primeiro tempo, Edu Dracena também apareceu na área, viu Dênis defender na primeira oportunidade, mas se esticou para aproveitar o rebote e, deitado no gramado, fez o terceiro.
rib5545Olé… olé… olé…
Os primeiros gritos de olé foram ouvidos em Itaquera já aos 31 minutos do primeiro tempo. Mas o Corinthians ainda queria mais. Milton Cruz ainda tentou melhorar o São Paulo para o segundo tempo, colocou Reinaldo e Luis Fabiano. Nada adiantou.
Os reservas de Tite precisaram de 15 minutos para mostrarem quão bem treinado é o Corinthians. Bruno Henrique girou sobre o marcador, fez o passe para Danilo, que entregou a Lucca de letra. O talismã apenas completou. Um golaço.
Mas não parou por aí. Apenas três minutos mais tarde, Romero apareceu livre pela direita, recebeu o passe de Fagner, invadiu a área e bateu cruzado. A bola ainda bateu em Hudson antes de balançar as redes pela quinta vez em Itaquera.
Carlinhos ainda fez o de honra para o São Paulo. O Corinthians, no entanto, tinha Romero em tarde inspirada. O paraguaio passou por Reinaldo com facilidade, foi derrubado dentro da área e o árbitro marcou o pênalti. Cristian fez o sexto.
Ainda teve tempo de Cássio defender pênalti de Alan Kardec. A festa do título estava completa.
As informações e fotos são do Globoesporte.com

Atriz com 18 kg faz campanha na web para se recuperar da anorexia

atrizRachael Farrokh, americana de 37 anos, passou por um período muito difícil em sua vida. É que, com anorexia nervosa diagnosticada há dez anos, a atriz chegou a pesar 18kg e precisou fazer uma campanha na internet pedindo ajuda para custear o tratamento da doença.
Com o auxílio de doadores anônimos e internautas, Rachael conseguiu juntar a quantia de US$ 200 mil para pagar suas despesas médicas em Portugal.
De acordo com informações divulgadas pela americana, nenhuma clínica dos Estados Unidos aceitou fazer o seu tratamento alegando que seu peso estava perigosamente baixo.
Recentemente, Rachel participou de um evento em Washington, capital dos Estados Unidos e suas fotos já mostram visíveis sinais de melhora. Ela aparenta estar saudável e já consegue caminhar sozinha.
RTEmagicC_Kevin-Swanson-preacher_01_txdam289784_d7c6ba.jpg
A anorexia é causada por distúrbios psicológicos em que a pessoa afetada, mesmo sendo magra, se vê gorda e, desejando emagrecer ainda mais, cria inapetência alimentar, resultando em redução do peso.
O tratamento da anorexia é multidisciplinar e envolve psicoterapia, mudança de hábitos alimentares e uso de medicamentos psiquiátricos.

Mega-Sena acumula novamente; R$ 200 milhões é a 

estimativa da Caixa para o próximo sorteio


A Quina teve 689 apostas ganhadoras, e cada uma irá receber a quantia de R$ 25.269,18,


A Mega-Sena que tinha o prêmio recorde em toda sua história em sorteio normal, com estimativa de pagar R$ 170 milhões neste sábado, 21, continua acumulada, já que as seis dezenas do concurso 1763 sorteadas pela Caixa no Caminhão da Sorte na cidade de Santo Anastácio – SP ninguém acertou e a estimativa da Caixa é que para o próximo sorteio o prêmio chegue a casa dos R$ 200 milhões.
As dezenas sorteadas foram: 09-12-15-21-31-36
A Quina teve 689 apostas ganhadoras, e cada uma irá receber a quantia de R$ 25.269,18, enquanto que a Quadra que teve  43. 184 bilhetes premiados irá pagar a cada um R$ 575,95.

Ex-presidente Lula participa de encontro no próximo dia 27, em Valente

O governador Rui Costa também estará presente e na oportunidade irá assinar importantes convênios para o Território do Sisal.


Ismael Ferreira ao lado do ex-presidente.Foto: arquivo.
Ismael Ferreira ao lado do ex-presidente.Foto: arquivo.
O Calila Noticias divulgou de primeira mão a cerca de 40 dias, a vinda do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao Território do Sisal, a discussão estava apenas se ele iria a Conceição do Coité ou Serrinha, mas depois de várias discussões, o Instituto Lula, responsável por sua agenda optou pela cidade de Valente, assim como Coité e Serrinha, o Município também é governado pelo PT.
O prefeito de Valente Ismael Ferreira (PT) publicou nas redes sociais neste domingo,22. uma foto de arquivo ao lado do ex-presidente, confirmado sua presença.
De acordo com o diretor Executivo do CONSISAL José Silva, o evento é promovido pela Rede Nacional de Colegiados Territoriais – RNTC e a Coordenação Estadual de Territórios, de Identidade da Bahia – CET e vai acontecer na manhã de sexta-feira, 27, no Clube da APAEB, e na oportunidade o líder petista  será homenageado pela RNCT.
Zé Silva diretor Executivo do CONSISAL.
Zé Silva diretor Executivo do CONSISAL.
José Silva em entrevista ao CN disse que é um encontro com duração de uma semana, começa nesta segunda-feira, 23, em Salvador e prossegue até sábado, 28, e Valente está neste roteiro.” Aqui ele vai vivenciar quatro experiências, uma experiência do Consórcio, o Consisal, essa gestão pública com os municípios, o CODES com o processo de organização com os sindicatos e movimentos sociais, outra na área de educação para conhecer a experiência da UNEB, no setor de comunicação social, em Coité, e a economia solidária que envolve a UNICAFES, ARCO Sertão, Armazém da Agricultura Familiar e Cooperativas de Crédito”, afirmou Zé Silva como é conhecido.
Ainda de acordo com o secretário do Consisal, haverá duas reuniões, um com Lula, com todo público e entidades presente, e outra com o governador Rui Costa que também confirmou presença irá assinar alguns convênios de regularização fundiária para regulamentar cinco mil imóveis rurais, a organização do SIM Suasa, sistema de inspeção municipal que regulariza a comercialização de produtos animal e vegetal produzidos no território, e o terceiro projeto é assinatura dos planos municipais de saneamento para oito municípios do território do sisal, entre eles Serrinha, Coité, municípios com população aproximados de 50 mil habitantes, além da entrega de veículos,  entre carros e motos.
Redação CN  

POLICIAL: MAIS UM HOMEM APRESENTADO PORTANDO RÉPLICA DE ARMA DE FOGO


Foi apresentado nesse final de semana na DT de Bonfim, por uma Guarnição da 54ª CIPM, o nacional KLEITON SILVA SANTOS, 25 anos, residente em Antônio Gonçalves, de acordo com a PM foi encontrada com o mesmo uma réplica de uma pistola Colt em sua cintura, fato ocorrido no povoado de Fumaça em Pindobaçu.

Já na Delegacia, Kleiton foi liberado, porque segundo o Delegado Marcone Almino, não houve crime, uma vez que é permitido o porte desse tipo de réplica e não houve registro de que o conduzido estivesse praticando ameaças ou roubo com a arma, sendo então liberado.

A de cima é uma arma de pressão apresentada dias atrás na Delegacia

Esse é o segundo caso em que pessoas são conduzidas com réplicas de pistolas e não respondem a nada, da outra vez a arma era de pressão (conforme imagem), fica um questionamento no ar: “Qual seria a intenção dessas pessoas ao portar tais armas ainda que sejam réplicas?”

Maravilha Notícias
Com informações e fotos da 54ª CIPM

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Nota de Pesar

 É com grande dor e saudade que noticiamos o falecimento repentino do nosso companheiro e amigo ALDACY OLIVEIRA.

 Um líder nato. Sua mão estava sempre estendida para ajudar a todos. Como presidente da ACIAI, ajudou a desenvolver vários projetos sociais em nosso município. Com destaque para a criação de peixes em tanques redes no açude da Camandaroba e a compra direta pela CONAB, entre outros.

 A mão que dava peixes, também ensinava a pescar, pois ajudou a fundar e coordenar várias associações no município. Um homem que acreditava no associativismo por convicção de vida.

 Hoje perdemos esta força. Mas como Deus sabe de todas as coisa, o firmamento eterno recebe um iluminado para junto do pai continuar intercedendo pelos seus irmãos e companheiros.

Que Deus lhe dê a glória e o descanso eterno.


terça-feira, 17 de novembro de 2015

BAHIA: MINISTÉRIO PÚBLICO SUSPENDE CONCURSO DO IF BAIANO


Uma Ação Civil Pública demandada pelo MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL DA SEXTA VARA FEDERAL determinou a suspensão dos editais 64 e 65/2015 do Concurso do IF Baiano. O certame organizado pela Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência à Escola de Medicina e Cirurgia e ao Hospital Universitário Gaffrée e Guinle – FUNRIO encontra-se suspenso até segunda ordem.

A suspensão aconteceu 12 dias após a operação Reprovados da Polícia Federal, que desarticulou um grupo criminoso especializado em fraudes em concursos públicos na cidade de Brumado, a cerca de 130 km de Vitória da Conquista.

A operação foi realizada em conjunto com o Ministério Público Federal da Bahia. Foram cumpridos cinco mandados de condução coercitiva e cinco de busca e apreensão.

Segundo a Polícia Federal, após indícios de que os investigados fraudaram aprovações junto à UFRB (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia) e junto ao IFBA (Instituto Federal da Bahia), em concursos organizados pela Funrio (Fundação de Apoio à Pesquisa, Ensino e Assistência à Escola de Medicina e Cirurgia) e ao Hospital Universitário Gaffrée e Guinle.

A polícia informou que a fraude era feita mediante alteração dos dados cadastrais dos investigados, com acréscimo de sílaba idêntica no início dos seus prenomes, o que possibilitou que realizassem as provas todos na mesma sala e obtivessem o mesmo número de acertos, alcançando, inclusive, aprovação em concurso público do IFBA.

Os suspeitos responderão pelos crimes de fraude em provas de interesse público, falsidade ideológica e de constituição e participação em organização criminosa.

Em seu site, a Funrio notifica os interessados:
A Fundação de Apoio à Pesquisa, Ensino e Assistência à Escola de Medicina e Cirurgia e ao Hospital Universitário Gaffrée e Guinle – FUNRIO, em atenção à Ação Civil Pública demandada pelo MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL DA SEXTA VARA FEDERAL, comunica que o Concurso Público destinado ao provimento de vagas para os cargos de Técnico-administrativos em Educação e Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, regidos pelos Editais nº 64/2015 e nº 65/2015, de 17 de setembro de 2015, respectivamente, e suas retificações, encontra-se temporariamente suspenso.

Novas informações e orientações serão divulgadas no endereço eletrônico www.funrio.org.br assim que o Ministério Público Federal informar quais medidas deverão ser seguidas para prosseguimento do certame.


FUNRIO

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

 ITIÚBA: SEGUNDA VITIMA DE ACIDENTE COM MOTOS QUE PEGARAM FOGO NA FAZENDA CARRAPATO, VEM A ÓBITO











Faleceu na manhã desta segunda - feira (16/11/2015), o senhor Buny, segunda vitima do acidente ocorrido na noite do ultimo dia 09/11/2015, onde duas motos se chocaram e pegaram fogo instantemente, na BA - 381, trecho que liga Itiúba a Filadélfia, nas proximidades da Fazenda Carrapato.
Buny estava internado na Unidade de Terapia Intensiva UTI, na cidade de Juazeiro - BA, mas devido a gravidade dos ferimentos não resistiu, vindo a óbito.


Relembre o acidente

As duas motos se chocaram e com o forte impacto uma delas pegou fogo deixando as vitimas gravemente feridas.
As vítimas foram levadas para o Hospital Municipal de Itiúba e Filadélfia, onde receberam os primeiros socorros.
O senhor da localidade de Picos, conhecido como Buny teve queimaduras em 75% do corpo e foi transferido para Juazeiro, sua esposa que vinha de carona, foi arremessada da moto no impacto e sofreu ferimentos leves sendo atendida no Hospital em Filadélfia.

Já o Mototaxista da localidade de Piaus, Alex, conhecido como Tim Tim, não resistiu aos ferimentos vindo a falecer durante a madrugada no hospital de Itiúba.
Segundo informações Alex estava sob efeito de bebida alcoílica, o que provavelmente fez com que perdesse o controle da moto o levando a invadir a pista contrária batendo de frente com a moto conduzida por Buny que vinha do trabalho com sua esposa. 

ITIÚBA: PREFEITURA DECRETA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA EM SAÚDE PÚBLICA POR CONTA DA CHIKUNGUNYA


A Prefeitura Municipal de Itiúba decretou no Diário Oficial do ultimo dia 12/11/2015, Situação Excepcional de Emergência em Saúde Pública no município por conta da Tríplice Endemia.
Segundo o decreto neste ano, até a presente data, o município teve mais de 100 casos suspeitos de Dengue, sendo 12 casos confirmados, mais de 500 casos suspeitos de Zika, e mais de 564 casos suspeitos de Chikungunya, sendo 5 casos confirmados e 01 com suspeita de Guillain Barré, que evoluiu para óbito.

Ainda segundo o decreto: Fica declarada SITUAÇÃO EXCEPCIONAL DE EMERGÊNCIA na saúde pública de ITIÚBA - BAHIA, para execução de ações necessárias ao combate da proliferação do mosquito Aedes Aegypti e para a implementação de Programa Municipal de Combate e Prevenção à Dengue, Chikungunya e Zika Virus durante 60 (sessenta) dias, sujeito a prorrogação por igual período.

Ainda segundo o decreto: Determina-se à Secretaria Municipal de Saúde autorizar, quando necessário, a entrada de agentes de saúde e servidores municipais designados para esse fim, no horário de 07:00 às 17:00 horas, devidamente identificados e acompanhados de autoridade policial, se necessário, nas casas fechadas ou abandonadas, especialmente aquelas propriedades que ao serem convocados para abrir seus imóveis e permitir acesso a todas as dependências, não atenderem tal solicitação, notificando-se, no mesmo dia, ao titular da secretaria responsável pelo ato.

Diário Oficial

POLICIAL: COLISÃO ENTRE DUAS MOTOS DEIXA TRÊS MORTOS EM CAMPO FORMOSO


Ocorreu na manhã desta segunda-feira (16) por volta as 11:00,um grave acidente envolvendo 2 motos na estrada que liga Campo Formoso ao povoado de Poços.

As duas motos colidiram, a policia ainda investiga para saber se a colisão ocorreu frontalmente ou lateralmente. A primeira moto de cor preta, placa KFY 5054, conduzida por José Ferreira Neto, conhecido como Zezé engraxante, morador do bairro Guabiraba em Campo Formoso, a outra moto é uma Susuki vermelha placa EIE 2580 tinha dois ocupantes, Carlos Alberto de Alencar que era o passageiro e o piloto Osvaldo Bispo Rodrigues de 46 anos, todos vítimas fatais.

A polícia técnica ainda investiga as causas do acidente.


Com informações da Rádio 98 FM

Casal morre carbonizado na BA 120, depois de colisão envolvendo moto e caminhão com placa de Coité

De acordo com parentes, o casal voltava de Queimadas para a Fazenda Tanque da Pedra, onde moravam.


moto carbonizada de casal
Um casal morreu na noite de domingo (15) após um grave acidente entre um caminhão e uma motocicleta entre os povoados de Jacurici e Ponto Novo, na BA-120, trecho que liga os municípios de Queimadas e Cansanção.
Segundo a Polícia Militar, o acidente foi registrado por volta de 18h40. O jovem Maciel de Jesus Silva e a companheira dele, Thaís Medeiros dos Santos, que estavam em uma moto Yamaha/Fazer YS250, cor preta, com placa de Embu/SP, morreram carbonizadas.
caminhão de coité
De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual, o caminhão Mercedes Benz 2013, cor amarela, com placas de Conceição do Coité/BA, seguia em direção a Queimadas quando bateu de frente com a motocicleta.
Após a colisão, a moto pegou fogo e o casal morreu no local. Os corpos das vítimas ficaram carbonizados, mas foram reconhecidos por familiares que estiveram no local. Entretanto, até às 23h as vítimas permaneciam sem identificação oficial, já que seus documentos pessoais também foram queimados, segundo informou a polícia.
De acordo com parentes, o casal voltava de Queimadas para a Fazenda Tanque da Pedra, onde moravam. As vítimas participariam de um bingo na região do povoado de Ponto Novo.
A PM informou que o condutor do caminhão fugiu após o acidente sem ser identificado.
Redação Zebim News/Noticias de Santaluz

POLICIAL: HOMEM FOI AGREDIDO A GOLPES DE FACÃO E APEDREJADO APÓS DISCUSSÃO EM SAÚDE


Reinaldo Ferreira de 34 anos, residente no bairro Alto da Santa Cruz, em Saúde, foi atingido com vários golpes de facão quando se desentendeu com um elemento em um bar, a tentativa de homicídio aconteceu ás 22h00minh da noite desse domingo (15). De acordo informação de populares, além de receber os golpes de facão Reinaldo ainda foi apedrejado.

Socorrido ao Hospital Nossa Senhora da Saúde, Reinaldo foi transferido para o Hospital Antônio Teixeira Sobrinho em Jacobina onde segue internado.

Espaço Aberto.Net

domingo, 15 de novembro de 2015

Bahia – Conferência do PCdoB serviu como ‘pré aquecimento’ para campanha eleitoral

Com o Tema: “Coragem para Lutar em Defesa da Democracia” começou no sábado (14) e terminou neste domingo (15) no Hotel Fiesta, em Salvador a Conferência Estadual do Partido Comunista do Brasil – PCdoB.  Segundo a Comissão de Organização, o evento contou com a participação de quase 350 delegados de 125 municípios do estado, além dos […]


conferencia do pcdob-8
Com o Tema: “Coragem para Lutar em Defesa da Democracia” começou no sábado (14) e terminou neste domingo (15) no Hotel Fiesta, em Salvador a Conferência Estadual do Partido Comunista do Brasil – PCdoB.  Segundo a Comissão de Organização, o evento contou com a participação de quase 350 delegados de 125 municípios do estado, além dos  dirigentes estaduais, dos parlamentares e centenas de convidados.
RESUMO DA CONFERÊNCIA
conferencia do pcdob-7
A Conferência foi aberta no sábado e contou com a presença praticamente de todas lideranças do PCdoB estadual, a exemplo do deputado federal e presidente do partido Daniel Almeida, deputada federal Alice Portugal, deputado federal Davidson Magalhães, deputados estaduais Raimundo Nonato (Bobô) e Fabrício Falcão, prefeitos, vices, vereadores e presidentes municipais. Representando o partido na esfera nacional o vice-presidente Walter Sorrentino.
conferencia do pcdob-3
O evento também foi prestigiado por lideranças de outros partidos, a exemplo do governador Rui Costa (PT),ministro da Casa Civil Jaques Wagner (PT), senadora Lídice da Mata (PSB), presidente estadual do PR, João Carlos Bacelar, deputada estadual Ivana Bastos (PSD) e do vereador de Salvador Waldir Pires (PT).
O Calila Noticias acompanhou o ato de abertura e registrou os “Camaradas” num verdadeiro pré aquecimento para a campanha eleitoral onde deixou claro que o partido irá para o embate na disputa de centenas de prefeituras e câmaras municipais em todo estado, inclusive Salvador, pois foi lançada a pré-candidatura de Alice Portugal.No
interior destaque para Itabuna com a pré-candidatura do deputado federal Davidson Magalhães.

conferencia do pcdob- des
O presidente estadual Daniel Almeida abriu o ato declarou que tudo aquilo era resultado de todas as conferências municipais realizadas nos diretórios municipais, e desta tirou delegados para a Conferência Nacional. Segundo Daniel Almeida, o partido nos seus 93 anos de história conta atualmente com 9 mil filiados na Bahia e começa
a preparação para o pleito eleitoral 2016 quando pretende lançar pelo menos 100 candidatos a prefeitos, vice, outras centenas a vereadores.

Daniel Almeida reconheceu a dedicação e esforço de Wagner nos congressos dos últimos doze anos.
Daniel Almeida reconheceu a dedicação e esforço de Wagner nos congressos dos últimos doze anos.
Ao CN Daniel disse que o encontro desse nível serve para ‘os camaradas’ se organizarem para disputa das eleições municipais, que é momento para discutir problemas e ideais, pois segundo ele, o resultado das eleições de 2016 fortalece o pleito de 2018 e o projeto de transformação de vidas. ” O que está existindo em Salvador é um
carlismo vestido de novo, mas que não passa do velho projeto”, declarou Daniel.

Almeida destacou ainda a presença de Jaques Wagner que segundo ele, nos últimos 12 anos jamais ficou sem participar do evento do Partido. “A presença de Wagner nas conferências estaduais demonstra o apoio e parceria existente entre nós. Ele é figura certa há pelo menos uns 12 anos, motivo que muito nos orgulha.Mesmo com todas as
dificuldades, Daniel reafirma a necessidade em envolver a sociedade cada vez mais no processo político do país. “Estamos às vésperas de uma eleição municipal, vamos impregnar a Bahia com o vermelho do 65 e dos partidos aliados à construção e afinação desse projeto”,finalizou.

conferencia do pcdob-5
Jaques Wagner foi o último a discursar na primeira parte da conferência e iniciou contado a história de sua vida pública que teve inicio no PCdoB, pois foi sua primeira filiação, muito antes de ajudar a fundar o Partido dos Trabalhadores e mantém a simpatia pelo partido. Segundo Wagner, o PCdoB tem um diferencial importante,
a unidade na diversidade: unidade na ação e diversidade de opiniões.

Wagner teve sua primeira filiação no PCdoB e mantém a simpatia pelo partido.
Wagner teve sua primeira filiação no PCdoB e mantém a simpatia pelo partido.
Sobre a eleição para a prefeitura de Salvador, ele declarou seu desejo em ver mulheres na disputa. “Acho que o PCdoB tem tamanho e história para colocar seus quadros para dirigir cidades importantes como Salvador e Vitória da Conquista, como já tem em Juazeiro. Acho que as forças têm de se liberar para se apresentarem à população. Só não podemos perder é nossa unidade no segundo turno.” Alertou.
Dentro do seu discurso Wagner falou também da crise econômica que o pais enfrenta, ele afirmou que é verdadeira todos precisam estar cientes disso mais que pode ser superada, admitiu erros cometidos pelo partido, a exemplo da reforma política que deveria ter sido feita, mas não esqueceu de enfatizar os acertos ao longo dos  governos Lula e Dilma. Falou da triste situação vivida nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo que pelo caos no abastecimento de água com o rompimento  das barragens da SAMARCO, tendo contaminado o Rio Doce um dos principais rios que abastece o sudeste.Lamentou também os ataques terroristas na França.
Alice Portugal já é pré-candidata a prefeitura da capital
Alice Portugal já é pré-candidata a prefeitura da capital
Alice Portugal demonstrou disposição em seu discurso e declarou estar motivada pela missão recebida do partido. Segundo ela, o PCdoB é um partido de força, que tem estado em todas as lutas do povo brasileiro. O público presente vibrou quando no discurso da senadora Lídice da Mata, ela disse que ainda não sabe se o seu partido irá  lançar candidatura a prefeitura, se lançar ela irá para o embate, me sentirei honrada em participar dessa disputa com uma mulher como Alice, que é referência para  todas as baianas, e se não for, posso sim votar em Alice Portugal”, declarou Lídice.
conferencia do pcdob-10

Rui Costa em um longo discurso, discorreu sobre a conjuntura política do estado, destacando as possibilidades para a esquerda nas eleições de 2016. Ele afirmou que enxerga boas chances de êxito, principalmente na disputa da capital baiana, e garantiu que trabalhará forte na eleição das chapas populares que tiverem como  característica a unidade. “Tenho andado muito na cidade e tenho notado que temos plenas condições de ganhar a Prefeitura de Salvador em 2016. Esse debate nós podemos fazer pra ganhar a eleição em Salvador e nas principais cidades”, disse.
Ao falar da pré-candidatura a prefeita da deputada Alice Portugal, do PCdoB, o governador causou alvoroço no plenário porque fez coro com a militância comunista, afirmando que “Alice será a nova prefeita de Salvador”. Rui, que é do PT, acrescentou que esse é o momento de o PCdoB crescer e que em 2016 será preciso “deixar vaidades de lado e andar junto”.
Cláudio Bastos disse que o encontro marcou a grandeza do partido na Bahia.
Cláudio Bastos disse que o encontro marcou a grandeza do partido na Bahia.
Quem esteve presente no evento e saiu satisfeito foi o presidente da Federação da Agricultura do Estado da Bahia – FETAG, Cláudio Bastos, cuja maior parte da Diretoria são lideres sindicais do interior na área da agricultura, são filiados ao PCdoB.
Segundo Cláudio foi uma conferencia vitoriosa, pois mobilizou mais de 250 municípios da Bahia, numa demonstração que o PCdoB cresce e fortalece a cada dia no estado, com um projeto político ousado para 2016 com a possibilidade de lançar 100 candidatos a prefeito, “nós estamos firmes nesse proposito de consolidar o partido cada vez mais forte, mais atuante e capaz de contribuir com a continuidade das mudanças iniciadas pelo nosso presidente Lula, seguido pela presidenta Dilma, aqui na Bahia com Wagner e agora com Rui Costa, buscando cada dia mais, aumentar as nossas conquistas, consolidar os nossos direitos, no sentido de melhorar a qualidade de vida do nosso povo.
Redação CN e Site do PCdoB * fotos: Raimundo Mascarenhas