quarta-feira, 29 de abril de 2015



Pesquisadores baianos descobrem vírus causador de 'doença misteriosa'


O vírus causador da doença misteriosa que já atingiu 3.500 pessoas na Bahia, segundo a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), foi descoberto pelos pesquisadores Gúbio Soares e Sílvia Sardi, do Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). O zika vírus foi identificado esta semana em amostras de sangue de pacientes de Camaçari, por meio de uma técnica chamada RT-PCR. A pesquisa teve apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb).
Segundo Soares, o zika vírus, transmitido pela picada do mosquito aedes aegypti e outros da mesma espécie, provoca um quadro semelhante ao da dengue, já que os pacientes podem apresentar sintomas como febre, diarreia, dores e manchas no corpo. Entretanto, de acordo com o pesquisador, este novo vírus é mais fracos e os sintomas mais brandos. "Zika Vírus não é tão grave quanto Dengue ou Chikungunya, não leva o paciente à morte. O quadro parece alérgico, é mais tranquilo e o tratamento é o mesmo", explica Gúbio. O zika vírus nunca foi detectado no Brasil ou na América Latina. Gúbio Soares falou sobre a importância da detecção e comemorou a descoberta inédita. “Quando você dá um diagnóstico, o paciente já vai mais tranquilo para o hospital. É muito importante para nosso grupo ter descoberto este vírus”, comemorou. Em nota, a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), informou que amostras da doença foram enviadas para o Laboratório Central do Estado (Lacen), em Salvador, a FioCruz, no Rio de Janeiro, e para o Centers for Disease Control and Prevention (CD), nos Estados Unidos. Entretanto, a Sesab afirma que ainda não possui os relatórios laboratoriais.BN

Único bioma exclusivamente brasileiro, a caatinga precisa de cuidados. Rica em recursos naturais, a “Mata Branca” – do tupi-guarani caa (mata) e tinga (branca) – é um dos ecossistemas mais ameaçados do planeta. Atualmente, mais da metade de seu território apresenta diferentes graus de degradação e apenas 2% de sua área estão protegidos em unidades de conservação.
A Caatinga é frequentemente associada com a seca, pobreza e pouca biodiversidade, mas ao contrário do que se pensa, esse bioma confere valores biológicos e econômicos significativos para o país. Assim como nas demais florestas, a conservação da “Mata Branca” evita a emissão do gás carbônico (CO2). A Caatinga em Pé também é fonte de matérias primas como frutos silvestres, forragem, fibras e plantas medicinais, que são essenciais para o sustento das comunidades tradicionais e pode, através do uso sustentável, garantir o bem-estar e a permanência das famílias no campo, se tornando uma atividade econômica segura, mesmo nos anos de seca, em substituição da atividade agrícola de plantas anuais altamente dependentes de chuvas abundantes e regulares.
Diante das ameaças ao futuro do bioma, o Irpaa, vem implantando o “Recaatingamento” em parceria com as comunidades agropastoris e extrativistas. Um projeto de vanguarda, que tem a população das próprias comunidades como os agentes responsáveis pelas transformações socioambientais.

BRASIL PSB vai lançar Marta Suplicy à prefeitura paulistana

Foto: Divulgação
Novo partido pretende lançar Marta Suplicy à prefeitura de São Paulo
De olho nas eleições municipais de 2016, PSB e PPS anunciaram hoje o início do processo de fusão das duas siglas. A ideia é que o trâmite seja concluído até junho para que em outubro, prazo legal estabelecido pela Justiça Eleitoral, o novo partido esteja montado e apto a disputar prefeituras das capitais no ano seguinte. Com a filiação dada como certa da senadora Marta Suplicy (SP), que deixou o PT ontem, o novo partido pretende lançá-la à prefeitura paulistana. Segundo o presidente do PSB, Carlos Siqueira, Marta assinará a filiação nos próximos dias. “Teremos nomes competitivos para quase todas as capitais”, disse.
Na coletiva de imprensa de hoje, Siqueira e o presidente do PPS, Roberto Freire, deixaram clara a posição de independência com tendência oposicionista. “Não temos motivos para apoiar o governo”, enfatizou Siqueira. Os dirigentes lembraram que PPS e PSB compõem uma base de esquerda que estiveram juntas durante o golpe militar, o movimento das Diretas, a Constituinte e o governo Itamar Franco. “A fusão vai mudar a correlação de forças no País”, comentou Freire, destacando que a reaproximação dos partidos se deu na eleição presidencial de 2014 com o lançamento da candidatura de Eduardo Campos, morto em agosto passado. “Somos dois partidos com raízes na esquerda democrática”, completou Siqueira.
Daiene Cardoso, O Estado de S. Paulo

domingo, 26 de abril de 2015

Terremoto no Nepal deixa mais de 2.600 mortos


Potentes tremores secundários atingiram o Nepal neste domingo após o devastador terremoto de magnitude 7,8 registrado no sábado, provocando o pânico dos sobreviventes de uma tragédia que deixou mais de 2.500 mortos, enquanto vários países anunciaram o envio de ajuda econômica e equipes de resgate.
Os tremores secundários, um deles de magnitude 6,7, ocorreram na noite de sábado e na manhã deste domingo, obrigando as pessoas na capital nepalesa a passar a noite ao relento ou em tendas de campanha.
"A eletricidade está cortada. Os sistemas de comunicação não funcionam, os hospitais estão lotados e falta lugar para conservar os cadáveres", declarou à AFP a representante regional da Oxfam, Helen Szoke.
O terremoto deixou até agora 2.430 vítimas e cerca de 6.000 feridos, segundo o último balanço do Centro nacional de Operações de emergência divulgado no domingo.
Enquanto isso, na Índia as autoridades estimavam em 67 o número de mortos e a televisão estatal chinesa disse que 18 pessoas morreram na região do Tibete.
Estima-se que o balanço de vítimas crescerá, pois ainda há muitas áreas isoladas pelo terremoto mais violento a atingir o Nepal nos últimos 80 anos.
- 'Cenas terríveis' -
O terremoto bloqueou as estradas da capital e provocou danos no aeroporto internacional, que precisou ser fechado por motivos de segurança.
Em Katmandu, centenas de edifícios desabaram. A histórica torre Dharahara, uma das maiores atrações turísticas da cidade, não resistiu aos abalos e seus nove andares vieram abaixo deixando uma montanha de escombros.
Enquanto as equipes de salvamento buscavam entre os escombros, muitas com a ajuda de suas próprias mãos, os hospitais estavam lotados.
Muitos médicos atendiam os feridos, a maioria com fraturas múltiplas e traumatismos, em tendas de campanha anexas devido à grande quantidade de feridos, mas também porque muitas pessoas tinham medo de entrar no edifício, explicou Samir Acharya, médico do Hospital neurológico Annapurna.
A Cruz Vermelha mostrou sua preocupação pelo moradores das zonas rurais isoladas perto do epicentro do terremoto. "Prevemos perdas de vidas humanas e danos materiais consideráveis", advertiu Jagan Chapagain, diretor para Ásia-Pacífico da Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (FICR).
"As estradas estão danificadas ou bloqueadas pelo barro As comunicações não funcionam, o que nos impede de conectar os escritórios locais da Cruz Vermelha e obter informações verídicas", explicou.
"Vimos cenas terríveis de destruição, hospitais que foram evacuados e pacientes atendidos no chão, casas e edifícios demolidos e ruas com rachaduras abertas", narrou Eleanor Trinchera, coordenadora da Cáritas na Austrália.
As primeiras incinerações em massa, para afastar o risco de doenças e infecções, ocorreram no distrito Pashupatinath de Katmandu.
As réplicas também provocaram novas avalanches no acampamento base do Everest, segundo montanhistas presentes, logo depois que helicópteros de salvamento evacuaram os feridos da avalanche de sábado, que matou ao menos 18 pessoas.
O porta-voz do Departamento de Turismo, Tulsi Gautam, informou que há 61 feridos no local, a maioria estrangeiros.


- Solidariedade internacional -A mobilização da comunidade internacional começou a ser sentida neste domingo.
A Índia enviou 13 aviões de transporte militar carregados com comida, mantas e material humanitário. A China anunciou o envio de 62 socorristas com cães farejadores.
Washington desbloqueou uma primeira parcela de um milhão de dólares, seguido por Londres, com 5 milhões de libras, Canadá, com cinco milhões de dólares e a UE, com 3 milhões de euros.
Dois aviões russos com equipes de salvamento devem sair da Rússia para o Nepal neste domingo, segundo o ministério de Situações de Emergência.
Várias ongs, como a Médicos do Mundo, a Handicap Internacional e a Ação contra a Fome estão no local da tragédia.
Vários equipes formadas por cirurgiões, médicos, profissionais de logística e coordenadores de Índia, Bélgica, Japão e França partiram ou estão para partir para o Nepal, segundo informou Laurent Sury, do Médicos Sem Fronteiras (MSF).

PRF detém assaltantes após troca de tiros na BR 324
Policial

Policiais Rodoviários Federais em ação rápida, detiveram indivíduos que tinham acabado de cometer assaltos na região de Feira de Santana/BA. A ação aconteceu na tarde deste sábado (25), na BR 324, no município de Simões Filho, região metropolitana de Salvador. O fato ocorreu após uma das vítimas ter seguido o veículo dos assaltantes, que estavam sentido Salvador, e nas mediações de Amélia Rodrigues/BA a vítima encontrou uma equipe da PRF, momento em que informou que alguns homens armados, em um Renault/Duster preto, haviam cometido assaltos na região de Feira de Santana/BA.
Diante disto, equipes da PRF fizeram diligências pela BR 324 e nas mediações do KM 599 – pedágio de Simões Filho/BA, foi visualizado um automóvel com as mesmas características, momento em que foi dado ordem de parada, sendo que não foi cumprido e a equipe iniciou um acompanhamento.
Outra equipe da PRF formou uma barreira policial, sendo que os assaltantes furaram o bloqueio e continuaram fugindo. Após diversas manobras perigosas, os elementos subiram para a Cia Norte, e derrubaram o portão de uma empresa, invadindo a parte interna, momento em que os homens começaram a atirar com arma de fogo contra as equipes da PRF, que responderam a agressão.
Em seguida, o condutor do veículo se jogou no chão e foi rendido, o passageiro que estava no banco da frente correu, e outro passageiro ficou no banco traseiro. Foram encontrados dentro do veículo dois revólveres calibre .38 e vários pertences de vítimas. Após contato com o proprietário do veículo, foi confirmado que o veículo também era fruto de roubo, no município de Amélia Rodrigues/BA. Haviam três homens dentro do carro, sendo que um fugiu e os outros dois foram detidos e encaminhados com as armas, pertences e o veículo para a delegacia de polícia judiciária. 
Ascom PRF-BA

POLICIAL: MAIS 10 MOTORISTAS FLAGRADOS NA LEI SECA EM BONFIM


Em mais uma operação surpresa ocorrida na noite desse sábado (25/04/2015), a Polícia Rodoviária Federal flagrou dez condutores de veículos dirigindo após ter feito uso de bebida alcoólica.

A fiscalização aconteceu no Km 126 da BR 407, no período de 21h até 02h da madrugada deste domingo. Cada motorista foi multado em R$ 1.915,30, tendo perdido 7 pontos na carteira de habilitação e tiveram a mesma recolhida.


Paralelo a esse trabalho a PRF tem recolhido animais soltos às margens da rodovia e nos últimos dias foram retirados mais de 50 animais no trecho de Bonfim e região.

Maravilha Notícias
Com informações da PRF

sábado, 25 de abril de 2015

Confira fotos das belas mulheres que disputam o concurso Musa do Baianão


Por Redação Galáticos Online (Twitter: @galaticosonline)
Os doze clubes que disputaram a primeira divisão do Campeonato Baiano nesta temporada já têm suas respectivas representantes no concurso Musa do Baianão. As belas mulheres disputam a preferência do torcedor e o resultado sai no dia 30 de abril.
O local onde será escolhida a grande vencedora ainda está indefinido, mas, na ocasião, as candidatas participarão de dois desfiles diante de uma comissão formada por dez jurados. Na primeira entrada, as musas vão apresentar seus trajes de gala: a cada voto recebido dos jurados, a escolhida ganha dois pontos.
Na sequência, as belas vão se apresentar de biquíni: a cada voto, a escolhida ganha três pontos. Ao fim, os pontos serão contabilizados para definir a musa do Campeonato Baiano deste ano.
Confira fotos de todas as musas que estão na disputa:

Tragédia anunciada: ambulância da Prefeitura de Tanquinho pega fogo após atropelar animal na BA 411

Por muita sorte motorista e pacientes saíram ilesos.

ambulancia de tanquindo depois de atropelar animal
Uma ambulância pertencente a Prefeitura Municipal de Tanquinho ficou totalmente destruída após pegar fogo depois que atropelou um animal na BA 411. O acidente aconteceu na noite de sexta-feira, 24.
A ambulância retornava de Candeal e chegando em Tanquinho houve a colisão. Por sorte, o motorista conseguiu retirar os pacientes antes do veículo ser consumido pelas chamas.
Este é o segundo acidente esta semana envolvendo animais na pista na BA 411, sendo que o ocorrido na última segunda-feira deixou vítima fatal.
Apesar da indignação de toda sociedade, os proprietários de animais insistem em deixá-los soltos ou até mesmo não realizam manutenção nas cercas facilitando assim que os mesmos sigam para as rodovias e infelizmente provocando acidentes.
Reportagem André Luiz – AL Notícias

Caminhoneiro morre carbonizado após veículo tombar na BA-130, próximo a Ruy Barbosa

O grave acidente aconteceu a cerca de 8 quilômetros de Ruy Barbosa.

Um motorista ainda não identificado morreu carbonizado após um caminhão que transportava tomate tombar na BA-130, entre Ruy Barbosa e Macajuba. O grave acidente aconteceu na noite de sexta-feira, 24, por volta das 21 horas, a cerca de 8 quilômetros de Ruy Barbosa.
O caminhão Scania P310, 8×2, de cor vermelha, placa OTJ-5678, tinha licença de Belém-PA. O motorista morreu preso às ferragens.
caminhão capota na ba 130
Informações e foto: Agmar Rios


Prefeitura de Itiúba Através da Secretaria de Educação Firma parceria Com  Pólo do Centro Universitário Uninter

      Dezenas de professores de Professores (as), lotaram o são da Câmara de Vereadores na manhã deste sábado dia25, para a aula inaugural  deste projeto. Antes da palestra mão proferida pelo Dr. Durval  ,o poeta senhor Raimundo do Piroca do Lino animou o encontro acadêmico com um belo show de poesias e repentes.

     O Prefeito Banga foi representado pelo secretario de Educação já que o gestor participa de um evento cultural na capital baiana, ao lado da nossa Escola de musica. 

     O Pólo do Centro Universitário Uninter, através da Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras Candeias; em parceria com a Prefeitura de Itiúba e a Secretaria de Educação, realizou no dia 25/04/2015 a Aula Pública Inaugural do Curso de Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável com ênfase em Metodologias Educacionais.

    O Referido curso tem como objetivo fornecer subsídios teóricos, técnicos, científicos e metodológicos para questão das problemáticas ambientais, bem como, qualificar profissionais, no sentido de instrumentalizá-los com ferramentas metodológicas e de planejamento ambiental, adquirindo competências, abordadas, de forma contextual, buscando integrar desenvolvimento com preservação, legando às futuras gerações o pleno exercício da cidadania e a compreensão de que a natureza é um todo dinâmico; sendo, o ser humano parte integrante e agente de transformação do mundo em que vive; objetivando a promoção da qualidade de vida.

       Essa é uma parceria e uma iniciativa pioneira do Secretário de Educação, o senhor Crispím Ribeiro da Silva, que merece ser aplaudida.


 
         Como dizia Luiz Gonzaga  “de pai para filho, qualquer coisa sai”. Digo isto para mostra a felicidade de Zé Humberto, pois olha o filho do acadêmico segundo os passos do pai. “Luiz respeita Januário”Luiz Gonzaga.















Política
25 de Abril / 2015 às 08:00 
O programa Geraldo José, nesta sexta-feira (24) contou com a presença do deputado federal Daniel Almeida, que neste sábado (25) estará participando de um encontro regional com militantes do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) na sede da APLB, em Juazeiro.
O deputado adiantou que durante a reunião será traçada a organização do partido, em âmbito regional, para a Conferência Nacional do PCdoB, que acontecerá nos próximos meses, onde serão discutidos os desafios do grupo, bem como a preparação do partido para as eleições de 2016. “É uma visita que a gente faz a base eleitoral para colocarmos o partido a disposição dos leitores”, disse o parlamentar.
Sobre o futuro de Juazeiro no próximo pleito eleitoral, o deputado Daniel Almeida frisou que o PCdoB pretende se manter à frente do governo municipal. Segundo Almeida, o partido mesmo tendo todo um interesse de continuar governando Juazeiro ainda não dispõe de nomes para a sucessão do prefeito Isaac carvalho. “É obvio que nós temos o interesse de manter o partido na liderança em Juazeiro. O momento do PCdoB em Juazeiro é muito favorável e por isso vamos trabalhar para o partido se manter à frente da gestão municipal”, avaliou Almeida.
O parlamentar também comentou sobre a aprovação da PL 4330, pela Câmara de Deputados, que autoriza a contratação de terceirizados em qualquer setor no país. “Fiz campanha contra a aprovação desse projeto porque ele não propõe regulamentar e proteger os direitos dos contratados. O trabalhador terceirizado adoece mais, fica menos tempo no mercado de trabalho, não recebe segurança e proteção trabalhista de qualquer ordem. O projeto agora será apreciado pelo Senado e tem muitas chances de ser reprovado”, salientou Almeida.
Durante a entrevista o deputado federal respondeu questionamentos dos ouvintes quanto as obras de pavimentação que estão em atraso em diversos pontos da cidade de Juazeiro. Apesar de ter conhecimento que muitos bairros ainda não foram assistidos em obras, o parlamentar frisou que a gestão municipal, comandada pelo partido que faz parte, tem avançado nos projetos de urbanização. “Olhando Juazeiro no passado vemos que tivemos uma evolução. O prefeito me dizia que tem projetos para contemplar outras áreas da cidade. Ainda há muita coisa para se fazer, há muitos moradores para serem atendidos, mas precisamos reconhecer que houve uma evolução”, pontuou.
Da redação Alinne Torres/Foto: Geraldo José

BRASIL‘Estou preocupado com sua saúde’, diz Lula em vídeo na academia

Foto: Reprodução
Ex-presidente Lula
Enquanto o PT e o governo se preocupam com tentativas de impeachment, manifestações de rua, denúncias de corrupção, crises com o Congresso e o fraco desempenho da economia, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva explorou nas redes sociais um tema no mínimo inusitado: o condicionamento físico. “Estou preocupado com a sua saúde. Então, um conselho que eu te dou é, levanta”, diz Lula, com moletom e camiseta suada, toalha amarela pendurada no pescoço, em um vídeo de pouco mais de dois minutos publicado na tarde desta sexta-feira, 24, em sua página no Facebook. Segundo pessoas próximas ao ex-presidente, a iniciativa de fazer e publicar o vídeo partiu do próprio Lula. Depois de mais de seis décadas de vida sedentária, na qual o único exercício eram as peladas esporádicas disputadas em campos de terra na época em que era metalúrgico, o ex-presidente está encantado com os efeitos da atividade física na terceira idade. Desde 2012, quando começou a se recuperar de um câncer na laringe, Lula chega todos os dias de semana pontualmente às 6h na academia de ginástica do São Bernardo Futebol Clube para uma sessão de treinos físicos que inclui corrida e musculação. Segundo um dos preparadores que aparecem no vídeo, “o presidente chegou sedentário, sem um mínimo de condicionamento”. Hoje, é capaz de correr vários minutos na velocidade de 10 quilômetros por hora. “Parece pouco mas para um velhinho como eu está de bom tamanho”, diz Lula, que tem 69 anos. Leia mais Estadão.

quinta-feira, 23 de abril de 2015

Eleitor com pendências no título tem até 4 de maio para regularizar situação


O eleitor que não votou nem justificou nas três últimas eleições tem até 4 de maio para regularizar sua situação junto à Justiça Eleitoral e evitar o cancelamento do seu título. Em nota, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) destaca que quem está nessa situação deve ficar atento, pois, para efeito de cancelamento do título, cada turno é considerado uma eleição. Ainda segundo o TRE-BA, Em toda a Bahia 140.593 eleitores estão com pendência junto à Justiça Eleitoral. Deste total, 43.192 moram em Salvador, 4.440 em Feira de Santana e 3.707 em Vitória da Conquista, maiores colégios eleitorais do Estado. Para consultar se o título de eleitor está sujeito ao cancelamento.

Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 6 milhões neste sábado

A Caixa Econômica Federal informou que ninguém acertou as seis dezenas do concurso 1.697 da Mega-Sena nesta quarta-feira (22). Com isso, o prêmio acumulou.
A Caixa Econômica Federal informou que ninguém acertou as seis dezenas do concurso 1.697 da Mega-Sena nesta quarta-feira (22). Com isso, o prêmio acumulou.
A Caixa Econômica Federal informou que ninguém acertou as seis dezenas do concurso 1.697 da Mega-Sena nesta quarta-feira (22). Com isso, o prêmio acumulou.

Os números sorteados foram:

08 - 23 - 30 - 51 - 53 - 58.

A Caixa Econômica espera sortear um prêmio de R$ 6 milhões no próximo sábado (25).
Para a quina, 62 apostas acertaram cinco dezenas da Mega e levaram cada um R$ 23.627,94. Já o prêmio individual para os 3.593 ganhadores da quadra foi de R$ 582,45.

Os sorteios da Mega-Sena são realizados duas vezes por semana –às quartas-feiras e aos sábados. A aposta mínima custa R$ 2,50 e pode ser feita até as 19h (horário de Brasília) do dia do concurso em qualquer lotérica do país.

Programa da Rádio Caraíba ajuda pastor de Cuiabá encontrar família depois de 62 anos


 
Pedro Cardoso (E) e o amigo Jodeon no estúdio da Rádio Caraiba. Foto: Eloilton Cajuhy.Um dia para ficar na história do Programa Cidade Aberta da Rádio Caraíba, apresentado pelo radialista Eloilton Cajuhy. Na tarde desta quarta-feira (22), esteve no estúdio da emissora para uma visita de agradecimento ao apresentador, o Pastor Pedro Cardoso, 87 anos, residente na cidade de Cuiabá-MT. Ele é natural do município de Itiúba e estava sem contato com a família há 62 anos.
No dia 13 de janeiro de 2013, o amigo do Sr. Pedro, Jodeon Sampaio, que também mora em Cuiabá-MT, enviou um e-mail ao programa solicitando do locutor Eloilton Cajuhy ajuda para localizar a família de Pedro. No mesmo dia o apelo foi feito no Programa Cidade Aberta e, ainda na tarde daquele dia, D. Enivalda Cardoso, residente na Fazenda Barro, aqui em Senhor do Bonfim, ligou para a rádio e se identificou como sobrinha do Pastor. Começava aí, para ele, uma alegria indescritível.
Em poucos dias, Seu Pedro falou com a sobrinha por telefone e passou a receber informações sobre outras pessoas da família. Ele foi informado que em Filadélfia reside seu irmão Carmerindo Cardoso e, em Aracajú, a irmã Maria Cardoso. No dia 8 de fevereiro de 2013 (sábado), um dia antes de completar 85 anos, o Sr. Pedro chegou a Senhor do Bonfim, acompanhado da esposa, e dos amigos Jodeon e esposa.
Andando pela feira livre de nossa cidade em busca de informações, descobriu o endereço do irmão Carmerindo em Filadélfia. Foi até aquela cidade e os dois tiveram um encontro emocionante, conforme narrado por Jodeon em entrevista à Rádio Caraíba.
Depois disso, esteve na fazenda Barro, aqui em Senhor do Bonfim, onde conheceu sua sobrinha Enivalda e foi à Aracajú encontrar-se com a irmã Maria. Sempre na companhia da esposa e dos amigos Jodeon e esposa. Ivan Silva

Acerto de Contas: Cigano é assassinado na Bahia; mãe e empregada são baleadas

hprw136nh_5hnmzgg1j0_fileNa manhã desta quarta-feira (22), um cigano foi assassinado em frente a sua casa, no município de Ibotirama, na região de Irecê, localizado a 450 km de Salvador. De acordo com informações de Antônio Rosélio, titular da Delegacia Territorial, além do cigano, Adarlan Silva Brito, conhecido como Rogê, a mãe da vítima e uma empregada doméstica que trabalhava na casa foram baleadas durante o ataque.
Conforme o delegado, a vítima estava sentada na porta de sua casa quando quatro homens se aproximaram em um veículo e dispararam contra as vítimas. As investigações preliminares apontam que o assassinato foi um acerto de contas de outros ciganos contra a vítima.
—Nós estamos investigando a hipótese de ciganos que moram e Iraquara que estavam ameaçando Rogê há um tempo, porque ele estaria envolvido em um homicídio contra esses ciganos. Ele pode ter morrido por acerto de contas.
Ainda de acordo com o delegado, o corpo da vítima foi removido e encaminhado ao IML (Instituto Médico Legal) de Barreiras. As outras vítimas foram levadas ao Hospital do Oeste, seu estado de saúde não foi informado.
O  circuito de câmeras de segurança da casa do cigano já foram encaminhados ao DPT (Departamento de Polícia Técnica), para ser analisado pelos agentes. A Polícia Civil prossegue às investigações realizando diligências para localizar os suspeitos.  (Edivaldo Braga/BlogBraga)

Habeas Corpus escrito em papel higiênico por preso é aceito pelo STJ

Uma situação inusitada aconteceu no, Superior Tribunal de Justiça (STJ) na última segunda-feira (20). Foi aceito pelo tribunal um Habeas Corpus escrito em um papel higiênico por um preso. O referido pedido foi enviado em uma carta simples enviada pelos Correios e endereçada ao presidente do STJ, ministro Francisco Falcão. Membros da Coordenadoria de Atendimento Judicial ficaram surpresos com o conteúdo da carta, um pedido de habeas corpus, escrito de próprio punho por um preso, em aproximadamente um metro de papel higiênico.
O chefe da Seção de Protocolo de Petições, Henderson Valluci, sobre o fato afirmou que: “Estou aqui há dez anos e é a primeira vez que vejo isso”. Seguindo o protocolo, o papel higiênico foi fotocopiado e digitalizado, para então ser autuado.
O Habeas Corpus é uma medida que visa proteger o direito de ir e vir. É concedido sempre que alguém sofrer ou se achar ameaçado de sofrer violência ou coação em sua liberdade de locomoção, por ilegalidade ou abuso de poder. Quando há apenas ameaça a direito, o Habeas corpus é preventivo. Segundo o STJ, o autor está preso no Centro de Detenção Provisória Pinheiros I, em São Paulo (SP). Na peça, ele conta que participou de uma rebelião em 2006 e estaria encarcerado irregularmente há nove anos por um crime já prescrito. Ele pede liberdade.
De acordo com o portal de notícias Terra, o pedaço de papel higiênico utilizado será colocado no acervo do Museu do STJ, ao lado de outras peças curiosas, como um lençol utilizado por um detento em 2014 para formular seu pedido de liberdade



Entre os dias 27 e 30 de abril, o câmpus Petrolina do IF Sertão-PE promoverá o I Encontro de Ambiente, Etnicidade e Movimentos Sociais do Campo no Sertão Semiárido São Franciscano: indígenas, quilombolas e camponeses" e  a " I Jornada em Defesa da Reforma Agrária - Sertão PE/BA 2015. Ao longo do evento, será realizada uma série de atividades com o objetivo de fomentar as discussões e reflexões acerca das temáticas étnico-raciais e socioambientais nos sertões do Vale do São Francisco. O evento contará com a participação de professores e pesquisadores de várias instituições de ensino, além de representantes indígenas, quilombolas, camponeses e de movimentos Sociais. 
A programação é aberta a comunidade em geral e inicia na noite do dia 27, com uma conferência sobre a "Experiência da Educação Indígena, Quilombola e Camponesa no Sertão Semiárido São Francisco". Já no dia 28, começam as mesas temáticas, entre elas: "História Ambiental, "Reforma Agrária", "Recursos Naturais do Semiárido" e "NEAB/NEABI ", que se estendem até o final da programação.
Os participantes ainda terão acesso a rodas de conversas sobre "Movimento Negro" e "Educação Escolar Indígena e Quilombola", além de grupos de trabalhos, minicursos, mostra de audiovisual, oficinas, atrações culturais. Aos interessados em participar das atividades, o credenciamento será realizado na abertura do evento.
A iniciativa é uma realização da Comissão do Projeto Cultura Afro e Indígena do câmpus Petrolina do IF Sertão-PE, do Grupo de Pesquisa e Estudo de Cultura, Memória e Educação na Sociedade Sertaneja – Grupec Sertão e do Grupo de Pesquisa em Educação, Cultura, Política e Sociedade.
Ascom IF Sertão-PE

Josias afirma que o espaço do PR já está traçado


O secretário de Relações Institucionais, Josias Gomes, afirmou que o espaço do PR foi definido, mas só poderá apresentá-lo apos reunião com Rui. Ele já antecipou que não é uma secretaria. "Não será uma secretaria, mas um cargo que é altura do partido", declarou.
O petista também contou que novas negociações estão sendo feitas com outros partidos e até junho terá um quadro mais abrangente dessas agremiações e afirmo que o PROS esta no rol delas.
Disse ainda que o cargo de James Correia é pensado pelo governador e que o petista está sendo criterioso para a escolha. Nenhum nome da própria secretaria é cotado. "São nomes de fora, mas que tenham uma relação com a área. A indicação é da cota de Rui", discorreu.
O governador, sobre o assunto, apontou que até a primeira semana de maio o nome será conhecido. "James tinha comentado da saída comigo desde janeiro, quando montava o secretariado e falou da necessidade de voltar para o mercado após oito anos afastado. O nome do seu substituto, da minha cota, será conhecido até o início de maio", anunciou.

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Parabéns Prefeito BANGA ,nuca despreze o teu povo, pois foi através da caminhada  que você se tornou prefeito.
 
Menino simples de família humilde, criado sem a presença de sua mãe e enfrentando muitas dificuldades .Você é prova que quando DEUS promete é assim. Neste dia que DEUS te dê apenas sabedoria  saúde e fé. Feliz aniversario
imagem da missão da terra