sábado, 28 de fevereiro de 2015



Refém liberado, criminosos fogem pelo matagal depois de carro estourar pneu; assim foi o desfecho do assalto ao Todo Dia de Coité

O veículo tomado de assalto e usado na fuga pertence ao gerente do Supermercado.

assalto ao todo dia 1
A Policia Militar de Conceição do Coité suspendeu a diligência que realizava na tentativa de encontrar cerca de cinco criminosos que assaltaram o Supermercado Todo Dia de Conceição do Coité por volta das 23h depois de encontrar um refém que estava no veículo Ágila vermelho usado na fuga depois do assalto que aconteceu pouco antes das 21h e recuperar o carro abandonado numa estrada vicinal a pouco metros da rodovia BA 120, no Distrito de Chapada – Riachão do Jacuípe. O Ágila pertence ao gerente do supermercado e foi tomado para fuga dos meliantes. Com base no relato dos policias que estavam em serviço, o CN traz com detalhe como tudo aconteceu.
Realidade de dez minutos depois do assalto.
Realidade de dez minutos depois do assalto.
De acordo com os policiais eles estavam jantando na sede da 4ª Companhia PM quando uma ligação foi feita para o 190 informando do assalto, ” nós pensamos que era trote, como ocorre com frequência, mas a pessoa insistiu e imediatamente suspendemos o jantar e nos deslocamos para o local, (cerca de 300 metros de distância) ao chegarmos deparamos com as portas a meia altura, nos posicionamos em pontos estratégicos, até que os bandidos saíram usando as pessoas como escudos humanos, e um deles me viu e me chamou para me colocar como refém, ele apontando a arma pra mim e eu andei de costa e apontando pra um deles, foi quando abriram fogo e a gente reagiu, mas nós tínhamos a consciência que não poderia atirar na direção deles porque estavam com reféns e seguraram as pessoas até que todos entrassem no carro do gerente, como eram cinco, levaram apenas uma pessoa com eles, e no primeiro momento fizemos uma varredura na área para ver se havia mais alguém, quando certificamos que não, iniciamos a perseguição pela estrada Coité – Riachão até perdermos de vista”, contou um dos policias que por ordem do comando não deve se identificar.
veiculo-usado-na-fuga-do-as
Naquele momento já havia pedido de reforço policial e muitos apareceram para ajudar a procurar os criminosos, uma viatura que havia saído depois, ao passar pelo quebra-molas próximo a Chapada encontrou um homem desesperado na pista dizendo ser o refém, a policia perguntou então o que havia acontecido que ele estava naquele local, e o mesmo informou que depois que passou o quebra-molas e entrou bruscamente na estrada vicinal que dar acesso ao Povoado de Maracujá, um pneu dianteiro estourou, ele foi liberado e os bandidos “ganharam o mato”, antes, ainda atravessaram o veículo para dificultar a perseguição policial.
Vidro quebrado, um projétil intacto e outro usado.
Vidro quebrado, um projétil intacto e outro usado.Os policias ainda tentaram localizar os marginais naquela região, mas não havendo nenhuma pista o comando optou por suspender a operação, já que o local é de muita mata e a escuridão poderia colocar em risco a vida dos policiais.
A PM fez a troca do pneu e levou o veículo até a frente do Todo Dia, onde foi constatado que sofreu dano na tampa do porta malas, um vidro quebrado por um tiro, que a polícia acredita que pode ter sido deflagrado por um dos bandidos de dentro pra fora, e no interior do veículo foi encontrado um projétil intacto de revólver calibre 38 e uma cápsula do mesmo calibre. O carro foi levado para a Delegacia onde deverá passar por uma perícia técnica.
O refém que não teve o nome revelado disse a policia que durante todo tempo ficou com cano dos revolveres colados em sua cabeça e não viu o rosto de nenhum dos bandidos.
A informação passada a PM que o bando levou dinheiro do caixa e tentou abrir o cofre, e antes da fuga destruiu o sistema de monitoramento por câmeras.
Redação CN * fotos: Raimundo Mascarenhas

Lula quer nova reunião com Dilma na semana que vem

por Ricardo Della Coletta e Tânia Monteiro | Estadão
Foto: Antônio Cruz / Agência Brasil
Lula quer nova reunião com Dilma na semana que vemDepois de reforçar esta semana a articulação política do governo ao se reunir, em duas ocasiões distintas, com senadores do PMDB e do PT, em Brasília, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva planeja ter um novo encontro reservado com sua afilhada política, a presidente Dilma Rousseff, na semana que vem. Ainda não há data nem local para a conversa, a segunda entre os dois desde o último dia 13, quando Dilma foi a São Paulo e encontrou-se com o ex-presidente num hotel. De acordo com interlocutores ouvidos pelo Broadcast Político, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado, o presidente quer passar a Dilma as impressões colhidas no jantar com senadores petistas na última quarta-feira, 25, e no café da manhã com peemedebistas, na residência oficial de Renan Calheiros (PMDB-AL), presidente do Senado, na quinta, 26. Preocupado com a crise política e econômica que recai sobre o governo Dilma, Lula decidiu assumir pessoalmente as costuras políticas do governo. Sua primeira tarefa foi apaziguar os ânimos do PMDB. A principal legenda aliada se queixa da estratégia adotada pelo Palácio do Planalto de tentar isolá-la com o fortalecimento dos partidos dos ministros Gilberto Kassab (PSD) e Cid Gomes (PROS). Na conversa que tiveram em 13 de fevereiro, após um longo período de afastamento, Lula aconselhou Dilma a viajar pelo País e explicar o ajuste fiscal elaborado por sua equipe econômica. Também defendeu que o Planalto sele uma trégua imediata com o PMDB, fiel da governabilidade. Poucos dias depois, o petista desembarcou em Brasília. Num jantar com senadores do PT, afirmou aos presentes que, para relaxar a tensão política, Dilma deve incluir seu vice, Michel Temer (PMDB), no núcleo duro de decisões do Planalto. O grupo, apelidado de G-6, é formado apenas por ministros petistas - Aloizio Mercadante (Casa Civil), Pepe Vargas (Relações Institucionais), Miguel Rossetto (Secretaria-Geral), Jaques Wagner (Defesa), Ricardo Berzoini (Comunicações) e José Eduardo Cardozo (Justiça). No dia seguinte, na casa de Renan, Lula fez um afago ao peemedebista, disse que era preciso mudar a correlação de forças na coalizão e ouviu críticas dos parlamentares do PMDB pela perda de protagonismo no governo.

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Corpo de Zezéu Ribeiro é cremado em cerimônia íntima

 Ag. A TARDE
  • Corpo foi velado nesta quinta no Palácio da Aclamação
O corpo do conselheiro do Tribunal de Contas da Bahia e ex-deputado federal pelo PT Zezéu Ribeiro é cremado nesta sexta-feira, 27, no cemitério Jardim da Saudade, em Brotas. A cerimônia é fechada ao público e tem a participação de familiares e amigos do político.
Zezéu morreu na última quarta, 25, em decorrência de problemas hepáticos e renais. O ex-deputado estava internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, e aguardava para realizar um transplante de fígado.
O corpo dele foi velado nesta quinta, 26, no Palácio da Aclamação. O governador Rui Costa e o ministro da Defesa Jaques Wagner, além de deputados, vereadores e outras autoridades prestaram a última homenagem ao petista.

A esposa Lola, os filhos Adriano, Claudio e Júlia, a mãe dona Joana Angélica, conhecida por Jane, os irmãos Pola e Dôia, e netos, acompanharam o velório desde as 9h40, quando o corpo de Zezéu chegou ao Palácio da Aclamação


Colégio Ary Silva Recebeu Ontem Representantes Dos Núcleos de Educação de Serrinha e Senhor do Bonfim Antigas DIREC´s

      A aconteceu neste dia 26 de fevereiro, importante reunião que discutiu novas mudanças na educação que por força de um DECRETO do novo Governador da Bahia Rui Costa ,as Direc´s passarão a ser chamadas de NRE ( Núcleo Regional de Educação), assim o município de Itiúba passará  afazer parte do núcleo de Serrinha e não mas de Senhor do Bonfim.

     Com o Intuito de discutir estas mudanças representantes dos dois núcleos estiveram reunidos ontem na Cidade Itiúba, mas pelo visto os profissionais de educação do município não gostaram nada dessa mudança, pois segundo algumas alegações, além de Serrinha ficar muito distante, dificultando no processo  de deslocamento, também se observa a falta de entrosamento de realidades.

     O secretario de Educação Crispim Ribeiro, disse a nossa reportagem que vai aguardar o retorno do prefeito ao município para discutir este assunto com mas propriedade política, pois ontem na reunião não dava para se aprofundar na discussão, já que o núcleo de Serrinha ainda não tem diretor nomeado. Afirmou Crispim.

Conheça as novas estruturas de reorganização da educação das duas antigas DIREC´s

NRE 25 - Senhor do Bonfim


Ter­ri­tório de Iden­ti­dade: Pi­e­monte Norte do Ita­pi­curu
Mu­ni­cípio Sede: Se­nhor do Bonfim
Mu­ni­cí­pios de Ju­ris­dição: An­do­rinha, An­tonio Gon­çalves, Cal­deirão Grande, Campo For­moso, Fi­la­délfia, Ja­gua­rari, Pin­do­baçu, Ponto Novo e Se­nhor do Bonfim.

NRE 04 - Serrinha     
         
Ter­ri­tório de Iden­ti­dade: Sisal
Mu­ni­cípio Sede: Ser­rinha
Mu­ni­cí­pios de Ju­ris­dição: Araci, Bar­rocas, Bi­ri­tinga, Can­deal, Can­sanção, Con­ceição do Coité, Ichu, Itiúba, La­marão, Monte Santo, Nor­des­tina, Quei­madas, Qui­jingue, Re­ti­ro­lândia, Santa Luz, São Do­mingos, Ser­rinha, Te­o­fi­lândia, Tu­cano e Va­lente.









Bandidos roubam pneus de viatura em Feira de Santana

ddzUm terminal do banco Bradesco ficou completamente destruído, após bandidos terem explodido um caixa eletrônico localizado no centro de Humildes, distrito do município de Feira de Santana, a 110 quilômetros de Salvador, na madrugada desta quinta-feira (26).
De acordo com moradores da região, que preferem não ser identificados, o local foi invadido por oito suspeitos, por volta das 2h, que chegaram ao distrito por meio de dois carros. Uma residência localizada ao lado do terminal ficou com a parede rachada com a força dos explosivos colocados no caixa eletrônico.
Com a explosão, o telhado do terminal também desabou. De acordo com Polícia Civil, que fica a pouco metros do terminal bancário, os bandidos roubaram até os dois pneus da viatura que estava estacionada em frente ao posto da Polícia MIlitar. No momento da ação, três policias estavam de plantão.
Conforme a polícia, os assaltantes fugiram pela BR-101 e, até o final da manhã desta quinta, ninguém foi preso. A quantia levada pelos assaltantes não foi revelada. (Com informações do G1/BA)

 
Nos dias 06 e 07 de março acontecerá o VII Festival do Umbu, no município de Uauá, a 438 km da capital baiana. O evento, de entrada gratuita, realizado pela Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos Uauá e Curaçá (Coopercuc), tem como objetivo dar visibilidade as iniciativas da agricultura familiar, com enfoque na comercialização e sustentabilidade. O Festival também é uma oportunidade para associações e cooperativas de várias regiões do país e internacionais reunirem-se para expor e negociar diversos produtos da agricultura familiar na Feira da Economia Solidária que acontece durante o evento.
 
Além dos negócios e contatos realizados, o Festival também contempla a formação dos participantes. Para isso a programação conta com diversas oficinas, palestras, mesas redondas e exibição de vídeos, que abordarão temas como: agroecologia, consumo sustentável dos recursos naturais, empreendedorismo, entre outros. Em breve a organização do Festival divulgará a grade completa do evento, que contará ainda com apresentações culturais e degustação de diversos pratos da culinária regional que levam o principal sabor da festa na sua composição: o umbu.
 
O VII Festival do Umbu traz, novamente, o concurso cultural, nas modalidades de Literatura de Cordel e Pintura em Tela.  As obras deverão contemplar o tema “O ano internacional dos solos”.  As inscrições poderão ser feitas até o dias 05 de março. Outras informações  sobre o concurso, como premiação e regras para apresentação das obras, foram divulgadas através do edital do concurso, publicado a partir de hoje (25), no site da Coopercuc.
 
A cada ano, o Festival do Umbu ocupa dimensões maiores, trazendo participantes de várias regiões do Brasil, inclusive de outros países. Assim, resolveu impulsionar o assunto suscitado pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (ONU/FAO)que declarou 2015 como “O Ano dos Solos” e fez deste o tema da festa. buscando aproximar o debate sobre a importância da utilização sustentável dos solos para a agricultura e consequentemente para a vida humana.
 
A VII edição do Festival contará com presença de diversas autoridades, dos poderes executivo e legislativo das esferas municipal, estadual e federal. A presença do governador eleito da Bahia, Rui Costa, ainda não confirmada, gera expectativa. A organização estima que aproximadamente 40 mil pessoas, entre expositores, agricultores familiares, representantes de organizações e população em geral, visitem o Festival durante os dois dias.
Ascom VII Festival do Umb

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015



Mensagem da Drª Cecília Petrina de Carvalho pelo falecimento do seu companheiro de partido Zezéu Ribeiro

Amigos e Amigas, nós estamos aqui para dizer a vocês que o nosso grande Deputado Federal, atualmente conselheiro do Tribunal de Contas do Estado da Bahia, Zezéu Ribeiro, o companheiro fiel, o político ético, honesto, sério, aquele que para Itiúba foi à alavanca, foi aquele que investiu que buscou todos os recursos possíveis para que Itiúba mudasse de face e de fisionomia.  Olhar para aquilo que tem de bonito, de belo e de bom nesse município é ver a fisionomia, o sorriso e o compromisso político de Zezéu Ribeiro com esta terra de Itiúba.

Mas também, Zezéu deixou esse legado para toda a nossa região, quem não conhece Zezéu? Em suas votações, nos pleitos eleitorais a gente buscava o resultado e encontrava voto de Zezéu nos quatrocentos e dezessete municípios da Bahia, porque aquele que se dedicou ao PT, que foi Presidente do Partido durante longos anos, aquele que pensava sempre na causa dos outros, das encostas de Salvador. 

Como arquiteto buscou sempre para os pobres, para as periferias. Como Deputado procurou aprender sobre a agricultura familiar, sobre o interior e investiu nos municípios nos quais ele encontrou amizades, apoio, em tudo foi um homem bom, um homem de coração compassivo, um homem de legado político como Deputado Federal, como Vereador, como Presidente do Partido, como candidato a tudo nesse PT.

Um homem que nunca concordou como diz a Presidente Dilma com o “mal feito", e nunca seu nome esteve nas páginas da imprensa se não para elogiar. Zezéu descanse em paz, nos nossos dois mandatos, nos governos de 2005 a 2008, e de 2008 a 2012, você foi o grande companheiro, o grande amigo, o grande político e o homem que encantou Itiúba.

Que Deus o receba, descanse em paz, Itiúba lhe abraça, lhe agradece e aplaude a sua entrada para a vida eterna, onde não há dor nem sofrimento, nem espaço, nem territorialidade, nem nada que possa limitar a sua felicidade.

Itiúba 26 de Fevereiro de 2015.


BAHIA Corpo de Zezéu será velado na Assembleia Legislativa

Foto: Divulgação/Arquivo
Assembleia foi oferecida pelo presidente Marcelo Nilo
Em respeito à memória do ex-deputado e ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) Zezéu Ribeiro, o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo (PDT), decretou luto oficial de três dias na Casa e suspendeu a sessão de amanhã, oferecendo o plenário para que se promova o velório do petista, o que foi aceito pela família. Ainda não há informação sobre o horário do sepultamento de Zezéu, que faleceu hoje no Hospital Sírio Libanês, onde estava internado se preparando para receber transplantes de rins e fígado.

BAHIA Governador decreta luto de três dias pela morte de Zezéu Ribeiro

Foto: Divulgação
Governador Rui Costa
O governador Rui Costa decretou luto oficial de três dias no estado pela morte, nesta quarta-feira (25), do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) Zezéu Ribeiro, aos 65 anos. Ao ser comunicado sobre o falecimento, ele lembrou a recente visita que fez a Zezéu, em São Paulo, e destacou a atuação dele na defesa de políticas de habitação e na superação das desigualdades regionais no país. Leia a nota de pesar na íntegra abaixo. “Ainda ontem, estive no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, visitando o companheiro Zezéu Ribeiro, que lutava pela vida. Quis o destino que hoje ele viesse a falecer e que aquele encontro fosse nossa despedida. Lembro de quando nos conhecemos, mais jovens e iniciando a luta por uma Bahia mais justa, companheiros de ideais e do Partido dos Trabalhadores. A memória é de um companheiro exemplar, de sorriso fácil e de grande dedicação à causa pública e ao bem comum. Zezéu foi um grande homem, um político de destacada atuação por onde passou, sua partida é uma grande perda para a Bahia e para o Partido dos Trabalhadores. Arquiteto e urbanista, ele foi um dos maiores defensores das políticas de habitação e da superação das desigualdades regionais no país. Fica aqui o agradecimento por tudo que passamos juntos, pelas contribuições que deu ao partido e à Bahia. Em sua memória decretamos três dias de luto oficial”

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015



 NOTA DE PESAR

  O Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores de Itiúba – BA vem a público, lamentar, profundamente, o falecimento do companheiro Zezéu Ribeiro, ocorrido hoje, à tarde, em são Paulo.

José Eduardo Vieira Ribeiro sempre foi militante dos movimentos sociais desde a sua juventude.  Filiando-se ao PT logo na sua fundação e participando da construção política do Partido e da luta pela redemocratização de Brasil. Em vários momentos ajudou a construir o partido sendo candidato a prefeito, governador e senador.

Foi Vereador pelo Município de Salvador, deputado federal, por três mandatos, sendo um grande defensor da reforma urbana, do direito a moradia digna e da democratização dos recursos da cultura. Como coordenador da Bancada do Nordeste, defendeu também a agricultura familiar, a reforma agrária e mais recursos para grandes obras de infraestrutura hídrica para o Nordeste.

Agradecemos os relevantes serviços prestados por este grande político e antes de tudo grande ser humano, que foi Zezéu Ribeiro, à Bahia e particularmente ao município de Itiúba, quando o representou nas legislaturas de 2003 a 2012.

À família as nossas condolências.
Que Deus os abençoe.
DIRETÓRIO MUNICIPAL DO PT DE ITIÚBA -BA 



Morre Zézeu Ribeiro, ex-deputado federal e conselheiro do TCE

Morre Zézeu Ribeiro, ex-deputado federal e conselheiro do TCE
O conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Zézeu Ribeiro, faleceu na tarde desta quarta-feira (25). Segundo informações obtidas pelo Bahia Notícias, Zézeu estava internado em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, com um quadro de hemorragia digestiva. Na Câmara dos Deputados, nesta quarta, os parlamentares fizeram um minuto de silêncio pela morte do conselheiro. Nesta quarta-feira (24), o governador Rui Costa visitou o ex-companheiro de partido. Filiado ao PT desde 1982, presidiu o partido na Bahia (1995-1999) e integrou o Diretório Nacional (2001-2003), além de ter sido presidente do Sindicato dos Arquitetos da Bahia. Em Salvador, exerceu o mandato de vereador em três legislaturas, alcançando amplo reconhecimento que o levou a se eleger deputado federal em 2002. Ribeiro foi também o primeiro candidato do PT na Bahia ao governo do Estado. Assumiu, em 2011 o comando da pasta de Planejamento.

Fonte: Bahia Notícias

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015



Itiúba: Conheça a Origem do Novo Secretario  de Educação Crispim Ribeiro e Movimento CETA

A caminhada do CETA tem início em1994. Àquela época , devido ao grande número de conflitos fundiários em nosso estado e em razão das dificuldades encontradas pelos trabalhadores no acesso à terra, foi convocado um Seminário com os trabalhadores rurais de diversas áreas de assentamento e acampamento para discutir sobre a organização destas lutas. Esta foi a semente que, após vários encontros de trabalhadores e mobilizações regionais e estaduais, formou o CETA, que de início tomou a forma de Coordenação Estadual dos Trabalhadores Acampados e Assentados, origem de sua sigla. 

Nesta regional de Bomfim nomes importantes como ; Padre Luiz Toneto, Rogerio Guilhermino, Irmã Cecilia, Nelson Bispo e muitos ouros foram responsáveis pela luta da terra.

Prefeito BANGA é assentado em dos PAs, coordenados pelo CETA e agora dois nomes passam a fazer parte de seu governo; Crispim Ribeiro que já vinha na agricultura e que agora vai para a pasta da Educação e Joaquim que fica na Agricultura. Crispim é um dos fundadores da Escola Família  Auricula de Itiúba e também foi aluno da EFAS  de Monte Santo.

Com está atitude o prefeito BANGA politicamente fica, mas forte junto as bases rurais.
O Movimento dos Trabalhadores (as) Assentados(as) e Acampados(as) - CETA, luta pela terra e por uma Reforma Agrária justa, capaz de dar condições de sustentabilidade, comercialização, lazer, formação e emancipação aos trabalhadores e trabalhadoras rurais, tendo como princípios o respeito à democracia, ao meio ambiente e relações equitativas de gênero, raciais e de geração. 

 
 Conhece as principais regionais desta organização; Lapa, com sede em Bom Jesus da Lapa; Médio São Francisco, com sub-sedes em Ibotirama e Xique-Xique; no Sertão, com sub-regionais em Senhor do Bonfim e Jacobina; na Chapada tendo Itaberaba como sede; no Sul, com Ibirapitanga e Santa Luzia como sub-regionais; no Recôncavo Baiano com sede em Salvador e no Sudoeste com Sede em Encruzilhada.