terça-feira, 10 de novembro de 2015

POLICIAL: PF INVESTIGA FRAUDES DE R$ 20 MILHÕES NA PREFEITURA DE CANSANÇÃO

Foto: Whatsapp

Juazeiro/Ba – A Polícia Federal, com o apoio da Controladoria Geral da União – CGU, deflagrou nesta manhã (10/11) a Operação “Making Of”, para combater os desvios de recursos públicos e lavagem de dinheiro, no município de Cansanção/BA. Estima-se que estas empresas receberam mais de 20 milhões dos cofres da Prefeitura Municipal de Cansanção.

Participaram da operação 80 policiais federais e 13 servidores da Controladoria-Geral da União, que deram cumprimento a 20 mandados de busca e apreensão, sendo 02 em Feira de Santana/BA, 01 em Senhor do Bonfim/BA, 01 em Monte Santo/BA e 17 em Cansanção/BA, incluindo a Prefeitura Municipal.

A fraude investigada consistia em direcionar as licitações para as empresas controladas ou pertencentes ao prefeito municipal, em nome de “laranjas”, mediante restrição ao caráter competitivo de certame licitatórios, visando, com as contratações irregulares, o superfaturamento de preços, pagamento por serviços não realizados ou por produtos não fornecidos.

As irregularidades envolviam empresas ligadas a locação de veículos, fornecimento de combustíveis e lubrificantes, material didático, artigos de papelaria, material de informática, provimento de acesso a internet, locação de máquinas pesadas e caminhões, terraplanagem e obras de construção civil, todas as firmas com sede no município de Cansanção/BA.

O nome da operação, Making Of, traduz-se no registro do processo de produção de um objeto cultural qualquer, filme, disco, show, ensaio fotográfico. Na televisão e no cinema é um documentário de bastidores, uma alusão ao que ocorre no município investigado, onde uma determinada pessoa (“laranja”) aparece como proprietário de uma empresa contratada, mas, "nos bastidores" quem controla é o prefeito municipal e sua família. O Município de Cansanção figura entre aqueles que têm os piores indicadores sócias da Bahia, e o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) é 0,557, classificado como município de baixo desenvolvimento humano.

Comunicação Social da Polícia Federal em Juazeiro/BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário