quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Pneus Aqui é Lixo ou Pneus Aqui é Luxo?




    Vou ficar pinel se tentar explicar a muitos o que é lixo e ao mesmo tempo é luxo. Mas para não estender-me em delongas, vou matar a cobra e mostra o pau, ou melhor, mostrar os pneus.

    Como fica fácil entender o que é certo e o que e erado, o que traz malefícios e o que traz benefícios. Hoje pela manhã enquanto acompanhava o belo trabalho dos agentes de endemias pelo bairro da Piaba, no combate ao mosquito da dengue, vi esta jovem com pneus velhos, o grande vilão da campanha contra o mosquito da dengue por ser um ótimo criadouro de larvas.

    Veja agora o mesmo pneu que sai da cena de vilão lixo, para a cena de embelezamento de uma escola no pátio de chegada, dando vida ao belo e florido jardim. Ao lado, as crianças da Escola Almiro José da Silva, no Bairro Santa Helena certamente não vão ter medo de pneus, pois aqueles pneus lá servem de amigos da escola.

    Um colorido, uma rosa, um jardim e muitas interrogações. Por que os humanos não tem a tendência de copiar o bem? Do bairro da Piaba para o Bairro Santa Helena parece que a distância é quilométrica, mas não é o tão distante assim, o fato é a falta de consciência de muita gente que faz da rua uma sujeira, um lixo, e um monte de entulho, que às vezes conta com a cooperação da irresponsabilidade dos funcionários da limpeza pública, que deixam as montanhas de lixo acumuladas em cada esquina. Mas na escola vi o futuro. Digo, vi pneus contracenando com rosas, professores, estudantes e futuros cidadãos de um novo planeta.
    Lamentavelmente, do outro ponto, vi pneus sendo vilões e culpados de serem criadouros de dengue. Tudo por conta de homens e mulheres que fazem dos pneus as sua vítimas da ignorância e da má convivência com o meio ambiente sustentável e ecologicamente correto.

    Viva os pneus, coitados, sem vida! Viva as flores novas dos jardins da escola! E viva a semente de gente, os nossos estudantes e a nossas professoras, verdadeiras fabricantes de gente de um futuro que o planeta clama. Que morram e virem lama os que amam a lama e virem lixo no meio dos pneus sujos e culpados.

Por Juju Mangabeira



Nenhum comentário:

Postar um comentário