terça-feira, 17 de novembro de 2015

BAHIA: MINISTÉRIO PÚBLICO SUSPENDE CONCURSO DO IF BAIANO


Uma Ação Civil Pública demandada pelo MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL DA SEXTA VARA FEDERAL determinou a suspensão dos editais 64 e 65/2015 do Concurso do IF Baiano. O certame organizado pela Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência à Escola de Medicina e Cirurgia e ao Hospital Universitário Gaffrée e Guinle – FUNRIO encontra-se suspenso até segunda ordem.

A suspensão aconteceu 12 dias após a operação Reprovados da Polícia Federal, que desarticulou um grupo criminoso especializado em fraudes em concursos públicos na cidade de Brumado, a cerca de 130 km de Vitória da Conquista.

A operação foi realizada em conjunto com o Ministério Público Federal da Bahia. Foram cumpridos cinco mandados de condução coercitiva e cinco de busca e apreensão.

Segundo a Polícia Federal, após indícios de que os investigados fraudaram aprovações junto à UFRB (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia) e junto ao IFBA (Instituto Federal da Bahia), em concursos organizados pela Funrio (Fundação de Apoio à Pesquisa, Ensino e Assistência à Escola de Medicina e Cirurgia) e ao Hospital Universitário Gaffrée e Guinle.

A polícia informou que a fraude era feita mediante alteração dos dados cadastrais dos investigados, com acréscimo de sílaba idêntica no início dos seus prenomes, o que possibilitou que realizassem as provas todos na mesma sala e obtivessem o mesmo número de acertos, alcançando, inclusive, aprovação em concurso público do IFBA.

Os suspeitos responderão pelos crimes de fraude em provas de interesse público, falsidade ideológica e de constituição e participação em organização criminosa.

Em seu site, a Funrio notifica os interessados:
A Fundação de Apoio à Pesquisa, Ensino e Assistência à Escola de Medicina e Cirurgia e ao Hospital Universitário Gaffrée e Guinle – FUNRIO, em atenção à Ação Civil Pública demandada pelo MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL DA SEXTA VARA FEDERAL, comunica que o Concurso Público destinado ao provimento de vagas para os cargos de Técnico-administrativos em Educação e Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, regidos pelos Editais nº 64/2015 e nº 65/2015, de 17 de setembro de 2015, respectivamente, e suas retificações, encontra-se temporariamente suspenso.

Novas informações e orientações serão divulgadas no endereço eletrônico www.funrio.org.br assim que o Ministério Público Federal informar quais medidas deverão ser seguidas para prosseguimento do certame.


FUNRIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário