domingo, 15 de novembro de 2015

Bahia – Conferência do PCdoB serviu como ‘pré aquecimento’ para campanha eleitoral

Com o Tema: “Coragem para Lutar em Defesa da Democracia” começou no sábado (14) e terminou neste domingo (15) no Hotel Fiesta, em Salvador a Conferência Estadual do Partido Comunista do Brasil – PCdoB.  Segundo a Comissão de Organização, o evento contou com a participação de quase 350 delegados de 125 municípios do estado, além dos […]


conferencia do pcdob-8
Com o Tema: “Coragem para Lutar em Defesa da Democracia” começou no sábado (14) e terminou neste domingo (15) no Hotel Fiesta, em Salvador a Conferência Estadual do Partido Comunista do Brasil – PCdoB.  Segundo a Comissão de Organização, o evento contou com a participação de quase 350 delegados de 125 municípios do estado, além dos  dirigentes estaduais, dos parlamentares e centenas de convidados.
RESUMO DA CONFERÊNCIA
conferencia do pcdob-7
A Conferência foi aberta no sábado e contou com a presença praticamente de todas lideranças do PCdoB estadual, a exemplo do deputado federal e presidente do partido Daniel Almeida, deputada federal Alice Portugal, deputado federal Davidson Magalhães, deputados estaduais Raimundo Nonato (Bobô) e Fabrício Falcão, prefeitos, vices, vereadores e presidentes municipais. Representando o partido na esfera nacional o vice-presidente Walter Sorrentino.
conferencia do pcdob-3
O evento também foi prestigiado por lideranças de outros partidos, a exemplo do governador Rui Costa (PT),ministro da Casa Civil Jaques Wagner (PT), senadora Lídice da Mata (PSB), presidente estadual do PR, João Carlos Bacelar, deputada estadual Ivana Bastos (PSD) e do vereador de Salvador Waldir Pires (PT).
O Calila Noticias acompanhou o ato de abertura e registrou os “Camaradas” num verdadeiro pré aquecimento para a campanha eleitoral onde deixou claro que o partido irá para o embate na disputa de centenas de prefeituras e câmaras municipais em todo estado, inclusive Salvador, pois foi lançada a pré-candidatura de Alice Portugal.No
interior destaque para Itabuna com a pré-candidatura do deputado federal Davidson Magalhães.

conferencia do pcdob- des
O presidente estadual Daniel Almeida abriu o ato declarou que tudo aquilo era resultado de todas as conferências municipais realizadas nos diretórios municipais, e desta tirou delegados para a Conferência Nacional. Segundo Daniel Almeida, o partido nos seus 93 anos de história conta atualmente com 9 mil filiados na Bahia e começa
a preparação para o pleito eleitoral 2016 quando pretende lançar pelo menos 100 candidatos a prefeitos, vice, outras centenas a vereadores.

Daniel Almeida reconheceu a dedicação e esforço de Wagner nos congressos dos últimos doze anos.
Daniel Almeida reconheceu a dedicação e esforço de Wagner nos congressos dos últimos doze anos.
Ao CN Daniel disse que o encontro desse nível serve para ‘os camaradas’ se organizarem para disputa das eleições municipais, que é momento para discutir problemas e ideais, pois segundo ele, o resultado das eleições de 2016 fortalece o pleito de 2018 e o projeto de transformação de vidas. ” O que está existindo em Salvador é um
carlismo vestido de novo, mas que não passa do velho projeto”, declarou Daniel.

Almeida destacou ainda a presença de Jaques Wagner que segundo ele, nos últimos 12 anos jamais ficou sem participar do evento do Partido. “A presença de Wagner nas conferências estaduais demonstra o apoio e parceria existente entre nós. Ele é figura certa há pelo menos uns 12 anos, motivo que muito nos orgulha.Mesmo com todas as
dificuldades, Daniel reafirma a necessidade em envolver a sociedade cada vez mais no processo político do país. “Estamos às vésperas de uma eleição municipal, vamos impregnar a Bahia com o vermelho do 65 e dos partidos aliados à construção e afinação desse projeto”,finalizou.

conferencia do pcdob-5
Jaques Wagner foi o último a discursar na primeira parte da conferência e iniciou contado a história de sua vida pública que teve inicio no PCdoB, pois foi sua primeira filiação, muito antes de ajudar a fundar o Partido dos Trabalhadores e mantém a simpatia pelo partido. Segundo Wagner, o PCdoB tem um diferencial importante,
a unidade na diversidade: unidade na ação e diversidade de opiniões.

Wagner teve sua primeira filiação no PCdoB e mantém a simpatia pelo partido.
Wagner teve sua primeira filiação no PCdoB e mantém a simpatia pelo partido.
Sobre a eleição para a prefeitura de Salvador, ele declarou seu desejo em ver mulheres na disputa. “Acho que o PCdoB tem tamanho e história para colocar seus quadros para dirigir cidades importantes como Salvador e Vitória da Conquista, como já tem em Juazeiro. Acho que as forças têm de se liberar para se apresentarem à população. Só não podemos perder é nossa unidade no segundo turno.” Alertou.
Dentro do seu discurso Wagner falou também da crise econômica que o pais enfrenta, ele afirmou que é verdadeira todos precisam estar cientes disso mais que pode ser superada, admitiu erros cometidos pelo partido, a exemplo da reforma política que deveria ter sido feita, mas não esqueceu de enfatizar os acertos ao longo dos  governos Lula e Dilma. Falou da triste situação vivida nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo que pelo caos no abastecimento de água com o rompimento  das barragens da SAMARCO, tendo contaminado o Rio Doce um dos principais rios que abastece o sudeste.Lamentou também os ataques terroristas na França.
Alice Portugal já é pré-candidata a prefeitura da capital
Alice Portugal já é pré-candidata a prefeitura da capital
Alice Portugal demonstrou disposição em seu discurso e declarou estar motivada pela missão recebida do partido. Segundo ela, o PCdoB é um partido de força, que tem estado em todas as lutas do povo brasileiro. O público presente vibrou quando no discurso da senadora Lídice da Mata, ela disse que ainda não sabe se o seu partido irá  lançar candidatura a prefeitura, se lançar ela irá para o embate, me sentirei honrada em participar dessa disputa com uma mulher como Alice, que é referência para  todas as baianas, e se não for, posso sim votar em Alice Portugal”, declarou Lídice.
conferencia do pcdob-10

Rui Costa em um longo discurso, discorreu sobre a conjuntura política do estado, destacando as possibilidades para a esquerda nas eleições de 2016. Ele afirmou que enxerga boas chances de êxito, principalmente na disputa da capital baiana, e garantiu que trabalhará forte na eleição das chapas populares que tiverem como  característica a unidade. “Tenho andado muito na cidade e tenho notado que temos plenas condições de ganhar a Prefeitura de Salvador em 2016. Esse debate nós podemos fazer pra ganhar a eleição em Salvador e nas principais cidades”, disse.
Ao falar da pré-candidatura a prefeita da deputada Alice Portugal, do PCdoB, o governador causou alvoroço no plenário porque fez coro com a militância comunista, afirmando que “Alice será a nova prefeita de Salvador”. Rui, que é do PT, acrescentou que esse é o momento de o PCdoB crescer e que em 2016 será preciso “deixar vaidades de lado e andar junto”.
Cláudio Bastos disse que o encontro marcou a grandeza do partido na Bahia.
Cláudio Bastos disse que o encontro marcou a grandeza do partido na Bahia.
Quem esteve presente no evento e saiu satisfeito foi o presidente da Federação da Agricultura do Estado da Bahia – FETAG, Cláudio Bastos, cuja maior parte da Diretoria são lideres sindicais do interior na área da agricultura, são filiados ao PCdoB.
Segundo Cláudio foi uma conferencia vitoriosa, pois mobilizou mais de 250 municípios da Bahia, numa demonstração que o PCdoB cresce e fortalece a cada dia no estado, com um projeto político ousado para 2016 com a possibilidade de lançar 100 candidatos a prefeito, “nós estamos firmes nesse proposito de consolidar o partido cada vez mais forte, mais atuante e capaz de contribuir com a continuidade das mudanças iniciadas pelo nosso presidente Lula, seguido pela presidenta Dilma, aqui na Bahia com Wagner e agora com Rui Costa, buscando cada dia mais, aumentar as nossas conquistas, consolidar os nossos direitos, no sentido de melhorar a qualidade de vida do nosso povo.
Redação CN e Site do PCdoB * fotos: Raimundo Mascarenhas

Nenhum comentário:

Postar um comentário