sexta-feira, 3 de julho de 2015

O gestor garante que não teme o confronto, e sim condições financeiras para disputa, não pretendendo usar a máquina publica para buscar a reeleição,

O prefeito do Município de Queimadas, Tarcísio Pedreira (PR), reuniu aproximadamente 100 lideranças políticas na noite de quarta-feira, 1º, em um espaço privado no centro da cidade para anunciar que não irá concorrer à reeleição no próximo ano.

tarcisio anuncia desistência da reeleição -9- foto- raimundo mascarenhas
A notícia pegou muita gente de surpresa, pois a decisão, para muitos correligionários é sem motivos, já que na opinião de muitos deles, não existe desgaste aparente a tal ponto, quando faltam 1 ano e seis meses para conclusão do mandato.

tarcisio anuncia desistência da reeleição - 1- foto- raimundo mascarenhas

O prefeito que tem apenas 37 anos de idade, ingressou na vida pública quando se elegeu vereador aos 21 anos, se reelegeu como o mais votado na história, foi convocado para fazer parte da chapa na condição de vice de Serginho e em seguida candidato a prefeito, se elegendo em 2012 com 6.615 votos – 47,43%, disse ao público presente que não tem condições financeiras para encarar uma campanha e não pretende tirar dinheiro do erário público para esse fim.

Por alguns momentos do discurso chegou a se emocionar.
Por alguns momentos do discurso chegou a se emocionar.
“Foi uma decisão antes de mais nada, pensada, bastante analisada desde o início da nossa gestão, eu vinha analisando as dificuldades e percebendo o histórico que o nosso município tinha, tipo atraso de salários, fornecedor que não despachava, funcionários que não recebiam o décimo terceiro salário, e depois da nossa gestão conseguimos regularizar tudo isso e depois de mais de 15 anos, com os outros gestores apresentando rejeição de contas nos tribunais, nós também  encerramos esse triste ciclo quando tivemos nossas contas aprovadas, só que a dificuldade de administrar é muito grande, até pela crise que a União e o Estado enfrentam sem poderem ajudar os municípios em absolutamente nada, eu resolvi não sair candidato a reeleição porque tenho certeza se saísse candidato  iria usar a máquina pública, porque como sou um político que não me beneficiei do poder, pois acho ilegal, tenho minha vida humilde e tranquila sem enriquecimento nenhum, sem fazenda, sem dinheiro, sem status. Portanto eu acho que para o momento que o pais vive, município do porte de Queimadas ter um prefeito em busca de reeleição é decretar a volta de anos atrás de históricos negativos” avaliou o prefeito.
Eleitores fiéis aceitaram a ideia com certa tristeza.
Eleitores fiéis aceitaram a ideia com certa tristeza.
Tarcísio falou que sua decisão não tem volta, garantiu que o ritmo de trabalho continuará sendo da mesma forma, pois precisa honrar a confiança daqueles que lhe elegeram e pediu para o grupo permanecer unido e quem estiver melhor aceito nas pesquisas ele apoiará, mas também já deixou claro que não haverá apoio com investimentos e uso da máquina pública. ‘Tenho consciência que muitos vão está dizendo que a desistência de concorrer a reeleição é por não ter chances, quanto a isso não me abala, eleição se ganha ou se perde, tenho procurado honrar os compromissos, mas infelizmente nem sempre temos nossos esforços compensados, mas deixarei a Prefeitura organizada como não encontrei.


OBS: foi dito final do mandato 31 de dezembro de 2015, mas o correto é 2016.

Opinião dos lideres
O CN acompanhou o encontro entre o prefeito e as lideranças e ouviu a opinião de algumas lideranças.
Lícia garante que para o Distrito de Riacho da Onça é um grande gestor
Lícia garante que para o Distrito de Riacho da Onça é um grande gestor
A vereadora da base governista Licia de Litinho disse que a notícia não foi boa, pois segundo ela, um jovem com 37 anos, faltando um ano e meio para findar o governo anunciar que não sairá candidato a reeleição é muito difícil. “Por outro lado achei uma decisão de muita humildade, ele é muito sério, pensa no bem estar das pessoas, e se ele entende que não tem mais condições de continuar , então ele tem que procurar uma pessoa com boas intenções para continuar o desenvolvimento do município,” disse a vereadora.

Pininho pode ser um dos nomes na sucessão, mas garante que no momento não pretende.
Pininho pode ser um dos nomes na sucessão, mas garante que no momento não pretende.
O vice prefeito Agripino Ramiro dos Santos (PMDB) conhecido por Pininho também lamentou a decisão de Tarcísio, principalmente pela idade, segundo ele tendo muito o que oferecer ainda, “mas por outro lado eu parabenizo ele principalmente quando diz abrir mão da reeleição para não fazer uso do dinheiro público, pois os recursos são poucos, temos um desgaste muito grande, talvez o maior em fama de desvio da verba pública e Tarcisio não tem esse perfil”, afirmou o vice.
Questionado se ele poderá ser um candidato do grupo, ele disse que no momento não, entretanto não descartou o futuro. Mas cogita se manter no grupo firme e tentar buscar um nome forte para dar sequência a um trabalho transparente e honesto.

Para Renatinho uma atitude coerente, mas pouco comum para quem está com a ficha limpa.
Para Renatinho uma atitude coerente, mas pouco comum para quem está com a ficha limpa.
O presidente da Câmara Renato Verjão, Renatinho do Será como é conhecido, disse que é pouco comum um prefeito tipo Tarcisio com um administração equilibrada anunciar faltando um ano e meio para encerrar o mandato que não será candidato,  quando ele reúne todas condições para isto, com contas aprovadas, trabalho prestado, ficha limpa, “mas ele é um jovem que se posiciona contra reeleição por entender que não maioria das vezes tem contribuído para afundar o município, e ele prefere recuar. Não posso deixar de admitir que foi uma decisão sabia dele, eu acredito que o grupo tem candidato forte para continuar esse belo trabalho” pontuou Renatinho.
Questionado se ele não pode ser um dos nomes, Renatinho disse não, pretende buscar a reeleição novamente para a Câmara, enquanto isso se prepara um pouco mais, quem sabe no futuro ele possa pensar no cargo mais alto.

Mário Regis lamentou a desistência de Tarcísio até pela sua juventude, pois tem muito a fazer ainda pelo Município.
Mário Regis lamentou a desistência de Tarcísio até pela sua juventude, pois tem muito a fazer ainda pelo Município.
O vereador Mário Regis disse ter ficado surpreso com a decisão de Tarcisio, porque nunca um prefeito tomou essa decisão, “ o que temos visto por ai são muitos prefeitos ambiciosos, que brigam e querem ser candidato a todo custo, e não é o caso de Tarcisio que pensa no bem de Queimadas, no futuro do Município. Parabéns pra ele, mas é uma decisão que dói por ser um prefeito jovem que desiste quando poderia continuar lutando, mas ele tomou esse decisão que assim seja”, finalizou Mário.

Heyde desponta como um dos nomes, a ser apoiado por Tarcísio, mas precisa ser a melhor nas pesquisas internas do grupo.
Heyde desponta como um dos nomes, a ser apoiado por Tarcísio, mas precisa ser a melhor nas pesquisas internas do grupo.
A ex-prefeita Heyde Caires viu como uma decisão precoce, mas ela disse ao Calila que algumas pessoas no grupo já sabia e comentava a cerca de quatro meses essa decisão, “então ele foi amadurecendo, acho que na realidade depois de ser vereador por dois mandatos seguidos, vice-prefeito e prefeito consecutivamente, entendeu que a vida dele agora deve tomar outro rumo. Achei muito sabia e muito honrosa, quando coloca a preocupação em não sair candidato a reeleição sobretudo para não usar a máquina em beneficio próprio.” Elogiou ex-prefeita.

Heyde administrou Queimadas entre 2001 e 2004 disse a Tarcísio que ele é um herói, pois ela na ocasião  não desejava se candidatar a reeleição, mas não encontrou ninguém para assumir e teve que encarar. Ela aparece como um dos nomes futuros.

Secretário Leomir disse que quer ser a última opção do grupo, mas está firme.
Secretário Leomir disse que quer ser a última opção do grupo, mas está firme.
Leomir secretario de Educação é outro que deve ser avaliado dentro do grupo no futuro, ele disse que só entra depois que passar por todos nomes possíveis, pediu para ser o último dos últimos a ser convocado.
Leo disse que Tarcisio tem um índice de rejeição baixa, é uma pessoa que tem carisma e quem possui essa característica não tem rejeição e é visível o trabalho de Tarcísio pelo Município. “Chegando em Santaluz, Cansanção, pode dizer que a infraestrutura desses municípios são melhores que Queimadas, tem mais calçamento, ruas asfaltadas, mas olhem o comercio dessas cidades e olhem o nosso nos últimos anos, bem maior e mais movimentado, e isso é fruto do que  todo mês se joga na praça dois milhões de reais, dois milhões e meio, e isso é governar, coisa que você Tarcisio faz com muita serenidade e tranquilidade” finalizou.

Dolores disse que vinha tendo diálogo constante sobre a decisão."Está cada vez mais difícil governar".
Dolores disse que vinha tendo diálogo constante sobre a decisão.”Está cada vez mais difícil governar”.
A população de Queimadas sabe da cumplicidade entre o prefeito Tarcisio e sua família, de maneira especial o respeito pela sua mãe Dolores, mulher atuante, conselheira, disse estar de coração partido pela decisão tomada pelo filho, “ é uma decisão que foi muito discutida, mas ele não vai sair da política nem abandonar os amigos, vamos pra luta no mesmo jeito para ele fazer o sucessor com fé em Jesus.” disse Dolores.








Fonte: CN * fotos: Raimundo Mascarenhas

Nenhum comentário:

Postar um comentário