quinta-feira, 21 de maio de 2015

     Grito da Terra Bahia vai movimentar o Centro Administrativo da Bahia, em Salvador nesta quinta

Evento acontece simultâneo ao Grito da Terra Brasil, em Brasília.

grito da terra bahia - foto-raimundo mascarenhas
Por um Brasil sustentável, sem fome e sem pobreza. Estes são lemas do Grito da Terra Bahia 2015, que acontecerá nesta quinta-feira,21, em Salvador. Organizado pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura no estado da Bahia (Fetag-BA), uma entidade com 51 anos de luta e história na defesa do homem e da mulher do campo, o evento deverá reunir cerca de 5 mil trabalhadores rurais e agricultores familiares de todo estado.
Foto arquivo Raimundo Mascarennhas
Foto arquivo Raimundo Mascarennhas
De acordo com o presidente da FETAG-BA Cláudio Bastos, o Grito da Terra acontece como uma estratégia de ação do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), sob a coordenação da FETAG-BA. “O objetivo da mobilização é reivindicar políticas públicas e avanços para o fortalecimento da agricultura familiar, assalariados rurais, aposentados e assentados da reforma agrária. Ao longo a Federação luta e acumula vitórias com muitas bandeiras de luta, agora se mobiliza para cobrar a execução dessas políticas para consolidar definitivamente as atuais e novas conquistas”, explica Bastos.
Momento que o boneco da burocracia é queimado
Momento que o boneco da burocracia é queimado
No Grito da Terra Bahia os trabalhadores rurais vão às ruas para reivindicar ao Governo do Estado acesso à terra como o início do processo produtivo, crédito, assistência técnica pública gratuita, continuada e de qualidade, saúde, educação e segurança no campo, habitação rural, regularização fundiária, titulação das terras, dentre outras demandas. “Juntamente com demais delegacias sindicais, com nossas bandeiras e faixas, exigiremos o avanço do desenvolvimento da agricultura familiar na Bahia e no País, a aceleração do seu crescimento na produção de alimentos, e, sobretudo, respeito aos homens e mulheres com a implantação de políticas sociais que garantam o bem estar no campo, mais investimentos com políticas públicas e na Reforma Agrária assim como alternativas para o enfrentamento da seca exigindo veementemente dos governos ações estratégicas e definitivas com ampliação de tecnologias e práticas agrícolas de convivência, uma reforma hídrica democrática que garanta ao homem do semiárido acesso a água para consumo humano e inclusões sócios produtivas consolidando a agricultura familiar”, declarou o presidente.
A Fetag-BA espera que de forma coletiva, governo, entidades não governamentais e os povos do semiárido possam construir um plano de convivência com a seca que tenha sustentabilidade ambiental, hídrica, social, econômica e cultural.
Grito da Terra Brasil acontece em Brasília
Enquanto as FETAG’s se mobilizam nos estados, a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG) realiza o Grito da Terra Brasil em Brasilia, desde o dia 18.
Alguns Atos do GTB 2015 já estão acontecendo, a exemplo da paralização de Belo Monte no Pará, ocupação do INCRA em Rondônia e Paraná, manifestações no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. Outras 15 Federações já confirmam mobilização do GTB 2015 para os dias 20 e 21 de maio: Distrito Federal, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe, Piauí, Alagoas, Bahia, Ceará, Tocantins, Rondônia e Acre.
Ao todo já foram realizadas Audiências com 10 Ministérios, 5 Secretarias de Estado. Já está marcada ainda pra esta quinta-feira (20), às 8h no Plenário 2 do anexo II da Câmara dos Deputados Federais o Lançamento da Frente Parlamentar Mista da Agricultura Familiar e às 16h audiência com o Ministério de Relações Internacionais. Na sexta-feira (22) está confirmada Sessão Solene no Senado em reconhecimento aos 21 anos de realização do Grito da Terra Brasil. Ação estratégica do MSTTR responsável direta por 80% das conquistas para a Agricultura Familiar brasileira.
Em 2015 o Grito da Terra Brasil Traz como tema principal “Desenvolvimento Rural Sustentável com garantia de Direitos e Soberania Alimentar”. Este ano o Grito da Terra Brasil acontece de 18 a 22 de maio, assim como no ano anterior, acontecerá de forma conjunta em todo Brasil, unindo em um só grito cerca de 80 mil trabalhadores e trabalhadoras rurais dos municípios, estados e em Brasília-DF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário