sexta-feira, 17 de abril de 2015



Deputada Fátima Nunes se junta à luta dos movimentos sociais.


Nesta terça-feira (14), cerca de 1500 trabalhadores rurais, acampados desde a última segunda-feira dia 13, na sede do INCRA, em Salvador, seguiram para a governadoria, na expectativa de entregarem a pauta de reivindicações ao governador Rui Costa. Esta ação na Bahia integra a Jornada de Luta 2015 e acontece junto com a ocupação da prefeitura de Nova Soure, no nordeste do Estado, com cerca de 600 trabalhadores rurais; e a Mobilização Nacional em Brasília, com diversos Movimentos de todo o Brasil.

O movimento, de acordo com os organizadores, tem pautas diversas. Dentre elas, desapropriação de área, entrega de casas populares, educação, segurança e reforma agrária e política.

Participam das mobilizações o Movimento dos Acampados, Assentados e Quilombolas da Bahia (CETA); Movimento dos Trabalhadores Desempregados (MTD); Pastoral Rural; Articulação Estadual de Fundos e Fechos de Pasto; Povos Indígenas. Movimento pelo Teto e Terra (MPTT); Frente dos Trabalhadores Livres (FTL); Movimento dos Trabalhadores Independentes (MTI); Movimento de Resistência Camponesa (MRC); Via do Trabalho (VT); Verde, Socialismo e Trabalho (VST); Teia Agroecológica dos Povos da Cabruca e Mata Atlântica.

A deputada Estadual Fátima Nunes esteve pessoalmente em contato com os manifestantes e ouviu deles clamores por direitos que dignificam a cidadania e dão sentido à vida. ¨Transportei-me para as minhas origens e comunguei com eles. Vi-me empunhando as mesmas bandeiras de outrora. Compreender os anseios desses companheiros e companheiras só é possível a quem vivenciou esse drama ou se digna colocar-se na pele deles¨. Externou a parlamentar.

Já na tarde desta última quarta-feira dia 15, os manifestantes subiram a rampa da Assembleia Legislativa da Bahia, em virtude de que não foram atendidos pelo Governador Rui Costa.

Prontamente a Deputada Fátima Nunes intermediou uma reunião entre as lideranças dos movimentos presentes e o Presidente da Assembleia, Marcelo Nilo, a fim de que, Marcelo Nilo, conversasse com o Governador Rui Costa, para que haja um dialogo entre o Governo e os movimentos de classes.

Após a reunião com o Presidente da Assembleia Legislativa, Deputados Estaduais e representantes dos movimentos, a parlamentar se juntou aos manifestantes, marchando até o INCRA na busca de resolver as suas reivindicações, sendo uma delas a agilidade na Reforma Agrária. 

Já na última quinta-feira dia 16, depois de quatro horas de reunião, onde foi debatida uma pauta muito importante e bem extensa, na busca de ações transformadoras da vida do homem e da mulher que vivem no campo, no sertão e no sul, deste grande Estado, os cinco secretários, que estiveram presentes, dentre eles, o Secretário de Relações Institucionais, Josias Gomes, e o Secretário de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Geraldo Reis, bateram o martelo e ficou decidido que, o governador Rui Costa, receberá os movimentos de classes, no dia oito de maio.






Nenhum comentário:

Postar um comentário