segunda-feira, 23 de março de 2015

Queimadas – Prefeitura promove grande festa de Vaqueiro para comemorar os 200 anos do Povoamento da Vila Bela de Santo Antônio

As atividades começou pela manhã e só terminou quase meia noite depois da apresentação de Fabinho e Leu e Wesley e Igor.

Festa de Vaqueiros de Queimadas - foto- Raimundo Mascarenhas (14)
O Município de Queimadas no Território de Sisal comemorou no último domingo, 22, 200 anos do Povoamento da Vila Bela de Santo Antônio das Queimadas, 1815-2015, e para marcar essa grande data a Prefeitura realizou durante todo dia, uma grande Festa de Vaqueiro para homenagear São José, padroeiro dos agricultores e o inicio das comemorações pelo bi-centenário de Povoamento da Vila Bela, que mais tarde passaria a ser o Município de Santo Antônio das Queimadas.
segundo os organizadores cerca de oitocentos animais desfiliaram na festa.
Segundo os organizadores cerca de oitocentos animais desfiliaram na festa. Momento da passagem pelo Alto da Jacobina
A primeira atividade foi a Cavalgada, que reuniu segundo a organização cerca de 800 cavaleiros e amazonas, que saiu do parque de Exposições por volta das 11h, percorreu todo centro da cidade com destino ao Bairro Alto da Jacobina ao som de aboiadores no mine trio, grandes filas se formaram numa demonstração que depois do futebol, no sertão a festa de cavalo é a mais cobiçada.
Festa de Vaqueiros de Queimadas - foto- Raimundo Mascarenhas (70)
Depois de fazer todo percurso, a cavalgada seguiu para frente da capela de São José onde foi montado um altar do lado de fora para a benção do Frei Ezequiel. O religioso está completando dois meses na Paróquia de Santo Antônio, reuniu a grande multidão e disse que é sempre muito importante nesse tipo de comemoração mostrar a presença de Deus.
Frei Ezequiel está em Queimadas a menos de dois meses, mas conhece sua tradição.
Frei Ezequiel está em Queimadas a menos de dois meses, mas conhece sua tradição.
“É o nosso dever de cristão colocar esse Deus a frente de tudo que realizamos, é fundamental que a gente coloque Deus em primeiro lugar em nossas vidas, para que mostremos que nós obedecemos esse Deus. É gratificante para nós esse momento, o homem hoje está buscando uma maneira que possa estar junto, que é importante para a sociedade de hoje e este exemplo foi visto aqui”, disse o Frei.
O prefeito Tarcísio Pedreira que também esteve montado a cavalo, ao falar em público após a benção do Frei Ezequiel disse que esta festa de vaqueiro era uma tradição que estava perdida no município e que ele como prefeito, juntamente com toda equipe teve o prazer de resgatá-la.
Prefeito garantiu que a cultura esquecida por gestões passadas será resgatada enquanto estiver no poder.
Prefeito garantiu que a cultura esquecida por gestões passadas será resgatada enquanto estiver no poder.
“Hoje já deixo aqui marcado para o ano que vem uma festa ainda maior e mais organizada, os vaqueiros e fazendeiros podem ficarem certos que enquanto eu estiver prefeito do Município, esta festa não irá deixar de acontecer”, garantiu o gestor.
Tarcísio aproveitou para agradecer e compartilhar a alegria com todos os vaqueiros pelo bom momento com a chegada das chuvas, já que foram mais de quatro anos de sofrimento e que do fim do ano passado para cá as chuvas têm caído para a alegria de todos, de modo especial do morador do campo.
O vigário molhando o ramo dentro de um balde deu a benção a cada vaqueiro.
O vigário molhando o ramo dentro de um balde deu a benção a cada vaqueiro.
Após a benção, os cavaleiros e amazonas retornaram para o Parque de Exposições situado às margens da BA 120 saída Queimadas / Santaluz, onde aconteceu na parte da tarde concurso de Marcha batida e picada de muares e cavalos normais, concurso para o vaqueiro mais jovem, o mais velho, o vaqueiro mais bem trajado, escolha de amazonas que recebeu a coroa de rainha da festa.
De acordo com Renata Maria Oliveira Pedreira, irmã do prefeito e umas coordenadoras do evento, a festa começou agora, mas haverá vasta programação durante o trezenário de Santo Antônio de 1º a 13 de junho.
Renata ao lado de José Messias fez questão de registrar uma foto ao lado do Frei.
Renata acompanhada de José Messias fez questão de registrar uma foto ao lado do Frei.
Renata disse que a Prefeitura já está se programando junto a Paróquia para realizarem uma grande manifestação religiosa e cultural para marcar o bi-centenário da história do povo queimadense.
Ainda segundo a irmã do prefeito, esta festa de vaqueiro superou as expectativas, sendo bem maior do que a organização esperou, e que também será mais um resgate para o calendário de festas, assim como já se comemora Santo Antônio, se resgatou São Marçal e a partir de agora São José que também vai ganhar mais dedicação por parte da prefeitura, pois é a festa que reúne vaqueiros as principais figuras do sertão.
Em local estratégico, Pininho fez questão de saudar os participantes da festa.
Em local estratégico, Pininho fez questão de saudar os participantes da festa.
O vice prefeito Pininho que apesar de ter origem rural, não estava montado a cavalo, mas fez questão de ficar bem pertinho da celebração ao lado do gestor de recursos florestal José Messias, conhecido por JM. Pininho disse que festa desse nível só trás alegria e satisfação ao povo queimadense e que o prefeito Tarcísio Pedreira foi muito feliz quando junto a equipe organizadora resolveu resgatar a cultura reunindo centenas de vaqueiros, “foi uma festa muito bonita e com certeza nos próximos anos serão cada vez melhores”, garantiu o vice.
A festa terminou quase meia noite depois da apresentação de Fabinho e Leu e Wesley e Igor.

Redação CN * fotos: Raimundo Mascarenha

Nenhum comentário:

Postar um comentário