quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Santaluz é escolhida para sediar campus da Universidade Federal do Nordeste da Bahia

O anúncio foi feito nesta quarta-feira (21) pela comissão mobilizadora que pleiteia a criação da universidade.

santaluz
Foto Reprodução

Santaluz terá um campus da Universidade Federal do Nordeste da Bahia (UFNB). O anúncio foi feito nesta quarta-feira (21) pela comissão mobilizadora que pleiteia a criação da universidade. Além de Santaluz, Serrinha – que foi escolhida pela comissão para sediar a reitoria – também terá um campus.
Em nota, o núcleo da comissão mobilizadora formado por representantes do Território do Sisal informou que critérios como localização, infraestrutura, densidade demográfica circunvizinha e acessibilidade para outros municípios foram decisivos para a escolha das duas cidades.
sanataluz ufnb
Mobilização Pró UFNB realizada em Santaluz | Foto: Notícias de Santaluz

Desde o ano passado, a mobilização popular pela criação da Universidade Federal do Nordeste da Bahia tem reunido milhares de pessoas dos territórios de identidade Bacia do Jacuípe, Sisal, Semiárido Nordeste II e Agreste Litoral Norte. De acordo com a comissão mobilizadora, cerca de dois milhões de habitantes distribuídos em 74 municípios serão beneficiados com a implantação da nova universidade.

Em Santaluz, no dia 16 de abril do ano passado, foi realizado um debate que contou com a participação de centenas de jovens, que saíram em caminhada pelas ruas e avenidas do centro da cidade em direção ao auditório Lindaura Carneiro de Araújo (Cenos), onde o evento foi realizado.
audiencia
Audiência pública lotou auditório do Cenos em Santaluz | Foto: Notícias de Santaluz

Ao todo, foram realizadas mais de 20 audiências públicas em municípios dos quatro territórios, além de uma audiência e um seminário realizados na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (AL-BA), que contou com a participação de prefeitos, vereadores, estudantes, professores, representantes de movimentos sociais e lideranças estudantis dos territórios envolvidos. O evento teve como objetivo apresentar o projeto e solicitar o apoio de parlamentares e do governo do Estado, para que a proposta de criação da universidade fosse encaminhada ao governo federal.
A próxima etapa, de acordo com a nota divulgada pela comissão mobilizadora, será apresentar e discutir o projeto com reitores e parlamentares do Estado em uma reunião que será realizada no dia 20 de fevereiro, em Serrinha.
Notícias de Santaluz

Nenhum comentário:

Postar um comentário