domingo, 18 de janeiro de 2015





Moção de Aplauso apresentada na AL
A deputada estadual Graça Pimenta (PMDB) parabeniza, neste sábado (17), o município de Itiúba pela passagem do seu aniversário de 80 anos de emancipação político-administrativa. A data foi lembrada na Assembleia Legislativa (AL) através de uma Moção de Aplauso apresentada pela parlamentar, a qual solicitou que o documento chegue ao conhecimento da Câmara Municipal e da Prefeitura Municipal. “Na grandiosa data em que Itiúba comemora o seu aniversário de emancipação político-administrativa, quero aplaudir o município por enfrentar as adversidades com coragem e perseverança na busca do progresso”, declara Graça Pimenta na moção, onde a mesma também relatou um breve histórico do município.
Município que tem Nossa Senhora da Conceição como padroeira, Itiúba tem sua trajetória iniciada por volta do século XVII. Relatos históricos dão conta de que os primeiros desbravadores do território itiubense contribuíram para a formação do povoado de São Gonçalo do Amarante da Serra de Itiúba. No ano de 1868, a localidade foi elevada ao nível de freguesia, subordinada ao município de Vila Nova da Rainha (atual município de Senhor do Bonfim). Em 1884 a subordinação passou a ser ao município de Vila Bela de Santo Antônio das Queimadas (hoje Queimadas).
“Abelha dourada” - Antes, no ano de 1860, outro núcleo habitacional surgiu na fazenda Salgada, que ficava aos pés da serra de Itiúba, e originou a atual cidade de Itiúba. Em seguida, as estruturas administrativa, judiciária e religiosa de São Gonçalo do Amarante da Serra de Itiúba foram transferidas para o novo centro populacional. Na década de 1880 o nome foi simplificado para Itiúba, cujos relatos afirmam ser um termo indígena, uma vez que os índios foram os primeiros habitantes do território itiubense, e que significa “abelha dourada”. Devido ao progresso constante, em 1935 o território itiubense conquistou autonomia. A cultura local é expressa de várias formas, a exemplo dos festejos juninos que tanto movimentam a cidade no período festivo. A agropecuária é integrante da economia do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário