sexta-feira, 16 de janeiro de 2015


 
Há 30 anos, em 15 de janeiro de 1985, o Congresso Nacional elegia Tancredo Neves, primeiro presidente civil do Brasil após 20 anos de regime militar. O fato é considerado um dos mais importantes da história recente do país e influencia o modelo de democracia brasileiro até hoje, na opinião de estudiosos e políticos. "Hoje, estamos vivendo o aniversário de 30 anos do fato político mais importante da história do Brasil", define o senador Pedro Simon (PMDB-RS), que já estava na vida pública, no antigo MDB, partido de Tancredo, quando ocorreu a eleição.
 
Para Simon, foi o fato mais importante, porque foi o primeiro que partiu de um movimento popular (o das Diretas-Já) e obrigou o regime militar a ceder. Segundo o senador gaúcho, em outros eventos históricos importantes, como a Independência, a Proclamação da República e a criação da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), a iniciativa partiu de quem já estava no Poder e não foi motivada por levantes populares. "O movimento com participação do povo, que o povo fez, pelo qual o povo lutou e é obra do povo é o das Diretas-Já. Foi nesse movimento que tudo começou."
O secretário-geral da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, Mozart Viana, já trabalhava na Casa quando Tancredo Neves foi eleito. Ele concorda com Simon quanto à importância do Movimento das Diretas-Já para que um presidente civil fosse o escolhido. "Ali, os militares perceberam que teriam de fazer a transição e que não seria mais possível manter o regime", afirmou. Próximo da aposentadoria, Mozart ainda se lembra do clima nos corredores da Câmara nos dias que antecederam a escolha de Tancredo. "As eleições diretas perderam por poucos votos – apesar de o Congresso Nacional ter sido sitiado no dia da votação e os militares terem cercado o prédio, a Emenda Dante de Oliveira (que reinstituia eleições diretas para a Presidência da República) perdeu por pouquíssimos votos –, o que fortaleceu a oposição. Então, houve migração de muitos deputados da base aliada da época para a oposição. Foi o que permitiu a eleição do doutor Tancredo."

Na avaliação do sociólogo e professor da Universidade de Brasília Elimar Nascimento, a eleição de Tancredo Neves foi fruto de um "pacto conservador". Segundo ele, os moderados da oposição conseguiram ampliar o diálogo com os moderados da situação e alcançaram um acordo que propiciou a chapa com Tancredo e o senador maranhense José Sarney (PMDB). "A eleição de Tancredo significou a forma possível, naquela época, de sairmos da ditadura militar por meio de um pacto entre moderados. Foi uma saída do regime militar de maneira conservadora", avalia.
Bahia Econômica

Nenhum comentário:

Postar um comentário