sábado, 29 de novembro de 2014



Lei sancionada por Wagner declara vaquejada como Patrimônio Cultural da Bahia

  • 0
A lei sancionada pelo governador Jaques Wagner (PT) na sexta-feira (28), declara a vaquejada como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado da Bahia. O decreto foi publicado na edição deste sábado (29) do Diário Oficial.

A vaquejada é classificada como uma atividade recreativo-competitiva em que dois vaqueiros devem emparelhar o boi até uma marca e derrubá-lo. O projeto foi proposto pelo deputado estadual Adolfo Viana (PSDB) e foi aprovado pela Assembleia no último dia 19.

“O que eu desejo é preservar a história, contribuir para manter a tradição de um povo. Sou muito agradecido aos pares pelo apoio e com certeza esse é um grande passo para garantir o pleno exercício dos direitos culturais, como estabelece a Constituição Federal”, justificou o parlamentar.

Executiva do PT aprova expulsão de envolvidos em esquemas de corrupção

                  
O diretório nacional do PT aprovou, neste sábado, documento em que diz que qualquer filiado envolvido comprovadamente em escândalos de corrupção será expulso. O texto não prevê em que momento isso deve acontecer. A versão original estabelecia que a expulsão seria imediata, mas essa palavra foi retirada da versão aprovada.
 
“Manifestamos a disposição firme e inabalável de apoiar o combate à corrupção. Qualquer filiado que tiver, de forma comprovada, participado de corrupção, deve ser expulso”, diz trecho.
 
O documento foi proposto pela Mensagem, uma das mais importantes correntes internas do PT, na sexta, e aprovado por consenso pelo diretório. A primeira versão falava em expulsão imediata. No entanto, segundo o presidente nacional do PT, Rui Falcão, a ideia central permanece, mas antes das expulsão, todos terão direito à defesa.
 
— Se há algum envolvimento, quero saber se as denúncias são comprovadas ou não. Todos têm direito a defesa e contraditório. Reafirmo que se alguém estiver envolvido, não ficará no PT — afirmou o dirigente.
 
 
Ainda no documento, o PT diz "exigir" que as investigações relacionadas à Operação Lava-Jato sejam conduzidas dentro dos marcos legais "e não se prestem a ser instrumentalizadas, de forma fraudulenta, por objetivos partidários".
 
— É inaceitável que a palavra dos delatores, inclusive já condenados outras vezes, seja aceita como verdadeira sem prova documental. A liberdade de expressão não pode ser confundida com o exercício interessado na calúnia e difamação. Todo acusado, seja de qual partido for, deve ter o direito a defesa e de ser julgado com o devido processo legal — relata outro trecho.
 
Rui Falcão disse ter ido duas vezes ao Supremo Tribunal Federal (STF) pedir ao ministro relator da Lava-Jato, Teori Zavaski, acesso aos autos do processo no que se refere ao PT. Segundo Rui, ele ficou de analisar o pedido, mas ainda não emitiu resposta. O dirigente afirmou que o tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, tem sido vítima de ataques infundados e de forma sistemática.
 
— Ele reafirmou (durante a reunião de sexta) publicamente sua inocência, que todos nós já acreditávamos, condenando os ataques infundados que tem sido feitos a ele de forma sistemática — reforça Rui Falcão.
Às 15:00hs Itiúba se despede de seu Filho Iluestre

Familiares de Roberto Som anunciaram seu sepultamento para às 15:00hs no cemitério local. É muito grande a expectativa, muitos amigos de diversas partes do Brasil estão chegando para seu enterro.

Destino ou premonição; O nome Roberto é uma homenagem ao Rei Roberto Carlos, já que na sua juventude ele curtia muito o Rei, a maior paixão, fez com que uma das filhas também recebesse o nome, mas a grande coincidência é que exatamente no dia do seu falecimento em Salvador,  Roberto Carlos se encontrava na capital Baiana para realização de um show.

Há mais de 24 anos no mercado, o empresário Wilson Alves de Carvalho (Roberto Som), 62 anos, construiu uma marca respeitada em todo o país, líder no segmento de Sonorização de Grandes Eventos e conhecido pelo uso de equipamentos sonoros de última geração, Roberto já sonorizou shows dos principais artistas da música brasileira e até internacionais. Há 12 anos a sua empresa faz a sonorização da Vaquejada de Serrinha, que é considerada a maior do país.

Façanha; Aqui em nossa  cidade em um determinado carnaval a Banda A BRONKA reclamou ao vivo do Som do Roberto, e Juju Mangabeira (locutor do evento) deu uma "bronca" na Bronka, dizendo: "vocês não conhecem som, são acostumados com vitrola." O povo foi ao delírio e Juju reprisou e gritou: "Minha mesa me dá mais um real de  som para ver se a Bronka toca. Neste momento a vinheta com a marca ROBERTO SOM balançava Itiúba. Ficou na história.



 

Marido morde orelha da companheira, arranca pedaço e come em Itabela


Um homem identificado como Genilson de Jesus Rocha, vulgo “Darcão”, de 35 anos, foi preso por policiais militares no município de Itabela após arrancar um pedaço da orelha da companheira com uma mordida, mastigar e engolir em seguida, no início desta semana. De acordo com matéria publicada pelo site Teixeira News, o agressor tentou matar a mulher identificada como Eliana Guaresma de Jesus, de 24 anos e ainda apedrejou a casa da mesma com uma foice na mão.

O fato ocorrido no início desta semana divulgado pela imprensa local nesta sexta-feira (28). Segundo a publicação, quando chegou no local, a guarnição  da PMse deparou com o casal, que já possui passagens da polícia por desordens.

Os militares tiveram que usar a força para levar o acusado preso. A mulher foi conduzida por populares ao hospital, pois teve metade da sua orelha arrancada pelo companheiro. O agressor foi encaminhado a Delegacia da Polícia da cidade, onde ele foi autuado em flagrante baseado na Lei Maria da Penha.

Empresário Roberto Som morre na madrugada desta sexta-feira (28)


1623258_443849005745462_730567704_nO empresário itiubense Roberto Som, faleceu na madruga desta desta sexta-feira (28) em Salvador.
De acordo com informações, Roberto Som morreu de infecção generalizada após a realização de uma cirurgia no estômago.
Aparentemente bem de saúde, poucas pessoas de Itiúba sabiam dos problemas enfrentado pelo empresário. A morte de Roberto ocorreu pouco mais de um ano após o falecimento trágico de seu filho Dário em um acidente de carro.
Sonorização Roberto Som
rsssHá mais de 24 anos no mercado, o empresário Wilson Alves de Carvalho (Roberto Som), 62 anos, construiu uma marca respeitada em todo o país, líder no segmento de sonorização de grandes eventos e conhecido pelo uso de equipamentos sonoros de última geração, Roberto já sonorizou shows dos principais artistas da música brasileira e até internacionais. Há 12 anos a sua empresa faz a sonorização da Vaquejada de Serrinha, que é considerada a maior do país.
No site oficial da Sonorização Roberto Som está sendo exibida uma imagem com a seguinte mensagem “Luto Por Tempo Indeterminado” É difícil até se imaginar uma grande festa no interior da Bahia sem a marca “Roberto Som”.
A família do empresário passa por muita dor e sofrimento, os itiubenses e o mundo do entretenimento estão chocados com essa triste notícia. Só nos restas deixarmos os nossos pêsames, e torcermos para que após a passagem dessa tempestade, os familiares do empresário encontrem forças para conduzir da melhor forma possível o legado deixado por Roberto.

................................................................. ................................................................

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Audiência na sede do DNOCS em Salvador


  Nesta quinta-feira 28, em reunião com Dr. Josafá Marinho Coordenador do DNOCS Bahia, o Prefeito Banga em companhia de uma Comissão composta pelas seguintes pessoas; Irmã Mercedes do Lar Santa Maria, Roberto do Assentamento Novo Paraíso e Crispím Ribeiro Secretário de Agricultura, discutiram assuntos do interesse de Itiúba.

  Na oportunidade, a Deputada Estadual Fátima Nunes (PT) acompanhou a comitiva do Prefeito e segundo informações do grupo, a mesma reafirmou o compromisso de continuar sempre a disposição do povo de Itiúba. Além do DNOCS, o grupo ainda foi em outros órgãos do Governo do Estado.


Adolescentes de Monte Santo geram revolta na web após invadirem cemitério e dançarem sobre túmulos

mais_1416972725
Com uma atitude inusitada, um grupo de adolescentes de Monte Santo gerou muita revolta na web nos últimos dias.De acordo com a reportagem publicada no site MonteSanto.net, seis adolescentes da cidade com idade entre 14 e 16 anos invadiram o cemitério municipal durante a noite para gravar um vídeo requebrando sobre os túmulos.
Inspiradas na música “Agacha empina relaxa e senta”, do cantor Robissão, as jovens fizeram a festa, gravaram tudo e jogaram na web. A repercussão da notícia sobre a invasão do cemitério gerou muita revolta nas redes sociais ”Achei um absurdo, falta de respeito, nem os mortos tem sossego, não esperava por esta” disse uma internauta; Indignado outro internauta destacou: Cadê os pais dessas “crianças”??? Imagine o que não fazem atrás do cemitério!!!O vídeo continua circulando, principalmente no Whatsapp, até o momento o Conselho Tutelar e as autoridades do município ainda não se posicionaram sobre o caso.

'Ladra gata' diz que 'a imprensa criou um mito' com sua beleza

'Ladra gata' diz que 'a imprensa criou um mito' com sua beleza
Foto: Reprodução/ Facebook
 
Conhecida como Musa do Test Drive e Ladra Gata nas manchetes dos jornais, a bacharel em Direito, Fabiana Sporh Godk, de 27 anos, nega ter cometido qualquer dos crimes dos quais foi acusada. "A imprensa criou um mito baseado em minha beleza e muitos querem aproveitar esta fama para me imputar crimes. Meu nome gera manchetes. Não sou eu esse monstro que divulgam", disse ela em entrevista ao UOL, na delegacia de Apucarana, no Paraná. Fabiana ficou conhecida por roubar um carro após fazer test drive, mas também já cumpria em regime semi-aberto a pena por estelionato e posse ilegal de armas. "Me formei no ano passado com dinheiro obtido através da venda de tapetes e financiei o curso de Direito pelo Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).
 
Há um grande equívoco nos crimes que me acusam. Estava estudando para conseguir a aprovação na OAB e não cometi nenhum delito. Quero apenas cuidar dos meus filhos agora. Isso tudo é um grande equívoco", declarou. O delegado responsável pela última prisão de Fabiana disse que ela reúne características frequentes de grandes estelionatários. "Sabe conversar, inventa situações, demonstra tranquilidade e, além disso, por causa do curso, tem noções do Código Penal. É um perigo. Surpreende não ter prisão preventiva decretada ainda", disse ele.BN

POLICIAL: POLÍCIA CIVIL DE ITIÚBA PRENDE EM FLAGRANTE INDIVÍDUO COM MOTOCICLETA ADULTERADA SUSPEITA DE SER PRODUTO DE ROUBO


No dia 26 de novembro de 2014, por voltadas 16h00min, uma equipe de Policiais sob o comando do Delegado Titular do Município de Itiúba, Dr. Cláudio Gomes, ao realizarem investigações na cidade, conseguiram êxito na prisão em flagrante delito do nacional ANDERSON BENTO DA SILVA , conhecido popularmente “ NEGUINHO”, residente no Vizinho município de Filadélfia, o qual foi flagrado pilotando na BA 38, que liga Itiúba à Filadélfia, o veículo tipo motocicleta marca Honda BIZ , cor preta, sem placa policial e com os sinais identificadores do motor e chassi pinados, suspeito de ser produto de crime de roubo. ANDERSON BENTO DA SILVA, ao ser abordado pelos policiais não estava portando identificação pessoal e alusiva ao veículo, sendo conduzido para a Delegacia de Polícia de Itiúba, e após o convencimento Jurídico da Autoridade policial, determinou a lavratura do Auto de Prisão em Flagrante Delito por pratica de crime tipificado inicialmente no Art. 180 do C.P.B.


ASCOM DEPOL ITIUBA
Neste dia 26, quarta-feira, uma guarnição da 54ª CIPM, lotada no 4º Pelotão em Antônio Gonçalves, deslocou-se ao posto de combustível Solon, na BA-131, para averiguar um veículo Skania P340, cor branca, placa NVX0609, reboque placa OGL8134, Licença da cidade de Aparecida de Goiânia/GO. O referido veículo estava estacionado no pátio do citado posto desde sábado (22/nov/14), com a chave na ignição, o veículo pertence a Company Transportes ltda, situada também na  cidade de Aparecida de Goiânia. Ao ser averiguado pelo sistema M.O.P. (Mobilidade em Operações Policiais), foi constatada restrição de Furto/Roubo, fato ocorrido no dia 21 de novembro de 2014, na cidade de Feira de Santana/BA. A Scania foi conduzida a Delegacia de Policia Civil em Antônio Gonçalves, onde foi apresentada a autoridade competente, para tomada das medidas cabíveis.

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Aniversário de Carlos Oliveira promete muita Pisadinha em Itiúba neste Final de Semana

Vem aí no próximo Domingo 30, o aniversário do Negão da Pisadinha Carlos Oliveira, com participações especias de Bandas regionais e locais.
A festa acontecerá a partir das 18:00hs no Bairro do Alto, onde familiares e amigos homenagearão o cantor.
O evento será público e contará com a animação do Locutor Jidelson, popular Tabaco.




Mutirão do Glaucoma: Uma Ação Que Merece Destaque

  São 236 clientes (munícipes) cadastrados no Programa do Glaucoma aqui no município de Itiúba, estas pessoas receberam os colírios gratuitamente através de uma parceria entre o município e o Oftalmologista Dr. José Carlos Gonzaga do Hospital Santa Luzia.

  Centenas de pessoas são atendidas e acompanhadas por este movimento que traz grandes resultados a População de Itiúba.

  Na manhã desta terça-feira, encontramos Dona Francisca Cardoso da Silva na Secretaria de Saúde recebendo seus medicamentos e na oportunidade nos falou da sua alegria de receber sete colírios, que segundo ela custam acima de 100,00 cada.

  Os medicamentos (colírios) continuam sendo entregues na Secretaria de Saúde, as pessoas cadastradas devem continuar buscando seus medicamentos.




Por unanimidade, deputados baianos aprovam pensão vitalícia para ex-governadores

Além de Jaques Wagner, Paulo Souto e César Borges também receberão pagamentos retroativos
Paulo Souto, Jaques Wagner e César Borges deverão ser beneficiados. (Fotos: Divulgação)
Paulo Souto, Jaques Wagner e César Borges deverão ser beneficiados. (Fotos: Divulgação)
O Projeto de Emenda Constitucional (PEC), que cria pensão vitalícia para ex-governadores, foi aprovado por unanimidade na noite desta terça-feira (25) pela Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). Serão beneficiados somente os políticos que tenham exercido, no mínimo, dois anos de mandato.
Com a decisão, o atual governador Jaques Wagner (PT) – que deixa o cargo em 2015 – continuará a ganhar, mensalmente, R$ 19,3 mil. Os ex-governadores César Borges e Paulo Souto também deverão ser contemplados retroativamente com a proposta. Em caso de morte, a viúva continuará recebendo a pensão
A PEC foi proposta pelo atual presidente da Casa, Marcelo Nilo (PDT). Durante a sessão, o deputado Carlos Geilson (PTN) criticou os parlamentares a base aliada ao sugerir que se tratava de uma “aposentadoria de Wagner”.

Rui Costa confirma anúncio do secretariado para segunda-feira (1º)


Rui Costa em Cajazeiras
O governador eleito na Bahia, Rui Costa (PT), informou que apresentará segunda-feira (1º) os nomes que irão compor o secretariado de seu governo. O anúncio foi confirmado durante a inauguração do Ginásio de Cajazeiras, na manhã desta terça-feira (25).

Na ocasião, Rui Costa também se posicionou em relação à eleição na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) e a tentativa de reeleição, pela quinta vez, do atual presidente Marcelo Nilo (PDT).

“Eu entendo que são deputados da base do governo, portanto, não cabe nenhuma posição minha. Eu já falei com Marcelo e com Rosemberg (Pinto, PT), e os dois democraticamente estão se colocando. Eu acredito na possibilidade de consenso para que em breve haja um afunilamento e não tenha disputa. O que seria melhor para a base do governo que ia entrar unida na disputa pela presidência”, disse Rui Costa ao Bocão News.
A eleição na Assembleia será em fevereiro.


Publicada no dia 25 de novembro de 2014, ás 14h40

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Polícia prende traficante foragido que se vestia de mulher em Esplanada

O traficante Robson da Silva Gomes, conhecido como "Boró", foi preso na manhã desta terça-feira (25), no bairro de Baixa Grande, em Esplanada. Segundo a polícia, ele era foragido da Justiça por suspeita de envolvimento em homicídios. O fato curioso é que ele usava roupas de mulher para evitar ser reconhecido.
 
Ao ser identificado pelos policiais, Boró tentou fugir pulando o muro de uma residência vizinha à casa onde morava, mas foi preso e conduzido para a delegacia. Ele foi autuado em flagrante por porte ilegal de arma.
 
Segundo o delegado Wagner Marinho, titular da DT/Esplanada, ele confessou ter cometido pelo menos duas tentativas de homicídio e ter assassinado duas pessoas. Ainda de acordo com o delegado, ele cometeu os crimes na companhia de "Abílio", outro traficante que está sendo procurado pela polícia. "Boró" ficará custodiado na carceragem da DT/Esplanada à disposição da Justiça.

Assembleia Legislativa aprova pensão vitalícia para governador Wagner


PEC foi proposta por Marcelo Nilo

O polêmico Projeto de Emenda Constitucional (PEC), que cria pensão vitalícia para ex-governadores que tenham exercido, no mínimo, dois anos de mandato, foi aprovado por unanimidade na noite desta terça-feira (25) pela Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).

A PEC foi proposta pelo atual presidente da Casa, Marcelo Nilo (PDT), que foi duramente criticado por colegas já que a finalidade da proposição seria beneficiar exclusivamente o governador Jaques Wagner (PT), 63 anos, cuja o pedetista tem uma imensa gratidão, já que comanda o Legislativo baiano há oito anos com o aval do próprio líder petista. O governador deixa o cargo no final de dezembro próximo, mas continuará a receber R$ 18,6 mil todo mês. O benefício se estende às esposas dos ex-líderes estaduais após eles morrerem.

“O momento é inoportuno. A atividade política no momento, com um monte de escândalos, torna-se inoportuno. A causa é nobre, apenas deveria ser em outra oportunidade. Na outra Legislatura”, criticou o vice-líder da Oposição, deputado Carlos Gaban (DEM). A PEC foi aprovado por unanimidade.

Campanha de Aécio deve 15 milhões; Dilma registra sobra de 169 mil


A presidente reeleita, Dilma Rousseff (PT) terminou a campanha eleitoral deste ano com saldo de R$ 169 mil, segundo informaram os coordenadores do comitê eleitoral. Já o senador Aécio Neves (PSDB), derrotado nas urnas, deve R$15 milhões. A prestação de contas dos candidatos foi feita nesta terça-feira, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
 
Dilma arrecadou cerca de R$ 318 milhões e previu R$ 383 milhões como limite de gastos protocolado pela campanha. A prestação de contas ainda não foi divulgada, mas o prazo continua. A previsão de gastos na campanha de Aécio foi de R$290 milhões, mas nos dois turnos ele gastou 216 milhões, contra R$201 milhões arrecadados até o fechamento dos números apresentados ontem ao TSE. 
 
Segundo José Gregori, tesoureiro da campanha do PSDB as doações têm um cronograma diferente do prazo final do TSE, que venceu hoje. O prazo para arrecadação continua e ele estima que como as parcelas são parceladas, os R$15 milhões declarados na prestação final já foram reduzidos para R$13 milhões e até o final do primeiro semestre de 2015 a dívida estará zerada.
 
“São três ou quatro credores que já trabalham com o PSDB há muito tempo e sabem como trabalhamos. A dinâmica de datas das doações ultrapassam esse prazo fatal do TSE. O candidato Aécio , o partido e os credores estão tranquilos. Não há risco de calote. Há saldos de doações que continuam entrando”, disse Gregori ao jornal O Globo


POLICIAL: INSANO MATOU HOMEM A GOLPES DE FACÃO NA FEIRA LIVRE DE UAUÁ


Um crime sem motivos aparentes aconteceu na tarde desta segunda-feira (24) em Uauá, um homem foi morto a golpes de facão em plena feira livre, JAILSON CARDOSO REIS mais conhecido por “CIGANO” foi golpeado pelo homem aparentemente com distúrbios mentais, de acordo com testemunhas o homem golpeou “CIGANO” com um golpe na barriga e em seguida retirou o facão e passou a golpeá-lo várias vezes.

O autor conhecido como OSÉIAS foi perseguido pela feira livre por comerciantes que presenciaram o crime. O homem ficou acuado e se afugentou em uma Quitanda até a chegada da policia, que prendeu o assassino e o conduziu até a delegacia de Policia Civil de Uauá.

Umbuzada.com

segunda-feira, 24 de novembro de 2014


Motociclista colide em poste de iluminação e morre, mais dois se feriram

O segundo motociclista não percebeu o poste atravessado em consequência do primeiro acidente.
Um grave acidente ocorrido na manhã do domingo, 23/11, por volta das 5h, numa estrada vicinal entre os povoados do Poço e Boi Novo, no município de Valente, vitimou fatalmente o jovem Antonio das Virgens Lima, 27 anos, conhecido por “Bico” e deixou ferido Mário dos Anjos Santos, 29 anos, que estava na garupa. 
Eles retornavam de uma festa na localidade de Poço, quando o condutor se perdeu a bateu em um poste de iluminação pública e o impacto foi tão grande que o poste caiu e ficou atravessado na estrada, naquele mesmo instante, outro motociclista identificado por Rafael de Jesus Santos, 26 anos, que viajava no mesmo sentido não percebeu e acabou sendo bloqueado e também acabou caindo. 

As policias Civil e Militar do município estiveram no local e de imediato acionaram o DPT (Departamento de Polícia Técnica) em Serrinha para a remoção do corpo e a Coelba para que fosse feito o desligamento da rede de alta tensão e retirada do poste, que devido a queda deixou os fios muito próximos ao chão colocando em risco a vida das pessoas que utilizam aquela estrada.

Informações e fotos: Noticias do Sisal

domingo, 23 de novembro de 2014

Cabeça de jovem é encontrada dentro de saco plástico em Feira de Santana


A cabeça de um jovem de 23 anos foi encontrada por volta das 6h deste domingo (23), dentro de um saco plástico, na Rua C17, na Vila Verde, no Conjunto Feira X, em Feira de Santana.
De acordo com informações do site Acorda Cidade, a esposa de Marcelo Roberto Pinho, o Tenhiê, contou à polícia que ele saiu por volta das 11h da manhã de sábado para o trabalho, em uma borracharia no bairro Rua Nova, quando foi sequestrado por quatro homens que estavam com o carro dele, um Gol preto, Geração 5, de placa NXO-7987. O carro não foi encontrado.
Ainda segundo o sargento, a esposa da vítima recebeu um telefonema com número restrito por volta das 9h deste domingo avisando sobre o esquartejamento. Na ligação um desconhecido informou o local onde a cabeça estava e que o tronco e as pernas estão em outra cidade. Ele também disse que os braços estão em Feira de Santana, mas não descreveu o local.
Variadas

Joaquim dos Santos Rodrigues, conhecido como "Seu Lunga", morreu às 9h30 da manhã deste sábado, 22, na cidade de Barbalha, no Interior do Ceará. Seu Lunga foi internado na última quarta-feira, 19, por complicações no sistema digestivo. O quadro piorou na sexta-feira, levando ao falecimento do poeta. Seu Lunga tinha 87 anos e estava internado no Hospital São Vicente de Paulo, em Barbalha, onde tratava de um câncer de esôfago.
De acordo com Demontier Tenório, primo em segundo grau do sucateiro, há cerca de seis meses ele foi submetido a uma cirurgia no esôfago, mas se recuperava bem. A missa de corpo presente deverá acontecer às 15h deste sábado, na Capela do Socorro, no Juazeiro do Norte. A sepultação deve acontecer no Cemitério do Socorro.
Seu Lunga era um poeta, vendedor de sucata e repentista do Juazeiro do Norte, que ganhou notoriedade pelo seu temperamento forte, tornando-se um personagem do folclore nordestino. Seu apelido veio de uma vizinha que lhe chamava de Calunga, devido a sua loja. Com os passar dos anos ficou apenas Lunga.
Biografia
Nascido em 18 de agosto de 1927 no município de Caririaçu, Joaquim dos Santos Rodrigues passou a infância com os pais e sete irmãos no município de Assaré. Voltou a Juazeiro do Norte aos 20 anos, em 1947, onde casou-se e teve 13 filhos - três homens e 10 mulheres. Em entrevista ao Jornal O POVO, em novembro de 2009, seu Lunga, como é conhecido desde “menino novo”, fez questão de negar a autoria das piadas grosseiras atribuídas a ele. Os cordelistas eram o principal alvo da mágoa de seu Lunga. “Eles ficam falando da minha pessoa, dizendo o que eu não sou”, lamenta. Durante a conversa com a reportagem, seu Joaquim falou sobre sua devoção a Padre Cícero, distribuiu sorrisos e até recitou poesias. “Nenhuma dessas histórias (contadas nos cordéis) é verdade. É tudo inventado”, se queixou seu Lunga, na época.
Indenização
 Em 2011, a Justiça acatou uma ação movida por Seu Lunga, proibindo um cordelista do Juazeiro do Norte, Abraão Bezerra Batista, de utilizar a expressão "seu Lunga" em suas publicações. O descumprimento da determinação  implicaria no pagamento de uma multa diária de R$ 1.000. O cordelista, na ocasião, havia escrito dois volumes intitulados ''As Histórias de seu Lunga, o Homem mais Zangado do Mundo''.  Joaquim Santos Rodrigues entrou com o pedido de liminar na Justiça por considerar que os cordéis publicados por Abraão contribuíram para consolidar a imagem negativa de “grosseirão dotado de incomum rudez”, conforme os autos do processo.
 Piadas atribuídas a seu Lunga
- Seu Lunga estava em sua casa, com sede. E manda seu sobrinho lhe trazer um pouco de leite. Daí o pobre do garoto pergunta: “No copo?” “Não. Bota no chão e vem empurrando com o rodo”.
- Seu Lunga estava no mercado com uma caixa de ovos. Daí perguntaram a ele: “Comprando ovos seu Lunga?” E ele responde: “Não, jogando um por um no chão. É traque de massa”. E joga os ovos no chão.
- Seu Lunga estava passeando na calçada com o cachorrinho. E lhe perguntam: “passeando com o cachorrinho, seu Lunga?” E Seu Lunga respondeu. “Não. É meu passarinho”, pegando o pobre poodle pela coleira e o fazendo voar.
- Seu Lunga vai saindo da farmácia, quando alguém pergunta: “Tá doente, seu Lunga”? E ele responde: “Quer dizer que se eu fosse saindo do cemitério eu tava morto?”
- O funcionário do banco veio avisar: “Seu Lunga, a promissória venceu”. E ele respondeu: “Meu filho, pra mim podia ter perdido ou empatado. Não torço por nenhuma promissória”.
- Um rapaz entrou em sua loja e disse: “Seu Lunga, tem pregos tamanho pequeno?”. E ele respondeu: “Tá aí no meio”, aponta para a caixa. E o rapaz procura, procura e não acha. Seu lunga resolve procurar e acha o prego tamanho pequeno. E o rapaz diz: “Obrigado”. E ele responde: “Nada disso. Agora você vai ter que procurar”, e devolve o prego à caixa.
Com informações do site o Povo Foto da Interne
Neste domingo chegam a região os professores Amit Bhattacharyya, Doutor em História pela Universidade de Calcutá na Índia e Victor Onésimo Martin Martin Doutor em Geografia, Professor titular de Análises Geográfica Regional do Departamento de Geografia da Universidad de La Laguna na Espanha. Os professores são atualmente os maiores teóricos sobre a vertente marxista do Capitalismo Burocrático no mundo. Eles vêm participar do V SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE CAPITALISMO BUROCRÁTICO NA EXPLICAÇÃO DO SUBDESENVOLVIMENTO E DO ATRASO SOCIAL: BRASIL, ESPANHA E ÍNDIA.  O professor Amit fará conferência de abertura na segunda feira, dia 24 às 19 h,  com o tema “O capitalismo burocrático na Índia” e o professor Martin Martin além de ministrar o minicurso sobre o Capitalismo Burocrático, também proferirá conferência com o tema “A semifeudalidade na Espanha”, na quarta feira, dia 26 às 19 h. O evento será realizado no auditório da FACAPE de 15 às 22 h, com intervalo para o jantar e as inscrições estão abertas ao  público presencialmente na UPE Campus Petrolina ou pelo sitehttp://vseminariocb6.webnode.com//.


Grutas de Campo Formoso Atraem Grupo de Estudantes Bonfinenses

Depois de uma bela reportagem exibida pelo programa Globo Repórter (TV Globo) na última sexta-feira sobre a beleza e exuberância das Grutas existentes no município de Campo Formoso, região norte da Bahia, agora foi a vez de um grupo de estudantes de Espeleologia visitarem uma das grutas que fica localizada próximo ao povoado de  Tiquara.

O grupo composto por quinze integrantes disseram a nossa reportagem que além de conhecerem as grutas e estudarem suas peculiaridades, também fazem um trabalho de proteção geral do meio ambiente e seus recursos naturais.

A expedição de jovens é formada por moradores da cidade de Senhor do Bonfim e Campo Formoso.
Membros do grupo; André Vieira, Altemar Serafim, Ronald Carvalho, Filipe Kupi, Diego Palmeira, Paulo Raimundo, Jéssica Caroline, Jorgean Silva, Claudia Torres, Agricia Niele, Ágata Correia, Claudiney Lima, Gilson Araújo, Mateus Henrique e Dagoberto Lima.

Espeleologia é a ciência que estuda as cavidades naturais e outros fenômenos cársticos, nas vertentes da sua formação, constituição, características físicas, formas de vida, e sua evolução ao longo do tempo.

Artigo: Por Juju Mangabeira DRT 6341



sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Cansanção e Itiúba recebem Projeto de ATER da Fundação APAEB com o MDA

Foi lançado nos dias 12 e 18 de novembro o Projeto Renda & Vida II nos municípios de Cansanção e Itiúba. O Projeto está sendo realizado pela Fundação APAEB e foi contemplado no Lote 02 da Chamada Pública 011/2013 da Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário – SAF/MDA. O Projeto irá atender a 1700 famílias agricultoras e grupos de economia solidária. Seu objetivo é oferecer serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural -ATER para famílias em situação de extrema pobreza, no âmbito do Plano Brasil Sem Miséria, compreendendo o planejamento, a execução e a avaliação de atividades individuais e coletivas, com vista à inclusão produtiva, promoção da segurança alimentar e incremento da renda.
cansOs eventos para lançamento do Projeto nos municípios contemplados reuniram agricultores beneficiários, representantes dos poderes públicos através da Secretarias de Agricultura, dos Sindicatos dos Trabalhadores e Agricultores Familiares e de entidades executoras de ATER destas localidades, além da equipe técnica do Projeto. Na oportunidade os participantes puderam conhecer um pouco mais sobre a história da Fundação APAEB, ter conhecimento acerca das ações que serão desenvolvidas e entender a importância do Renda & Vida II para as famílias agricultoras e suas comunidades.
Através de uma equipe multidisciplinar, a Fundação APAEB irá executar por meio deste Projeto, atividades coletivas de orientação para acesso às políticas públicas e para o desenvolvimento das Unidades Produtivas Familiares – UPF’s, oferecer acompanhamento e orientação técnica individual e elaborar projetos de estruturação das UPF’s. Também irá desenvolver atividades recreativas para as crianças durante as atividades grupais.
iti“O Renda e Vida II é uma oportunidade que muitos agricultores e agricultoras terão para estruturar e promover melhorias nas suas propriedades. É uma oportunidade para que possam torná-las produtivas ou mais produtivas do que já são, afim de serem fontes de alimentos de qualidade para as famílias e também uma fonte de renda”, salientou o engenheiro agrônomo e coordenador de projetos de ATER da Fundação APAEB, Cleiton Gonçalves.

Saiba mais sobre o Projeto Renda e Vida II:
O Renda & Vida II é um projeto da Fundação APAEB que será desenvolvido com recursos do MDA no atendimento a 1700 famílias nos municípios de Cansanção e Itiúba.
O Projeto teve uma edição anterior, realizada em 2011-2012 com os eixos Transição Agroecológica, Organização Social e Produção de Alimentos para Segurança Alimentar e Nutricional. A nova edição, o Renda & Vida II, os eixos são à Inclusão Produtiva, Promoção da Segurança Alimentar e Incremento da Renda.
A equipe que irá executar o Projeto é formada por 03 técnicas sociais (pedagoga, comunicóloga e licenciada em Letras); 02 coordenadores (agrônomos); 02 agrônomos de campo; 02 técnicos de campo formados em Gestão Ambiental e 13 técnicos em agropecuária.

Informações:
Ana Naara da Silva e Silva
comunicacao@fundacaoapaeb.org.br

Encontrado 170 kg de maconha em igreja, que seria do padre e do namorado

Após denúncias, a Polícia Civil encontrou 170 kg de maconha que estavam escondidas no interior da igreja. Na ocasião, foram presos o padre e mais três pessoas que possivelmente estejam envolvidas.
padreTrês pessoas foram presas por tráfico de drogas em Pontezinha, no Pernambuco.O detalhe é que os 170 kg de maconha apreendidos pela polícia, após denúncias, estavam escondidos dentro de uma igreja. O padre foi preso e o namorado dele também. Além dos 170 quilos de maconha, que estavam escondidos dentro da igreja, policiais do Departamento de Repreensão ao Narcotráfico (Denarc) apreenderam um revolver calibre 38 e uma carteira de autoridade eclesiástica.

Jaguarari: Jovem de 16 anos diz que padrasto é o pai de sua filha de dez meses

Um homem foi preso suspeito de abusar sexualmente da enteada de 16 anos, no distrito de Juacema, que fica na cidade Jaguarari, localizada a 403 km de Salvador. O suspeito foi capturado durante a madrugada de quarta-feira (20), depois de ser denunciado ao Conselho Tutelar pela vítima, que afirma que o homem é pai de sua filha de dez meses.
jjDe acordo com a delegada da cidade, Eliza Padilha, a adolescente afirmou em depoimento que o padrasto a abusava desde os nove anos de idade. “Os abusos, segundo ela, ocorriam desde quando a família morava em São Paulo. E a menina afirma que desses abusos foi gerada a criança, que nasceu em janeiro desse ano”, destacou a investigadora, em entrevista ao G1.
Segundo a delegada, amostras de sangue já foram colhidas para exame de DNA, que confirmará ou não se o padrasto é o pai. “Ele nega veementemente, e, no depoimento, atribui a ela um comportamento sexual devasso. Só resta saber o resultado [do exame]”, conta.
Além da adolescente e do padrasto, a mãe da vítima, suspeita de ser conivente com os abusos, também foi ouvida. “Há possibilidade de haver certa conivência da mãe. No depoimento, ela diz que nada do que a filha diz é verdade. Além disso, a adolescente contou que chegou a relatar à mãe que sofria os abusos, quando eles ainda moravam em São Paulo, mas ela não quis acreditar”, disse a delegada.
Ainda conforme a investigadora, por não aceitar a deúncia contra o companheiro, a mãe teria expulsado a filha de casa. “Ela [a adolescente] foi expulsa e está morando na casa do namorado, no povoado de Gameleira”, afirmou.
O padrasto teve a prisão preventiva decretada pela Justiça na semana passada. “Ficamos sabendo que ele planejava deixar o município e, por isso, solicitamos a prisão, que ocorreu ontem [quarta-feira]”, disse Eliza Padilha. O suspeito foi autuado por estupro de vulnerável e encaminhado ao sistema prisional. (G1/BA)