segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

ITIÚBA-BA: CMDS REALIZOU SUA ÚLTIMA REUNIÃO DO ANO

Sexta feira (2014/12/12, realizou-se a última Reunião do ano de 2014. 
Crispim Riberio é Presidente do CMDS e Secretário de Agricultura de Itiúba, o mesmo não estava presente na reunião motivo de esta cumprindo outras atividades ligadas a secretaria, por isso a mesm foi conduzida pelo Sr. Edson Vice-Presidente do CMDS, que antes de começar os trabalhos pediu que todos rezassem o "PAINOSSO", em seguida os trabalhos continuaram com o Secretário do Conselho, Raimundo Costa. 
PUTA DA REUNIÃO: EXTINÇÃO DA EBDA;GARANTA SAFRA;AGENDAMENTO DE NOVAS REUNIÕES;COOPAGRI;INFORMES.
Raimundo Costa disse que, sobre o cadastramento de Agricultores (as) Familiares, do Programa Garantia Safra, da safra 2014/2015, inicialmente pediu disculpas as localidades que estava agendada reunião para o dia (11), que, devido a Extinção da EBDA proposta pelo Governador Eleito Ruy Costa, teve de ir participar de reunião em Senhor do Bonfim na data citada acima, para junto a outros colegas se enteirar dos acontecimentos e tomar posições sobre a péssima tomada de decisão do recém eleito, por isso pediu a compreensão de todos, pois, na qualidade de dirigente sindical representando a EBDA, não poderia deixar de representar a categoria, disse , que a medida tomada, desagradou  todos os Funcionários (as) da EBDA, como se isso não bastesse o citado Ruy Costa faz a Publicação de uma nota em jornal de grande Circulação (Correio da Bahia), que diz: "São 1,9 mil (entre Servidores e aposentados), com grande Deficiência Técnica, Diz nota:. Estou gastando muito e o resultado não aparece para familias que querem Produzir e precisam de Assistência Técnica ", afirmou: No entanto, disse, Programas e Atividades da Empresa não serão Cortados Por causa das mudanças. "Eu não nao vou recolher um centavo Atividade fim, que é uma Assistência Técnica. Muito pelo contrário, quero aumentar. o que não posso é gastar o dinheiro e ver o trabalhador sofre Porque não tem um Atenção necessaria. Frente a esta situação a EBDA local, elaborou  um documento afirmando que se há quadros com grandes Deficiências Tecnicas na EBDA, isso não deve ser tratado de forma Geral, pois, em Itiúba por exemplo o CMDS reconhece o esforço Feito principalmente  peloTécnico Agrícola Raimundo Costa, que mesmo sem o apoio devidos por parta do Estado, os serviços são executados e reconhecidos pelos Agricultores Familiares desta Localidade.
      
Referente o Programa Garantis Safra, por conta do atendimento aos Agricultores Familiares aderentes ao Programa citado anteriormente a EBDA, visando desenvolver o cadastramento de quem realmente é agricultor familiarizada e que se enquadra no Programa, viu-se que era necessário realizar reunioes em todas as Localidades do Município como objetivo de esclarecer Passo a Passo como é o Programa. por esta razão foi agendadas novas datas para reunião nas seguintes localidade: Alto de São Gonçalo, dia 15/01/2015 Pela Manhã, A Tarde Pinheira, . dia 16/01/2015, FAZ Nova Pela Manhã, A Tarde Poças; d ia 23/01/2015, Estreito Pela Manhã, à Tarde Cabaças Velha; dia  29/01/2015, Lajedo Pintado Pela Manhã, A Tarde Ariri e Várzea da Roça, 30/01/2015, Umbuzeiro Pela Manhã, A Tarde Carrapato. Outras Localidades havendo necessidades novas marcações serão agendadas na Reunião do CMDS do mês de janeiro de 2015.

Também se fez presente na reunião o Prefeito Municipal Silvano Carvalho e o mesmo falou do abatedouro Frigorífico, disse que esteve no MDA em Brasília, e conseguiu Incluir os Juros de Rendimento da Poupança dos Recursos que se encontram retidos na Caixa Econômica em Feira de Santana, Para ser utilizados no término da Construção, finalisou dizendo que não deverar demorar o recomeço e conclusão da tão esperada obra.

Analdino Laranjeira em sua fala disse que, é membro da COOPAGRI (Cooperativa de Produção e Comercialização de Produtos da Agricultura Familiar) e que a mesma foi Fundada em fevereiro do ano Corrente e seu registro se encontra prestes a ser concedido JUCEB. O Trabalho de Organização vem sendo feito e, entre os diversas assuntos que são tratados nas reuniões da COOPAGRI, está em andamento as conversas sobre  a possibilidade de se Construir um mimi abatedouro de aves neste Município, porem Para isso acontecer está sendo feita visitas e conhecendvárias experiências neste sentido, Exemplo Disso foi a visita que Analdino e o Professor Pablo fizeram nesta semana ao IF BAIANO (Escola Agrotécnica de Senhor do Bonfim), na citada escola fomos recepcionados Pela Professora Calila que tem vasta experiencias nas questões ligadas a abatedouro de aves.

Adelson é Técnico Agrícola e na reunião do CMDS, pediu para divulgar o andamento
da Chamada Pública de nº 03 que Tem como vencedor da mesma a HUMANA. Esta Entidade trabalha assessoria de ATER e com a citada Chamada pública atendeu os Municípios de Itiúba, Cansanção e Monte Santos, com execução de Projeto Diversos, tendão sido acompanhada várias familias de Agricultores Familiares. Finalizou dizendo que, como esta chamada publica está sendo concluída, a Humana tem interesse de Renova-la por mais um ano.

Anacleto Presidente do STRAF, informou que, dia 16 do correte mês e ano, haverá Prestação de Contas da Entidade e confraternização em Comemoração as Lutas e Conquista dos Agricultores Familiares seus Associados, por isso todos estão convidados a Participar do Evento, entendendo que, todos nós merecemos neste final de ano nos encontrarmos e comemorar nossa lutas já em Natalino, que oMenino Deus que nasce, tome Conta de Todos Nós.

Tambem a Comunidade de Bela Conquista, (área de Reforma Agrária) estará neste domingo (14), festejando suas Lutas e conquista, por isso está convidando todos (as) a Participar deste momento festivo, na oportunidade será Lançada ama cartilha e documentário, que é o produto definitivo da Sistematização da Experiência Agroecológica do Asentamento Bela Conquista, Iniciado no ano de 2010 com Acompanhamento da CPT (Comissão Pastoral da Terra). 
9h Celebração e Memoria da Caminhada, a concentração será na entrada do assentamento.

12h, Almoço Comunitário servido no assentamento.








Que tudo seja para honra e glória do Senhor, Amém!
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário