sexta-feira, 14 de novembro de 2014




14 de Novembro

Hoje, o assunto é Diabete. Você sabe quais são as causas? Os sintomas? Os prejuízos à saúde? Você sabia que, se não for tratada corretamente, tal doença pode até ser fatal?
Para início de conversa, o diabete é uma doença que decorre da ausência de insulina e/ou de defeito na sua ação, o que leva a um aumento da glicose (açúcar) no sangue. Mas, o que é insulina? Insulina é um hormônio, produzido pelo pâncreas, que promove a redução da glicemia, pois faz com que o açúcar penetre nas células e seja utilizado da forma correta - como fonte de energia. A falta ou má absorção da insulina cria uma situação favorável ao diabete.  
Além disso, existem vários tipos de diabetes. Os principais são:
Diabetes tipo 1: o pâncreas perde a capacidade de produzir insulina (produz pouca ou nenhuma), o que faz com que anticorpos ataquem as células que produzem tal hormônio. A instalação da doença ocorre mais na infância e adolescência, e o paciente é insulinodependente (exige a aplicação de injeções diárias de insulina);

 
Diabetes tipo 2: resistência, das células, à insulina (diminuição e defeito na sua ação). Ocorre, em geral, depois dos 40 anos, e O paciente pode não ser insulinodependente.

Diabetes gestacional: pode ocorrer devido a um grau de intolerância a glicose ou à produção elevada de hormônios, gerando uma resistência à ação da insulina. (São vários os critérios. Não há um consenso).

A médica Luciana Mello explica como o tipo 2 da doença pode surgir no organismo. "Em algumas pessoas, a diabete aparece por conta de uma alimentação errada, com muita fritura, muito açúcar. E esse fato aliado a uma herança familiar acaba fazendo com que a pessoa se torne diabética", afirma.  
Os outros tipos de diabetes estão relacionados à diversos fatores, como defeitos genéticos, doenças do pâncreas, defeitos induzidos por drogas ou produtos químicos. Luciana diz quais são os sintomas principais da doença. "A pessoa bebe muita água, tem vontade de urinar frequentemente, o apetite aumenta e há, também, perda de peso", declara.
O que o diabético deve evitar?
"Os açúcares, não só dos doces, mas também os presentes em carboidratos como massas e pães. O álcool e o cigarro também devem ser evitados, pois pioram a resistência à insulina", diz Luciana.  
O diabete é uma doença que merece bastante atenção do paciente, pois, se não tratada da forma adequada, o paciente pode ter complicações diversas, como insuficiência renal, amputação, lesões de difícil cicatrização, ataque cardíaco, derrame cerebral, entre outros.
Apesar de ser grave e merecer muita atenção, o diabetes não impede o paciente de ter uma vida normal., desde que o mesmo procure ter uma vida saudável. "Procurar fazer uma dieta balanceada, evitando açúcares, trocando o pão francês pelo de centeio, por exemplo. Realizar exercícios físicos também ajuda bastante, pois evita a resistência à insulina. Muitos diabéticos nem precisam tomar remédios, pois conseguem viver bem, com dieta e atividades físicas", ressalta

Nenhum comentário:

Postar um comentário