sexta-feira, 24 de outubro de 2014



Itiúba: Hoje Nossos Campos Têm Mais Vida e Nosso Povo Mais Amor

   Valho-me deste senso poético para expressar a minha alegria ao narrar uma breve visita do Prefeito BANGA a uma comunidade rural neste município.

  Na última quinta-feira dia 24/10, fui a trabalho junto com Banga a localidade de Varzinha de Jacuricy, com o objetivo de acompanhar uma obra de um sistema de abastecimento de água na referida localidade e ao chegarmos uma surpresa; A senhora Janalice fez questão de conceder uma entrevista para os nossos programas de rádios e nesta fala a moradora narra a sua felicidade, diz ter muito orgulho em ser moradora da zona rural e destaca os avanços das conquistas que as comunidades do campo têm sido contempladas com as atuais políticas públicas direcionadas a este público até pouco tempo esquecido por governos passados.

   Varzinha conta hoje com um sistema de água encanada que vai beneficiar aproximadamente cem (100) famílias, conta também com o Luz para Todos, Cisternas, Estradas e Sinal de Telefonia, além de uma boa e saudável condição de vida de seus moradores.

   O que conto sobre esta comunidade é um retrato de tantas outras que hoje em dia faz o povo se orgulhar de ser camponês, pois o conforto das residências com parabólicas, energia e uma alimentação de qualidade mostra o quanto o nosso Brasil avançou deixando para traz a triste história do Êxodo Rural, uma das primeiras lições que aprendemos nas escola no passado.
 
 Recordando: Êxodo rural é o termo pelo qual se designa o abandono do campo por seus habitantes, que, em busca de melhores condições de vida, se transferem de regiões consideradas de menos condições de sustentabilidade a outras, podendo ocorrer de áreas rurais para centros urbanos. Este fenômeno se deu em grandes proporções no Brasil na segunda metade do século XX e foi sempre acompanhado pela miséria de milhões de retirantes, e sua morte aos milhares, de fome, de sede e de doenças ligadas à subnutrição.




Nenhum comentário:

Postar um comentário