sábado, 11 de outubro de 2014



Itiúba: Associação de Mulheres Rurais Ganha Prêmio por práticas de Sustentabilidade

     No ano de 1997 na localidade de Ponta Baixa, interior do município de Itiúba na região norte do estado, um grupo de mulheres formado na maioria por agricultoras e donas de casa decidiu fundar uma associação e de lá para cá muitas histórias e conquistas vem sendo contabilizada pelo grupo.

     Recentemente elas foram contempladas pelo Prêmio Mandacaru, em reconhecimento às praticas de sustentabilidade no semiárido Brasileiro.

     Nos dias 09 e 10 do corrente mês, uma representante do IABS Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade, esteve visitando a comunidade para avaliar os trabalhos do grupo, que além do reconhecimento social, também receberam um incentivo financeiro no valor 60.000,00 para ampliar suas práticas junto à comunidade. Conheça um pouco sobre este Trabalho.

     Construção de 91 cisternas, criação de biblioteca comunitária e sede própria; projeto de horticultura e criação de galinhas; inclusão digital para jovens e crianças da comunidade.

     O Projeto Mulheres do Campo na Agricultura Familiar Sustentável realizará com os recursos provindos do Prêmio Mandacaru II a perfuração e instalação de um poço artesiano; construção de estufas e instalação dos equipamentos e materiais necessários para cultivo de hortaliças; montagem de um galinheiro para produzir ovos e insumos para adubos; crescer a barragem próxima à comunidade para estender a produção de hortaliças e verduras; construir uma cisterna calçadão, buscando atender o maior número possível de famílias beneficiadas; confecção de 200 folders para sensibilização e educação ambiental dentro da comunidade; instalação de caixas de água suspensas para abastecer as hortas.

1.      Objetivo Geral

     O Principal objetivo é produzir alimentos promovendo o acesso e disponibilidade dos mesmos, de forma solidária e associativista, como instrumento de garantia da segurança alimentar para a população propiciando igualmente a oportunidade de trabalho e a geração de renda. Oferecer maior quantidade de água limpa de forma sustentável e equilibrada, favorecendo o consumo humano e a produção de alimentos. Trabalhar conceitos e promover iniciativas de preservação ambiental e convivência com o semiárido.

2. Público beneficiário

18 Mulheres e suas respectivas famílias residentes no Povoado Ponta Baixa.

3. Atividades

·         A Perfuração do poço artesiano já foi efetuada e está completa, porém o mesmo não foi instalado, porque durante a perfuração a empresa especializada detectou que não havia vasão suficiente para fazer a água jorrar externamente. Por este motivo, o grupo de mulheres que produziriam hortaliças com a água do poço preferiu construir um galinheiro e produzir apenas carne de aves e ovos para consumo próprio e comércio do excedente.
 
·         A Ampliação da barragem já foi efetuada, o grupo de famílias que irão produzir hortaliças às margens da barragem já estão produzindo hortaliças;

·         A cisterna calçadão já foi construída;

·         Instalação de caixa para água com capacidade de 05 mil Litros e construção de base concluída;

·         Pintura da Sala de Atividades pedagógicas da Associação - concluída;

·         Atividades dominicais com crianças carentes da comunidade – em andamento;

·         Reunião/oficina de capacitação sobre o cultivo de hortaliças – 01 oficina realizada, falta 01 oficina.

·         Construção de estufas – Estão em ponto de cobertura, falta apenas à tela sombrite monofio, a qual será comprada com a segunda parcela do recurso;


·         Construção de 01 galinheiro – Será feito com a segunda parcela do recurso.
No final da nossa entrevista a jovem animadora Miraneide, disse que conta com outras parceiras a exemplo; Prefeitura de Itiúba, Instituto Diamante Verde, CONSISAL e outros.  














Nenhum comentário:

Postar um comentário