segunda-feira, 27 de outubro de 2014


Itiúba: Emoção tomou conta das ruas da cidade para o último adeus a Joãozinho do Bel
 Uma cavalgada que reuniu dezenas de vaqueiros e amazonas ao som dos aboios de Jorbinho, reviveram a memória do inesquecível vaqueiro João do Bel, como era conhecido no meio dos camponeses.
 Próximos ao caixão ia a Fila Harmônica 4 de Janeiro que fazia a sua homenagem tocando clássicos como Luiz Gonzaga e outros. Outro momento alto do cortejo foi à passagem pela Praça do Vaqueiro, local onde existe um monumento (Estátua de um Vaqueiro) que recentemente foi reformada a pedido do senhor João, lá os vaqueiros e o povo em geral circularam por toda a praça entoando cânticos que narravam à vida dos nordestinos.
 Já na igreja matriz várias homenagens foram dedicadas ao Doutor Vaqueiro, porém o momento mais emocionante foi o Recital de Cordel feito pelo senhor Raimundo do Piroca do Lino.
 Sobre o caixão, uniformes que retratavam a vida pregressa do ídolo de Itiúba, mostravam de um lado as vestimentas de um homem militar e do outro roupas de couro, trajes típicos do vaqueiro de nosso sertão.

Seu João deixou um grande acervo da cultura nordestina e seus familiares pediram às autoridades que criem em Itiúba um Museu do Vaqueiro, já que era o seu grande sonho.

 




 

























Nenhum comentário:

Postar um comentário