sábado, 12 de julho de 2014

sexta-feira, 11 de julho de 2014


CMDS REALIZOU REUNIÃO ORDINÁRIA, ASSUNTOS FORAM DEBATIDOS E ANCAMINHADOS.

Sexta feira, 11/07/2014, realizou-se reunião ordinária do CMDS e, na oportunidade vários assuntos foram debatidos e encaminhados. A reunião realizou-se no Salão de Eventos do SETRAF e contou com participação das associações rurais do Município e órgãos pertencentes ao citado conselho.
Inicialmente, o Secretário de Agricultura e Presidente do Conselho Sr. Crispim Ribeiro, agradeceu a presença de todos (as), e na ocasião solicitou do Secretário do Conselho Sr. Raimundo Costa-EBDA
a fim de que o mesmo fizesse a leitura da ata da reunião realizada no mês anterior, após a leitura da mesma, colocou-se em votação sendo aprovada por todos os presentes. Continuando Crispim informou sobre o andamento de construção de cisternas no Município e também de demandas e perspectivas de novas cisternas que ainda deverão ser implantadas este ano, lembrou de dificuldades que vem enfrentando por conta de condução equivocada na implantação das cisternas, a exemplo das que estão sendo construídas na Faz. Viadinha e Várzea Suja. Outro assunto discutido foi com relação ao programa Garantia Safra do ano (2013), onde o MDA não reconheceu perca de safra acima de 50%. Frente a esta situação, segundo Crispim e Raimundo Costa tudo que o Município precisava fazer foi feito, exemplo disso são documentos e laudos técnicos que estão sendo enviados para o MDA, contestando e afirmando para o Ministério que houve sim perca de safra acima de 50% e isso garante o direito dos agricultores (as) recorrerem ao fundo, falaram ainda que, o envio da documentação para o MDA, não está se dando com agilidade desejada, pois há necessidade de assinaturas de representantes do IBGE e o citado órgão se encontra  em greve, logo após as assinatura, os citados documentos serão enviados para o MDA, restando somente saber qual deverá ser o encaminhamento adotado.
Já os aderentes do garantia safra de 2014, Raimundo Costa advertiu ao Secretário de Agricultura a fim de que o Município faça solicitação de perca de safra do plantio milho e feijão, pois, infelizmente já é visível a nova frustração de safra do calendário agrícola 2013/2014.
Programa semeando. Este programa é do Governo do Estado, e trata de doação de sementes (milho/feijão), para o plantio de inverno, que foram disponibilizadas para o Município e este através das associações rurais, distribuíram com agricultores (as) de cada localidade inscritos no garantia safra. Raimundo Costa na oportunidade cobrou das associações as listas com nomes das famílias que receberam as citadas semente, pois é preciso fazer prestação de contas para os órgão do estado o quanto antes.
Vistos dificuldades em acompanhar de forma transparente e com visão mais completa das politicas públicas que vem sendo implantadas no Município, os conselheiros agendaram reunião extra para o dia 18/07/14, a partir das 08h30 min, onde este conselho discutirá de forma mais ampla, qual o seu papel e que rumo adotará frente as ações e projetos que dizem respeito ao referido conselho.
                NILZETE
Finalmente, um grupo de estudantes da Escola Família
Agrícola de Monte Santos apresentaram resultado de pesquisas feitas pelos mesmos, referentes a: Agricultura, comercialização, uso do solo, controle de pragas etc..., o trabalho foi apresentado através de Slaids, e muito contribuiu com o aprimoramento de conhecimentos dos participantes, ficando evidenciado a importância de filhos (as) de agricultores estudarem em escola família agrícola, oportunizando uma formação mais completa em                               GIRLEIA            comparação ao ensino tradicional. Vale lembrar que,   
as escolas famílias agrícolas surgiram no intuito de suprir deficiências educacional principalmente para o homem do capo, que não se aplicam em escola regular.

 Nilzete do Alagadiço do Poã, e Girleia do Novo Paraíso, (Itiúba), juntamente com os demais estudantes fizeram de forma coletiva e com a participação de todos (as), a apresentação dos temas citados acima.  
                                                                                                                                                                               ESTUDANTES
CONSELHEIROS E PARTICIPANTES DAS ASSOCIAÇÕES
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário