quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Pintadas – Município chocado com a maior tragédia de sua história

Comercio e ógãos públicos fecham as portas em luto pela morte de sete pessoas em trágico acidente


sepultamentos em pintadas
O Município de Pintadas localizado no Território do Jacuípe, nunca havia registrado uma tragédia com tantas mortes em um acidente desde a sua emancipação no ano de 1985. A morte de sete moradores e outros oito feridos na tarde de terça-feira,29, na BA 414 trecho Ipirá/Pintadas, quando retornavam de Ipirá no Furglaine placa BWU 0382, licença de Pintadas, onde participaram de um sepultamento chocou toda população, e nesta quarta,30, o comércio não funcionou como também os órgãos públicos.
sepultamentos em pintadas.2
Os corpos só chegaram nas residências das famílias entre o fim da tarde e o inicio da noite de quarta-feira, 30, depois de praticamente 24 horas no Departamento de Polícia Técnica de Itaberaba, passando por necropsia, apenas um corpo foi para Feira de Santana, uma vítima que estava sendo transferida e veio a óbito próximo a referida cidade.
furgão do acidente na BA 414
O CN esteve na cidade de Pintadas e testemunhou o sofrimento das pessoas,o veículo envolvido no acidente esteve todo tempo cercado de pessoas lamentando o ocorrido.Com capacidade para 12 passageiros, segundo informações dos sobreviventes, no momento do acidente, transportava 16 pessoas que retornavam do sepultamento da aposentada Eliziária Soares Brasileiro, 69 anos, que sofreu um derrame vindo a falecer na tarde de segunda-feira (28) no Hospital Estadual de Ipirá.
O pneu detonou, os bancos ficaram todos no lugar.
O pneu detonou, os bancos ficaram todos no lugar.
Diferente do que foi reportado anteriormente quando foi dito pela imprensa que um dos pneus havia se soltado e provocado o capotamento, na verdade o pneu traseiro do lado do passageiro detonou e o motorista acabou perdendo o controle e virou na pista.”O problema é que esse carro é de fibra, quando virou se despedaçou todo e as pessoas caíram no asfalto, pois estavam sem cinto, e mesmo que estivessem não adiantava, como podemos ver na situação desse carro”, observou o morador Francisco Rios.
sepultamentos em pintadas.4
Na opinião de outro morador que preferiu não ter sua identidade revelada talvez se fosse em outra van tipo Sprinter poderia ninguém ter morrido.” Não vi como capotamento, na minha opinião aconteceu um tombamento e se fosse um carro de chaparia normal e todos estivessem sentados e com cinto poderia até ter morte, mas acho que não morreria tanta gente não”, avaliou o morador. 
Entre os mortos apenas um homem tinha menos de 50 anos.
sepultamentos em pintadas.5
O primeiro corpo a chegar foi o da dona de casa Maria Almeida de Jesus Rocha, 65 anos, sendo velado na Fazenda Queimada Redonda,cerca de 10 km da cidade de Pintadas.Uma extensa carreata formada por veículos que transportavam familiares e amigos chegou à cidade no final da tarde, seguindo para igreja Matriz, onde foi celebrada uma missa de corpo presente pelos padres Erivaldo e Francisco. O corpo de Maria de Nel, como era conhecida, foi sepultado ás 19h no cemitério da cidade.
sepultamentos em pintadas.zazaTambém foi sepultado na noite de quarta-feira o corpo do aposentado Valdemar dos Santos Oliveira,70 anos, residente na Fazenda Coqueiro, distante 20 km da sede de Pintadas. Conhecido por Zazá, o aposentado deixou viúva e onze filhos,um deles residente em São Paulo. Valdemar foi sepultado no cemitério do Povoado de Mandacaru,município de Baixa Grande.Segundo um dos filhos,a opção de sepultar o pai no vizinho município é pela distancia, apenas 12 km e também por já existir outros familiares sepultados no referido cemitério.


sepultamento---alfredo
Motorista Alfredo Martins
Alfredo Martins dos Santos,conhecido por Alfredinho do Capim Branco que era motorista e dono do furgão, residia na Rua Almeida Lima, saída para Baixa Grande. Segundo um parente que não quis ser identificado, disse que ele não trabalhava na área do transporte alternativo, apenas fretava seu veículo quando surgia oportunidade, a exemplo da viagem a Ipirá transportando as pessoas para um sepultamento. Apesar de ter uma casa residencial na sede, ele passava a semana em sua propriedade rural próximo a Fazenda Queimada Redonda, onde reside a maioria das pessoas acidentadas. O corpo de Alfredinho foi sepultado na manhã desta quinta-feira (31).
sepultamentos-em-pintadas.7
Virgílio Almeida vizinho de Alfredo
Também foi sepultado na manhã desta quinta-feira, Virgílio Almeida,72 anos, que residia na Rua Irmã Dulce. Viúvo, “Seu” Virgílio deixou 11 filhos, sendo que sete residem na cidade de Boituva, interior do estado de São Paulo. Nenhum deles conseguiu participar do velório pela dificuldade na logística do transporte a tempo de alcançar o horário do sepultamento.
sepultamentos-em-pintadas.m
O corpo Aquilina Ferreira Lima, 69 anos, que morava na Avenida Paciência, foi velado na própria residência. Ela era mãe de Sinval Ferreira Lima, 35, que também faleceu no local do acidente. Dona Pipi do Lameiro, como era chamada a dona de casa, foi uma das vitimas que morreu no local. Seu filho Godó, como era conhecido, também morreu no local e os dois corpos foram sepultados na manhã desta quinta-feira.Dona Pipi no cemitério municipal e Godó no cemitério de Hermidia, na Fazenda Água Doce, a 19 km da sede.
sepultamentos em pintadas.godó
Godó era integrante da Igreja Congregação Cristã do Brasil e um grande número de fiéis se concentraram em frente da sua residência situada na Rua do Amparo. Uma das irmãs da Igreja disse ao CN que Godó era casado há 12 anos e que “sonhava” em ser pai e repetidamente dizia que Deus estava lhe preparando um filho, “mas os planos de Deus era outro”, falou Jamille Barbosa.
ivoneideO último corpo a chegar a Pintadas foi da agricultora familiar Ivonete Gonzaga de Andrade,53 anos, que morreu quando era transferida do Hospital Estadual de Ipirá para o Hospital Geral Clériston Andrade, em Feira de Santana. O corpo de Ivonete chegou a Fazenda Queimada Redonda por volta das 22h e foi sepultado na manhã desta quinta-feira.
Ivonete teve o corpo necropsiado no DPT de Feira de Santana. Casada com Antonio de Deus Andrade, ela deixou apenas um filho. Os vizinhos que aguardava a chegada do corpo, disseram ao CN que estavam em corrente de oração pela vida da vizinha Maria Viena de Sena, 60 anos, conhecida por Maria de Aresino, também moradora da Fazenda Queimada Redonda, que está internada no Hospital Geral, muito grave, segundo informações chegadas de Salvador.
A dona de casa Maria Normeide, estava no veículo na hora do acidente e sentada no banco da frente. As duas pessoas que estavam sentadas ao seu lado faleceram e ela contou que ouviu um “estrondo” e alguém gritou: “O pneu estourou” em seguida o carro capotou.
sepultamentos em pintadas.8Mirando Soares Brasileiro, 67 anos, irmão de Eliziária Soares, contou ao CN que foi o primeiro a chegar no local, pois vinha logo em seguida. “Quando vi aquela cena pensei que era um caminhão virado, mas ao chegar mais perto vi que se tratava do carro de Alfredinho. Todas as pessoas estavam na pista e comecei a cuidar dos mais graves, pois notei que Pipi, Godó, Maria de Nel e Zazá já estavam mortos. Virgílio, ainda tentamos socorrer, mas morreu em Ipirá. Foi uma coisa muito feia e não gosto nem de lembrar”, desabafou Miraldo.
“É com profundo pesar que recebemos a notícia desta tragédia que fere os corações de nossa comunidade e nos deixa em luto. Que neste momento de dor, Deus possa consolar as famílias enlutadas”, declarou deputada Neusa Cadore (PT). Ela chegou à cidade no final da tarde e visitou todas as residências onde aconteceram os velórios. O deputado estadual Paulo Azi, presidente do Democrata na Bahia, também esteve no município.
Da Redação CN * fotos: Raimundo Mascarenhas

Prefeitura De Itiúba Faz Caminhada Para Conscientizar Moradores Sobre o Câncer De Mama Através Da Campanha Outubro Rosa




Organizada pela Secretaria de Saúde do município, uma caminhada marcou nessa quinta-feira ( 31 ) outubro, a Campanha Outubro Rosa, na cidade. 
 Outubro Rosa é um campanha de conscientização realizada  no mês de outubro dirigida a sociedade e as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do Câncer de Mama.

O movimento começou a surgir em 1990 na primeira Corrida pela Cura, nos Estados Unidos e desde então é promovida anualmente.  Somente em 1997 é que entidades das cidades  começaram a promover atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção da doença, escolhendo o mês de outubro como epicentro das ações. Hoje o Outubro Rosa é realizado em vários lugares do mundo.

A caminhada contou com a presença do secretário de saúde do município, e foi animada pela filarmônica da cidade, diversos representantes de secretarias do governo municipal participaram do evento. Alunos de escolas municipais também acompanharam a caminhada. Matéria Day Bonfim DRT 6660














Dilma e Lula comemoram 10 anos de Bolsa Família

Presidente afirmou que o programa é porta de saída da miséria, e que não "acomoda" e nem "vicia" os beneficiários


Antonio Cruz/ABr
Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidenta Dilma Rousseff durante ato comemorativo aos dez anos do Programa Bolsa Família, no Museu da República
Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidenta Dilma Rousseff durante ato comemorativo aos dez anos do Programa Bolsa Família, no Museu da República
Brasília - A presidente Dilma Rousseff defendeu o programa Bolsa Família nesta quarta-feira das críticas e disse que o benefício não "acomoda" e nem "vicia" os beneficiários, críticas feitas por opositores do governo segundo ela.
As declarações ocorreram durante evento que comemora os 10 anos do programa, que segundo cálculos do governo já retirou 36 milhões de pessoas da extrema pobreza no país.
A cerimônia, no Museu da República, em Brasília, se transformou num palco de desagravo às críticas sofridas pelo governo e tanto Dilma, como o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva usaram boa parte dos seus discursos para rebater adversários.
"Nós sabemos que o ódio dos críticos do Bolsa Família é um ódio anacrônico...é uma posição antiga e obscurantíssima", disse Dilma.
Segundo ela, por espírito democrático o governo deve ouvir as críticas, mas jamais concordar com os adversários.
"Ninguém que governa de costas para o povo tem legitimidade para atacar o combate à desigualdade que nós fizemos. Muitos dizem que eles se conduzem assim porque não entendem a vida dos pobres e também porque nunca quiseram enxergar a pobreza", discursou a presidente.
Lula usou parte do seu discursou para relembrar críticas de adversários e citar matérias da mídia que tinham criticado o programa ao longo de 10 anos.
"A pior crítica é que ele iria estimular a...vagabundagem", disse Lula.
O Bolsa Família, lançado no primeiro ano do governo Lula, atende a mais de 12 milhões de famílias e consome cerca de 24 bilhões de reais por ano. Uma das críticas mais comuns ao programa é que ele não oferece alternativas para que os beneficiários deixem de receber o benefício.
Sobre essa crítica, Dilma disse que o programa "nunca veio para ser o fim do caminho, mas sim uma ponte". "Nunca veio para ser o topo da escada, mas o primeiro degrau", argumentou.
"Veio para ser a porta de saída da miséria e a porta de entrada de um mundo de esperança", acrescentou.
Lula ainda traçou um paralelo com o dinheiro gasto pelos Estados Unidos na guerra do Iraque.
"A guerra do Iraque consumiu 3 trilhões de dólares. Seria possível levar dinheiro de transferência de renda a 1 bilhão de pessoas por 10 anos", calculou o ex-presidente.
Aqui em Itiúba este programa traz alegria para beneficiados,como mostra   esta foto de agricultores  assentamento  pela  REFORMA AGRARIA .Alem de movimentar o comercio local.
Diante de surgimentos de  problemas localizado a pessoa prejudicada devera procurar a Secretária de Ação Social do Município ,e la tirar todas as duvidas já que tem uma equipe competente e coordenada pelo Senhor Secretario Otaviano Barbosa.


quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Atire a Primeira Pedra

Nesta tarde de Quarta-Feira, uma sena do cotidiano me deu, mas motivos para a vida. Duas pessoas simples conversavam a frente de um determinado comercio na minha cidade e eu acabei pôr r me interessar pelo dialogo, já que a palavra chave era ´problemas`´ e no dialogo ouvir o lamento de uma das partes dizendo`´ AQUELE INFELIZ VAI MEDESTRUIR ´´ e para minha supressa a segunda pessoa , de  modo bastante afirmativo olha para o rosto da clemente e diz, entregue a DEUS e perdoe.   
Diante do meu relato deixo este texto para reflexão.
A tendência do homem é acusar e condenar os outros ao invés de olhar para seus próprios defeitos. É colocar-se numa atitude de superioridade e do alto de seu orgulho, apontar pecados alheios e pedir para eles a sentença da condenação. Ouve-se por aí: os outros estão errados, nós é que estamos certos.
Quem somos nós para julgar os outros? Para apedrejá-los com nossas acusações descaridosas? Deixemos à Deus o julgamento e aprendamos do próprio exemplo de Jesus a condenar o pecado e salvar o pecador.
Quando alguns fariseus e escribas repletos de ódio e despeito acusaram a mulher adúltera exigindo seu apedrejamento, o Mestre ergue-se e diz: “O que está puro entre vós atire a primeira pedra”(Jo 8:7). Com essa postura devolve a eles o julgamento da mulher adúltera. A lei de Moisés previa o apedrejamento da mulher flagrada em adultério. A indagação daqueles fariseus se deviam ou não apedrejar a adúltera era uma autêntica cilada. Se o Mestre sentenciasse: “Podem apedrejá-la”, estaria negando todos os ensinos misericordiosos de sua doutrina. No entanto, se dissesse: “Não devem matá-la”, seria imediatamente acusado perante às autoridades como desrespeitador da Leis Mosaicas, o que na época constituía-se em falta grave e verdadeira heresia. A cilada estava preparada. A trama estava bem urdida, o plano tinha requintes de astúcia e não podia falhar. Aparece, então, a sabedoria do Mestre Divino: nem manda que eles cumpram a lei e apedrejem a mulher e nem se coloca contra a lei, condenando a lapidação. Em vez dessas duas alternativas, a primeira vista inevitáveis, lança-lhes um desafio: “Quem não tiver pecado, atire a primeira pedra”(Jo 8:7). “E eles se foram retirando envergonhados um a um, a começar pelos mais velhos” (Jo 8:8)
Quanto mais evoluído é um espírito, tanto maior é sua capacidade de perdoar. Quando perdoamos e amamos somos envolvidos pelo amor, quando não perdoamos e odiamos, somos envolvidos pelo ódio. É uma lei imutável. Se semearmos perdão, colheremos tolerância.
Reprovar infelizmente é a ação que mais praticamos. Condenar, torna-se mais fácil que ser solidário. Aceitar o erro como um possível caminho para o acerto é muito difícil, no tribunal injusto de nossa personalidade egoísta. Nossa tendência é sempre ver o erro nos outros e nunca em nós mesmos. Ao invés de acusar, deveríamos estar prontos para entender a fraqueza de nosso semelhante, pois também, nós muito erramos. Conforme o próprio Cristo afirmou: “Quem tiver sem pecado, que atire a primeira pedra” (Jo 8:7)

Sergito de Souza Cavalcanti

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Outubro Rosa – Prefeitura Promove Caminhada nesta quinto dia 31.
O Núcleo de apoio à saúde da Família é uma equipe integrada por profissionais de diferentes áreas de conhecimento que atuam em conjunto com os profissionais das equipes de Saúde da Família (SF), compartilhando e apoiando as práticas em saúde.
O NASF não se constitue porta de entrada do sistema para os usuários, mas sim de apoio as equipes de SF, promovendo ações, prevenção e levando informação para quem mais precisa.
O NASF de Itiúba é composto por cinco profissionais de diferentes áreas.

Com objetivo de chamar atenção das mulheres  paras causas do câncer de mama e de color do útero, uma grade passeata será realizada .O local de concentração será enfrente a secretaria de Saúde e todas as mulheres deverão usar uma camiseta ROSA.
Este trabalho vem sendo coordenado pela senhora Tatiana Alencar




sábado, 26 de outubro de 2013


Ex-presidente Lula recebe homenagem da Câmara dos Deputados na próxima terça-feira

Em sessão solene a ser realizada nesta terça-feira (29), às 15 horas, no Plenário Ulysses Guimarães, a Câmara dos Deputados concederá a Medalha “Suprema Distinção” ao ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, que governou o país por dois mandatos, entre 2003 e 2011. A medalha “Suprema Distinção Câmara dos Deputados” foi criada pelo Ato da Mesa 136/02, e destina-se a “agraciar os Soberanos, os Chefes de Estado, o Presidente do Senado Federal, o Presidente da República, o Presidente do Supremo Tribunal Federal e altas personalidades estrangeiras e nacionais que, pelos serviços relevantes realizados em sua atuação pública, tenham-se tornado merecedores de especial reconhecimento da Câmara dos Deputados da República Federativa do Brasil”, conforme descrito no próprio documento. A medalha pode ser concedida pela Mesa Diretora, por proposta de um ou mais de seus membros, devidamente justificada; ou pelo presidente da Câmara dos Deputados, por iniciativa própria. Os deputados Simão Sessim (PP-RJ), que é segundo-secretário da instituição, e Eduardo da Fonte (PP-PE) indicaram o nome do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para ser homenageado com a comenda.

Pesquisa aponta vantagem de DILMA

EM 25 DE OUTUBRO DE 2013 - REGIONAL | 0 COMENTÁRIO
A pesquisa divulgada nesta quinta-feira (23) pelo Instituto Ibope em parceria com o jornal Estado de São Paulo, aponta – mais uma vez – o favoritismo da presidente Dilma Rousseff (PT) no quesito intenções de voto para Presidência da República em 2014. Em quatro cenários avaliados pelo levantamento, Dilma aparece com variação de 39% a 41%, contra quatro adversários diferentes: o senador Aécio Neves (PSDB-MG), o governador Eduardo Campo (PSB), a ex-senadora Marina Silva (PSB) e o ex-governador José Serra (PSDB). Na disputa mais acirrada, a primeira surpresa com Dilma tendo como concorrente mais forte Marina Silva. Neste universo, Dilma teria 39%, contra 21% de Marina e 13% de Aécio. No cenário mais provável até agora, a presidente seria reeleita com 41% dos votos, enquanto Aécio teria 14% e Eduardo Campos 10%. Outra surpresa é a aparição de Serra como candidato mais forte dos tucanos, batendo Aécio. Em uma eventual disputa contra o ex-governador paulista, Dilma teria 40% e Serra 18%, com Campos em 3º com 10%. No último universo avaliado pelo Ibope, colocando frente a frente os postulantes com mais intenções de voto neste levantamento, a petista ficou com 39%, Marina 21% e Serra teve 16%. Brancos e nulos variaram entre 22% e 15% e os indecisos de 13% a 10%

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

ITIÚBA: CECILIA A GRANDE ESTRELA DA HISTÓRIA DO PT, AGORA SERÁ SECRETARIA DE EDUCAÇÃO MERECIDAMENTE.

Depois de várias discursões acerca da mudança do Secretario de Educação o senhor Jorge Batista Dias, que vem desempenhando um trabalho relevante junto aquela secretaria, assim sendo o prefeito Banga ouviu as discursões internas do seu partido (PT), que democraticamente discutiram os nomes de Jorge Silva, atual presidente da sigla e o da própria Drª. Cecilia Ex-Prefeita e ex-presidente do PT de Itiúba – BA.
Essa discursão se deu com base no Estatuto do PT e na forma democrática de atuação do prefeito Banga, Porém a história da companheira Drª. Cecilia favoreceu no processo de escolha, já que ela vem de dois mandatos consecutivos como prefeita do município além de gozar de um grande respeito dentro do seu grupo.
Agora a líder politica tem pela frente um grande desafio, o de conciliar sua liderança politica e administrar a Secretaria Municipal de Educação; Embora nós sejamos sabedores que ela é capaz tanto na coordenação política quanto na área da educação, já que também é professora.
REFRESCANDO A MEMÓRIA:
Por a Professora Cecilia ser uma pessoa de coração grande é preciso que o gestor e a sociedade fiquem próximo da mesma ajudando e orientando para que não venha surgir brechas que possam ser ocupadas por oportunistas com falsas promessas de apoio político em possíveis pleitos vindouros. Lembram-se do almoço do bigodão? Pois é, já faz mais de um ano e este burgo certamente está com muita fome. Aqueles que mancharam o nome de Dr. Cecilia e do PT é melhor que permaneçam longe deste processo, ate por que, estiveram em outro palanque e não queriam que BANGA fosse o prefeito.
É comum nos dias de hoje ouvir dizer que o PT está rachado ou que existem brigas internas! A verdade é que, no cenário dos partidos brasileiros só o PT continua em discursão após as eleições. Para os petistas este processo de discursão é chamado de democracia interna do partido. Porem vale salientar que aqueles que põem em risco, maculando e sujando a história do PT devem de fato ser punidos.
DILMA E A REELEIÇÃO:
O que é bom tem a aprovação do povo!
Vimos o PT eleger e reeleger LULA e fazer a sua sucessora. Agora DILMA parte pra reeleição com números favoráveis na frente de seus adversários. Caso as urnas reeleja a presidenta Dilma, o PT entrará para um circulo de dezesseis anos a frente da República brasileira, isto feito pela escolha do voto democrático e popular. 
UDENILSON E O PT DE ITIÚBA:
Vejo que houve uma precipitação quanto o desligamento do jovem Udenilson do PT, afirmo isto com muita propriedade porque o petista Udenilson foi e é um grande defensor do Partido dos Trabalhadores e sempre fez defesa de projetos de melhorias pra o povo. Também afirmo que este militante não cometeu nem um ato que desabonasse a sua conduta junto às instâncias partidárias. Por isso sugiro neste artigo que tanto o jovem Udenilson e os seus companheiros sejam mais humildes e reconsiderem a refiliação do mesmo ao seu partido de origem já que parte de sua vida foi dedicada ao PT, vejo que a saída de Udenilson significa perca tanto para si quanto para este importante partido politico.
JORGE SILVA: O NOVO PRESIDENTE DO PT EM ITIÚBA:
Está marcada para o próximo dia primeiro uma ampla reunião do PT quando na oportunidade serão discutidos assuntos referentes ao (PED), processo que vai eleger as novas diretorias do PT a nível Federal, Estadual e Municipal, processo este que ocorrerá no próximo dia dez de novembro em todo o Brasil. Aqui em Itiúba Jorge Silva é o atual presidente interino, e continuará sendo o presidente a partir do dia dez conforme o processo já em curso. Silva é graduado em economia, filho de um dos principais fundadores do PT (Senhor Belarmino), o perfil de Jorge é um tanto intelectual, um ótimo conhecedor da conjuntura politica e promete buscar a unidade partidária e um bom relacionamento com os demais partidos da base aliada. Além do exposto o novo presidente tem pela frente um grande desafio: a construção da pré-candidatura da ex-prefeita Professora Drª. Cecilia.


ARTIGO ESCRITO POR: JUJU MANGABEIRA – DRT: 6341

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Descartada possibilidade de emancipação do distrito de Igara.

 Postado por Cleber Vieira DRT-Ba.1.989 em outubro 21st, 2013 Igara A possibilidade de emancipação do distrito de Igara de Senhor do Bonfim está descartada. Com a aprovação pelo Senado da Lei Complementar 416, foram estabelecidas regras mais rígidas para a criação, incorporação, fusão e desmembramento de municípios. Além da população mínima, que foi estipulada em 8.500 habitantes na região Nordeste, há outros itens como viabilidade econômico-financeira, envolvendo receitas de arrecadação própria. Em toda a região, o distrito de Pilar tem grandes chances de emancipação. Segundo apurou o site Bonfim Agora, a população da Igara, segundo o último censo do IBGE, é de 6.055 habitantes, sendo que 4.447 no núcleo urbano e o restante na zona rural. A nova lei também exige que o número mínimo de imóveis existentes no núcleo urbano do possível novo município seja de pelo menos 20% do número de imóveis do núcleo urbano original (Bonfim). Neste caso, o distrito também não atinge. Mesmo que a tentativa de emancipação incluísse o outro distrito de Quicé, por exemplo, como muitos ventilaram, esta possibilidade estaria descartada. Segundo o Presidente da Comissão Especial de Assuntos Territoriais e Emancipação da Assembleia Legislativa, deputado João Bonfim (PDT), um levantamento mostra que apenas 23 distritos em toda a Bahia atendem hoje aos critérios estabelecidos pela lei que regulamenta a criação de novos municípios, aprovada pelo Senado. A lista inclui, entre eles, Abrantes (Camaçari), Humildes (Feira de Santana), Entroncamento de Jaguaquara (Jaguaquara), Arraial D’Ajuda (Porto Seguro), Serra Grande (Valença), Roda Velha (São Desidério), Mutans (Guanambi) e Açu da Torre (Mata de São João). Pilar Pilar – O distrito de Pilar, em Jaguarari, também está incluído na lista dos distritos que podem se emancipar. Além de ter uma população de 8.918 habitantes, possui viabilidade econômica, sobretudo em função da presença em sua área de uma grande mineradora, a Mineração Caraíba. Lage dos Negros, em Campo Formoso, também tem chances, já que possui população de 10.212, mas terá que comprovar receita própria. “Não basta somente ter contingente populacional. É preciso ainda conseguir comprovar a viabilidade econômica e, depois, obter maioria dos votos em plebiscito”, informa o presidente da Comissão de Emancipação da Assembleia. Para os distritos que pretendem a emancipação, a situação não será fácil, mesmo nas próximas décadas. É que a população exigida segue uma média aritmética nacional. Ou seja, quanto mais a população do Brasil vai crescendo, o mínimo de população exigida para os distritos se emanciparem, que hoje é de 8.500 habitantes, também vai aumentando na mesma proporção. Para conseguirem se emancipar, terão que crescer bem acima da média nacional

domingo, 20 de outubro de 2013

Itiúba Avança Na Saúde



 A saúde é prioridade no município de Itiúba – BA, esse é o compromisso do Governo do Prefeito Banga, coma população local.

A saúde da família está melhor, e conta agora com visita de médicos nas residências de vários bairros da cidade. Nessa sexta-feira ( 18 ) outubro,  a equipe médica da doutora Elizia, ( médica cubana ) esteve visitando moradores do Bairro Projeto Sertanejo, acompanhada de uma agente de saúde e da enfermeira chefe Ângela, a doutora Elizia, examinou moradores durante todo o dia.

Numa dessas visitas a equipe médica foi surpreendida pelo prefeito Banga, que fez questão de acompanhar de perto como está sendo realizado o atendimento as famílias de Itiúba. 

Para os moradores a saúde que já era considerada boa, agora está 100% com a chegada das médicas cubanas, “nós nunca tivemos médicos atendendo em nossa própria casa e agora temos pela primeira vez um profissional de saúde atendendo em casa, é bom de mais,” disse uma moradora.

A visita surpresa do prefeito Banga, deixou a família feliz, e agradeceram o prefeito com abraços e apertos de mãos. Para Banga, esse é um momento especial na vida de um gestor, pois ver o povo feliz é importantíssimo  para elevar a sua alto estima, finalizou Banga. Matéria Day Bonfim DRT 6660