domingo, 30 de junho de 2013











Rômulo Campos realizou um dos maiores São Pedro de Todos os tempos

Em que pese o município de Itiúba ainda está se recuperando da grande seca que atingiu nosso estado, fazendo com que as prefeituras não pudessem realizar ou reduzir seus festejos juninos Itiúba realizou seu festejo junino com recurso próprio.
A praça do povoado de Rômulo Campos ficou pequena na noite destes sábado 29, para receber centenas de pessoas que compareceram. A festa foi realizada em apenas um dia, ao contrário de anos anteriores que eram de dois dias. Porém o brilho e o entusiasmo dos foliões superaram as estas do passado, o Prefeito Banga participou da folia em companhia de sua família e correligionários; entre estes destacamos Doutora Cecília, O vice Zé do Rádio, Vereador Daniel, Vereador Jiovaldo, Secretário Otaviano Barbosa, Secretário Agnaldo Severo, Secretário Edmilson e o Secretário Edmundo Reis responsável pelo evento. Banga aproveitou o evento para juntamente com sua esposa Primeira Dama dona Neide, demais familiares e amigos se descontraírem e caírem no forró.
A festa contou com a segurança da Policia Militar, Policia Civil e Guarda Municipal. Quem não foi perdeu esta, que deixou muita saudade e outra igual, ou melhor, agora só o ano que vem.













sexta-feira, 28 de junho de 2013

EM ITIÚBA HOMEM CULTIVAVA MACONHA NO QUINTAL

A Policia Militar de Itiúba na tarde desta quinta feira 27 de junho de 2013 após denuncia anônima empreendeu diligência na Travessa Rômulo Campos, no bairro do Cruzeiro em Itiúba, onde no quintal da residência do traficante Gilberto Pereira dos Santos de 34 anos, vulgo "Raul Seixas", foi encontrada uma plantação com 14 plantas que se pressupõe ser maconha que foi erradicada, e no local também foi encontrada uma espingarda de fabricação caseira, todo o material foi conduzido e apresentado junto com o proprietário à delegacia de policia civil de Itiúba para formalizar o flagrante.

A droga foi apresentada na Delegacia Territorial de Senhor do Bonfim, e pesou aproximadamente 500 gramas.

Informações da Polícia Militar/Itiúba-BA
SÃO PEDRO DE RÔMULO CAMPOS PROMETE NESTE FINAL DE SEMANA
OS CLONES E MAS ATRAÇÕES REGIONAIS

• Apresentação de quadrilha.
• Abertura com Banda.
• Forró do Ponto.
• Paula Brasil.

FORRÓ NOVA SENSAÇÃO
• Os Clones (A grande sensação do Momento).
• Resgate do Amor.

As festa Juninas foram reduzidas em virtude de o  município, ainda se recupera da grande seca que assolou nossa Região.
 


Itiúba: Mercado de carne é inaugurado em Rômulo Campos.
Com a participação de centenas de pessoas e lideranças politicas, o Prefeito Banga inaugurou nesta manhã de sexta feira 28, o mercado de carne.
Banga chegou ao povoado uma ampla comitiva composta por; Zé do Rádio (Vice Prefeito), Doutora Cecília (Assessora especial de gabinete), Toinho de Picos (Presidente da Câmara municipal de vereadores), e os vereadores Jiovaldo, Zé Carlos, Walmir Peixinho e Rocha.  Também compareceram todos os secretários e secretárias e vários assessores do governo municipal. Também registramos as presenças de Robson (Gerente do Bando do Brasil), Geosvaldo Porto e Adaudy pela ACIAI, também marcaram presença os comerciantes; Gago, Joelson, Joás entre outros. O Evento foi animado com a escola de música Mestre Bugé, na oportunidade o maestro Egnaldo Paixão falou aos presentes da alegria de apresentar a fila harmônica de Itiúba nos festejos do 2 de Julho em Salvador.
Entre os pronunciamentos o destaque ficou por conta do Senhor José Marinho, magarefe e morador da comunidade que disse: “O TRABALHO É A RESPOSTA PARA OS QUE FALAM MAL DO NOSSO GOVERNO”, concluiu o Senhor Marinho sendo aplaudido pelos presentes.
 Em seguida o Prefeito convidou a população para conhecer o interior do mercado. Ainda em Rômulo Campos o Prefeito reiniciou as obras de calçamento da praça da feira.
Por: Juju Mangabeira 6341















quinta-feira, 27 de junho de 2013

OPERAÇÃO COMBATE AO TRÁFICO DE DROGAS EM ITIÚBAPRENDE MAIS UM TRAFICANTE


No dia 26 de junho de 2013, quarta-feira, por volta das 12h00min, a Equipe de Policiais da Delegacia de Itiúba – Bahia, composta pelos Agentes, Paulo Adriano, Valnei Aquino e José Raimundo, Comandada pelo Delegado de Polícia Dr. Claudio Gomes, ao receber informações que o Suspeito investigado pelo Setor do S.I. da DEPOL , identificado por HELENO DIAS DE BRITO, vulgo “CAFURINGA”, estava se deslocando para um Ponto de ônibus localizado na entrada de uma Fazenda denominada Maté, Zona Rural da cidade, no intuito de realizar o tráfico de drogas, foi montado uma Campana próximo ao local, e ao perceberem a presença do suspeito CAFURINGA, foi realizado uma revista minuciosa no local e pessoal, flagrando em um dos bolsos da jaqueta do acusado, um saco plástico contendo 19 tabletes prensados da erva canabis sativa “ MACONHA”.


O Delegado de Polícia e os demais integrantes da diligência, sabedores que CAFURINGA, em data anterior foi preso em flagrante delito por tráfico de drogas, onde naquela ocasião foram apreendidos na casa do suspeito, uma vasta quantidade da referida droga, se dirigiram até o interior da residência, e lá chegando, apreenderam mais um tablete de maconha prensado, bem como um rolo de papel alumínio, artefato conhecido como de utilização para acondicionamento e comercialização das drogas.

HELENO DIAS DE BRITO, vulgo “CAFURINGA”, após ter recebido voz de prisão em flagrante Delito foi conduzido juntamente com as drogas para a Delegacia de Polícia do Município de Itiúba- Bahia, e após o conhecimento Jurídico da Autoridade Policial , foi determinado a lavratura do Flagrante Delito por prática de crime tipificado no Artº 33 da Lei Fe3deral nº 11.343/2006, encontrando-se recolhido à Cadeia Pública á disposição da Justiça Criminal da Comarca.

TRÁFICO DE DROGAS

Art. 33 da Lei Federal nº 11.343/2006: Importar, exportar, remeter, preparar, produzir, fabricar, adquirir, vender, expor à venda, oferecer, ter em depósito, transportar, trazer consigo, guardar, prescrever, ministrar, entregar a consumo ou fornecer drogas, ainda que gratuitamente, sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar:
Pena - reclusão de 5 (cinco) a 15 (quinze) anos e pagamento de 500 (quinhentos) a 1.500 (mil e quinhentos) dias-multa.
§ 1o Nas mesmas penas incorre quem:
I - importa, exporta, remete, produz, fabrica, adquire, vende, expõe à venda, oferece, fornece, tem em depósito, transporta, traz consigo ou guarda, ainda que gratuitamente, sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar, matéria-prima, insumo ou produto químico destinado à preparação de drogas;
II - semeia, cultiva ou faz a colheita, sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar, de plantas que se constituam em matéria-prima para a preparação de drogas;
III - utiliza local ou bem de qualquer natureza de que tem a propriedade, posse, administração, guarda ou vigilância, ou consente que outrem dele se utilize, ainda que gratuitamente, sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar, para o tráfico ilícito de drogas.

Com informações da DEPOL de Itiúba

quarta-feira, 26 de junho de 2013

O CAMINHO DA HUMANIDADE A CADA DIA SE TORNA TORTUOSO ,PARECE QUE É MESMO O FIM...!

Barbaridade:Filho mata mãe corta cabeça , e pendura na varada de casa

O estudante de Fisioterapia da Unime, Felipe Sousa Silva, degolou a própria mãe com uma faca no condomínio Porto Santo no domingo (25), em Itaparica. Segundo a polícia, o crime ocorreu por volta das 2h da magrugada e em um acesso de loucura, o garoto expôs a cabeça da vítima na varanda da propriedade. O rapaz foi preso em flagrante e está a disposição da Justiça na 19ª Delegacia de Polícia. Segundo o delegado, Lucio Ubiraci, o rapaz chegou à unidade bastante agitado. "Foi um crime macabro, viu? Está todo mundo assustado", disse. 



PM É ENCONTRADO MORTO EM CAMPO FORMOSO


O policial militar Joseilson Fonseca, 39 anos, foi encontrado morto, na manhã desta terça-feira (25) próximo ao povoado Lagoa da Roça. Ele estava com um tiro no tórax e uma arma em punho. Uma pistola também foi encontrada a 200 metros da estrada, em um matagal. O carro dele, um Gol cor cinza com placa de Salvador, capotou no local, na noite desta segunda-feira (24).


Segundo informações da polícia, Joseilson é natural do povoado Lagoa da Roça, município de Campo Formoso, trabalhava na Casa Militar na capital baiana e estava passando o fim de semana com a família. O soldado estava acompanhado de Josenilton Batista Lopes, morador de Poços, que prestou depoimento à polícia. Ele conta que o PM teria ingerido bebida alcoólica e após capotar o carro disse que ia matá-lo e em seguida se suicidar. Josenilton afirma que correu do local e Joseilson cometeu suicidou. Outras informações sobre o que teria motivado o crime ainda não foram reveladas. A polícia investiga o caso.


Fonte: 98 Notícias/Foto: Marcone Nunes

Prefeito Banga foi a Salvador  pedir água de
Ponto Novo, para Itiúba.
O Prefeito de Itiúba Norte Baiano revelou no seu programa de Rádio semanal intitulado almoçando com o prefeito, que vai ao ar todas as terças pela Rádio Caraíba AM, de senhor do Bonfim, que foi ate a casa civil onde se avistou com o secretário Rui Costa e entre varias reivindicações, para seu município o prefeito destacou a água da barragem de Ponto Novo. Banga disse que tomou conhecimento que a EBASA, estaria preparando uma licitação para ampliar o sistema de abastecimento de água a partir do açude de Camndaroba e que ele ao tomar conhecimento, foi pra cima pedir ao Governo e aos diretores da EBASA,pedir  água de ponto Novo, já que a da Camandaroba ,esta em pasma condições para o consumo humano .  Segundo BANGA ficou acertado por parte do Governo, que será feito um estudo e a retomada da obra da adutora de Ponto Novo poderá retomar ainda no mês de Agosto. 
 
Quarta, 26 de Junho de 2013 - 08:03

A queda da PEC-37

por Samuel Celestino
Era previsível a queda da PEC 37 na Câmara dos Deputados, embora, a princípio, antes das manifestações das ruas, as expectativas se apoiavam na sua aprovação. A radical mudança no comportamento parlamentar, com 430 votos contra, nove a favor e duas abstenções, é uma inconteste afirmação do grito democrático da semana que abalou o Brasil, estabelecendo um temor e mudança no pensamento da Câmara. De tal maneira que os parlamentares surgiram em plenário como os manifestantes o fizeram nas ruas, com cartazes, com a diferença de que os deles foram bem impresso pela gráfica do Senado, com dizeres como “eu sou contra a PEC 37”. Coisa nenhuma. Eles foram à frente do plenário para assim serem fotografados, de sorte a não deixar dúvidas com relação aos seus posicionamentos, favoráveis aos protestos e contra o Projeto de Emenda Constitucional, que, se aprovado como antes se previa, seria um balsamo para os corruptos, que excluiriam o Ministério Público das investigações. Ganhou a democracia e o MP se engrandeceu por saber que o seu trabalho tem o apoio da população. As investigações criminais continuarão sendo feitas, agora, presume-se, com mais afinco, para devolver aos manifestantes o que eles exigiram em defesa do MP, que se tornou maior a partir da constituição de 1988. Uma batalha, apenas uma, foi vencida no Congresso. Outros parlamentares, como o surpreendente Renan Calheiros, presidente do Senado, que foi retirado da presidência quando a ocupou pela primeira vez por denuncias de receber dinheiro de empreiteira, pronunciou um longo discurso  apresentando diversas propostas entre as quais considerar o crime de corrupção hediondo. Esses primeiros fatos, primeiras respostas, demonstram, de forma cabal, que a democracia é forte quando  se pronuncia para não admitir que a cidadania seja desdenhada. Assim ocorreu, também, com a pronta reunião da presidente no Palácio do Planalto com governadores e prefeitos.


Inscrições para o ProUni são prorrogadas

As inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni) foram adiadas até a próxima quinta-feira (27). Os estudantes teriam até esta terça (25) para realizar o procedimento no site do programa. O Ministério da Educação informou que foram contabilizados, até as 18h de terça, 336.748 candidatos inscritos e 648.807 inscrições a bolsas — cada estudante pode fazer até duas opções de curso. Segundo a pasta, o adiamento foi feito com o objetivo de possibilitar a inscrição a mais estudantes. Até o momento, o número de candidatos é menor do que o do segundo semestre de 2012: 456.973 inscritos. O Prouni oferece bolsas em instituições particulares de ensino superior. Nesta edição, serão oferecidas 90.045 bolsas, das quais 55.693 integrais e 34.352 parciais, no valor de 50% da mensalidade.

Homem acusado de matar aposentada no Itaigara é preso

A polícia prendeu o responsável pela morte da aposentada Virgínia Maria Pacheco Nonato, de 62 anos, no último dia 8 de junho, na área externa do shopping Max Center, no Itaigara. Augusto Santos Vilas Boas, de 20 anos, foi apresentado na tarde desta terça-feira (25). Policiais apreenderam na última quarta (19), em um imóvel no bairro do Engenho Velho da Federação, quatro relógios roubados da loja de bijuterias assaltada na ocasião e a arma de onde saiu o projétil que vitimou a aposentada. Também foram presos em flagrante Kátia Carine Almeida Leal, de 35 anos – mulher de Augusto – e Maurício Souza da Silva, de 18, que estavam na residência. Titular da 14ª Delegacia Territorial (Barra), o delegado João Cavadas afirmou que havia no esconderijo do preso aproximadamente meio quilo de cocaína, distribuído em dezenas de cápsulas, uma balança e quatro projéteis de pistola ponto 40. O gerente do estabelecimento roubado reconheceu os quatro relógios, ainda com as etiquetas, como parte do material levado.   Um segurança que lutou com um dos ladrões também reconheceu Augusto como um dos quatro homens que atacaram a loja e atiraram ao fugir do local.

SÃO PEDRO DE RÔMULO CAMPOS PROMETE NESTE FINAL DE SEMANA
OS CLONES E MAS ATRAÇÕES REGIONAIS

Mãe é decapitada pelo próprio filho em Itaparica O rapaz usou uma faca e tentou matar o padrasto

Uma mulher foi degolada dentro de casa na madrugada desta terça-feira (25) pelo próprio filho em Itaparica. Segundo informações da 19ª Delegacia Territorial (DT/Itaparica), o crime aconteceu por volta das 0h no Condomínio Porto Santo, que fica na avenida Beira Mar. O rapaz de 28 anos, que não teve a identidade divulgada, usou uma faca para decapitar a mãe, Marizete Souza da Silva, 48 anos.
No momento do crime, segundo a polícia, estavam na casa a mulher, o filho e o padrasto. Ainda de acordo com a polícia, o rapaz também tentou matar o padrasto, que conseguiu fugir e pedir socorro. Ao voltar para casa com os policiais, o homem encontrou a esposa decapitada, o filho e a arma do crime.
O rapaz foi detido e levado para a 19ª delegacia, onde foi constatado que ele sofre de distúrbios mentais. O padrasto também já foi ouvido e liberado. O caso será encaminhado para a justiça e o autor do crime deve ser encaminhado para uma unidade de tratamento psiquiátrico.


Quinze apostas acertam na Quina de São João; Ipirá e Dias d’Ávila na Bahia na bolada de R$ 97.575 milhões

Cada ganhador levou mais de R$ 6,5 milhões.

O Concurso especial da Quina, sorteado nesta segunda (24), saiu para 15 apostadores. Os acertadores irão dividir o maior prêmio pago pela modalidade desde a sua criação. Foram 15 ganhadores, sendo 2 na Bahia, nas cidades de Dias d’Ávila e Ipirá; 1 no Distrito Federal, em Brasília; 2 no Espírito Santo, em Vila Velha e Vitória; 2 em Minas Gerais, em Carmo da Mata e Unaí; 1 no Paraná, em Apucarana; 1 em Rondônia, em Ji-paraná; 1 em Santa Catarina, em Florianópolis; e 2 em São Paulo, 1 em Bauru e 3 na cidade de São Paulo.
As dezenas sorteadas foram 05 – 17 – 55 – 63 – 67. Os apostadores que acertaram os números sorteados irão receber, individualmente, R$ 6.505.080,69.  Na segunda faixa de premiação, 2.337 apostadores acertaram quatro dezenas e vão levar R$ 4.398,48 cada, e 130.118 apostadores acertaram três dezenas, e vão receber R$ 112,85 cada.
O valor total do prêmio é de cerca de R$ 97.575 milhões, ultrapassando a estimativa inicial da CAIXA, que era de R$ 90 milhões. As apostas começaram no dia 24 de maio e o total arrecadado foi de mais de R$ 133,4 milhões.
Em 13 de janeiro de 2012, uma aposta de Ipirá na Bacia do Jacuípe levava sozinha o acumulado de mais de R$ 2,5 milhões.
Da redação* com informações da Caixa

segunda-feira, 24 de junho de 2013

São João trágico em Conquista: filho mata pai a pauladas

Armezino Pereira Silva, de 27 anos, foi preso em flagrante na manhã de domingo (23). Ele é acusado de matar o pai a pauladas. Deli de Jesus Silva, de 75 anos, estava em sua residência quando foi atingido por uma paulada desferida pelo seu filho. Conforme informações do site Portalalagoinhasnews.

Deli foi socorrido por familiares e levado para o Hospital de Base. Após dar entrada na unidade de saúde, a vítima não resistiu às lesões e morreu. Durante a madrugada, as Polícias Militar e Civil tentaram localizar o suspeito, mas sem êxito. Ao amanhecer, o Cicom – Centro Integrado de Comunicação recebeu uma denúncia do local onde Armezino estaria escondido. Guarnições da 77ª CIPM foram enviadas ao local e conseguiram capturar o acusado. Ele assumiu a autoria do crime e disse que matou o pai por raiva.

Ainda segundo o site, Armezino disse que não gostava do pai, e por isso teria dado as pauladas. A mãe do acusado teria dito aos policiais que ele tem transtornos mentais e sempre é agressivo com os familiares.

Foto: divulgação /blitzconquista



domingo, 23 de junho de 2013

TREM PARTIU HOMEM EM DUAS PARTES EM SENHOR DO BONFIM


Por volta das 20h40min, dessa noite de São João, uma tragédia acabou de acontecer, na linha férrea, quando um homem de vulgo "SALSICHA DO MERCADO", segundo informações de testemunhas, tentava atravessar entre os vagões de trem que a principio estariam parados, e de repente começou a se mover. Quando tentava atravessar "Salsicha", se desequilibrou e caiu entre os vagões, sendo partido ao meio, fato ocorrido na Rua Operários da Leste, próximo ao viaduto, da Sacrá.


Ainda de acordo com testemunhas, "Salsicha" estava embriagado, quando tentava pular os vagões. Ele trabalhava no mercado municipal pegando carreto com seu carrinho de mão.

Local do fato.

A PM, encontra-se preservando o local, para que a Polícia técnica possa fazer a perícia, onde informações dão conta que ele ainda foi arrastado, onde um dos pés teve o couro arrancado.

Mais informações logo mais, sobre o verdadeiro nome da vitima.


Maravilha Notícias

domingo, 23 de junho de 2013


Mulher mata o marido, decepa o pênis e dorme com o corpo por 19 dias



Uma mulher matou o marido a facadas, decepou o pênis dele e dormiu ao lado do corpo durante 19 dias. O assassinato aconteceu no bairro Cerâmica, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, Rio de Janeiro. De acordo com o site Extra, a acusada foi identificada como Luzinete Silva de Paula, de 50 anos, e foi presa nesta segunda-feira (17).

Levada para a delegacia, Luzinete chorou, confessou o crime e disse estar arrependida. Em depoimento ela alegou que teve uma crise de ciúmes e, por isso assassinou Antônio Joaquim de Carvalho, de 78 anos, no dia 28 de maio. “Achei que ele tinha um caso com outra mulher. Depois, fiquei esse tempo com o corpo porque a minha mente estava bloqueada. Durante esses dias, não comi. Só tomei café e fumei”, disse.

Os policiais chegaram até Luzinete depois de receberem uma denúncia de vizinhos. Eles sentiram um forte cheiro saindo da residência onde o casal morava. Na cama, eles encontraram o corpo de Antônio, em avançado estado de decomposição. Ao lado, um colchonete onde a acusada dormia. Segundo policiais da 58ª DP, Luzinete passará por avaliação psicológica. Os agentes disseram ainda que ela já foi presa por roubo, furto e uso de drogas. Informações e foto do site Extra.

Mãe implora ajuda médica para filho que nasceu com "cauda"


Do R7
Menino sofre com anornalidade congênita na China Reprodução/The Sun
A mãe de um menino de sete meses de idade está desesperada e implora ajuda médica para seu filho que nasceu com uma "cauda". A informação é do jornal The Sun desta sexta-feira (21).
De acordo com o jornal, o menino chinês, Xiao Wei, nasceu com espinha bífida (anormalidade congênita), o que significa que suas vértebras da coluna não se formaram corretamente. O resultado é um crescimento que se projeta para fora da parte de trás da coluna.
A mãe do menino, Xiao Chen, contou que pediu a especialistas que "removessem a cauda dele". Porém, ainda não teve sucesso.
— Eles disseram que não é assim tão simples.
De acordo com o médico cirurgião Huang Chuanping, " o crescimento da cauda ainda continua". Hoje, mede 10 cm.
— Se nós cortarmos simplesmente irá crescer novamente. Precisamos reparar o canal espinhal primeiro a parar ocorra novamente.

Lua maior e mais brilhante na noite deste domingo

O pesquisador diz que o melhor horário para observar a Superlua é no início da noite, quando ela está perto do horizonte.

super luaA noite de domingo (23) promete ser de espetáculo no céu com a chamada Superlua, um nome popular para se referir ao perigeu lunar, o ponto de maior aproximação do satélite com a Terra.
Espera-se que a Lua esteja 14% maior e cerca de 30% mais brilhante do que em dias normais. Quem perder a chance de observar o fenômeno só terá outra chance no ano que vem.
Por conta da órbita elíptica, a distância entre a Lua e a Terra varia. A cada 30 dias, ela atinge seu ponto de aproximação máxima com a Terra. No perigeu, ela fica cerca de 356 mil km distante da Terra, enquanto a média é de aproximadamente 380 mil km.
Mas, como na maioria das vezes isso não coincide com a Lua cheia, fica mais difícil perceber o fenômeno. “Quando o perigeu acontece na Lua cheia, fica bem mais fácil de notar a diferença, especialmente por conta do aumento do brilho”, explica Gustavo Amaral Lanfranchi, coordenador do mestrado em astrofísica da Universidade Cruzeiro do Sul.
O pesquisador diz que o melhor horário para observar a Superlua é no início da noite, quando ela está perto do horizonte. “Assim fica mais fácil comparar com o tamanho dos prédios e das árvores”, completa o cientista.
Marés
A Lua influencia nas marés da Terra, mas, segundo os cientistas, não há motivos para esperar ondas perigosamente acima do normal. “A diferença é pequena”, completa Lanfranchi.
Informações da Folha de São Paulo.

sexta-feira, 21 de junho de 2013


Dilma diz que receberá manifestantes e anuncia pacto com governadores

Em pronunciamento na TV, presidente condenou violência nos protestos.
Segundo ela, dinheiro aplicado na Copa é financiamento e será devolvido.


A presidente Dilma Rousseff anunciou nesta sexta-feira (21), durante pronunciamento em cadeia nacional de rádio e TV, que vai elaborar um Plano Nacional de Mobilidade Urbana que privilegie o transporte público. Ela também disse que receberá "líderes das manifestações pacíficas" e que conversará com governadores e prefeitos das principais cidades para elaborar um pacto para a melhoria dos serviços públicos.
O pronunciamento é uma resposta à série de manifestações desta semana em mais de 140 cidades do país. Dilma passou o dia discutindo com ministros e assessores a conveniência de fazer o pronunciamento, gravado no final da tarde (saiba como foi a repercussão no meio político).
“Vou convidar os governadores e os prefeitos das principais cidades do país para um grande pacto em torno da melhoria dos serviços públicos. O foco será: primeiro, a elaboração do Plano Nacional de Mobilidade Urbana, que privilegie o transporte coletivo; segundo, a destinação de 100% dos recursos do petróleo para a educação; terceiro, trazer de imediato milhares de médicos do exterior para ampliar o atendimento do SUS".
Asseguro a vocês: vamos manter a ordem."
A presidente afirmou que se reunirá com as lideranças das manifestações e com representates de movimentos sociais.
"Anuncio que vou receber os líderes das manifestações pacíficas, os representantes das organizações de jovens, das entidades sindicais, dos movimentos de trabalhadores, das associações populares. Precisamos de suas contribuições, reflexões e experiências. De sua energia e criatividade, de sua aposta no futuro e de sua capacidade de questionar erros do passado e do presente."
Violência
No pronunciamento, a presidente condenou o vandalismo e as depredações registradas em várias das manifestações e criticou a "minoria violenta e autoritária" que danificou prédios públicos.
"O governo e a sociedade não podem aceitar que uma minoria violenta e autoritária destrua o patrimônio público e privado, ataque templos, incendeie carros, apedreje ônibus e tente levar o caos aos nossos principais centros urbanos", afirmou Dilma.

Segundo ela, essa violência "envergonha o Brasil", é resultado da ação de uma "pequena minoria" e não pode "manchar um movimento pacífico e democrático".
Eu quero repetir que o meu governo está ouvindo as vozes democráticas que pedem mudança. Eu quero dizer a vocês que foram, pacificamente, às ruas: eu estou ouvindo vocês! E não vou transigir com a violência e a arruaça."
"Todas as instituições e órgãos de segurança pública devem coibir, dentro dos limites da lei, toda forma de violência e vandalismo", determinou. "Com equilíbrio e serenidade, porém, com firmeza, vamos continuar garantindo o direito e a liberdade de todos."
A presidente reiterou que o governo está ouvindo as "vozes" das ruas, mas não vai transigir com a violencia. "Asseguro a vocês: vamos manter a ordem".
"Eu quero repetir que o meu governo está ouvindo as vozes democráticas que pedem mudança. Eu quero dizer a vocês que foram, pacificamente, às ruas: eu estou ouvindo vocês! E não vou transigir com a violência e a arruaça."
Corrupção
Sobre corrupção, um dos temas mais frequentes nos cartazes de manifestantes nos protestos, a presidente afirmou que o país necessita de "formas mais eficazes" para combater o problema.
saiba mais
"A mensagem direta das ruas é pacífica e democrática. Ela reivindica um combate sistemático à corrupção e ao desvio de recursos públicos. Todos me conhecem. Disso eu não abro mão", declarou.
Ela disse que Lei de Acesso à Informação, que obriga governos e órgãos públicos a fornecer informações solicitadas pelos cidadãos, deve ser expandida.
"A Lei de Acesso à Informação, sancionada no meu governo, deve ser ampliada para todos os poderes da República e instâncias federativas. Ela é um poderoso instrumento do cidadão para fiscalizar o uso correto do dinheiro público. Aliás, a melhor forma de combater a corrupção é com transparência e rigor.
Copa do Mundo
A presidente justificou os gastos com a Copa do Mundo, um dos principais motivos de protesto dos manifestantes, que reivindicavam a aplicação em saúde e educação do dinheiro gasto com a construção de estádios.
"Em relação à Copa, quero esclarecer que o dinheiro do governo federal, gasto com arenas, é fruto de financiamento que será devidamente pago pelas empresas e governo que estão explorando estes estádios. Jamais permitiria que esses recursos saíssem do orçamento público federal, prejudicando setores prioritários como a saúde e a educação", afirmou.
É um equívoco achar que qualquer país possa prescindir de partidos e, sobretudo, do voto popular, base de qualquer processo democrático. Temos de fazer um esforço para que o cidadão tenha mecanismos de controle mais abrangentes sobre os seus representantes."
Reforma política
A presidente classificou de "equívoco" a palavra de ordem dos manifestantes contra a presença de representantes de partidos políticos nas manifestações: "Sem partido". Nesta sexta, o ministro Gilberto Carvalho (Secretaria Geral da Presidência) já havia afirmado que "sem partido, no fundo, é ditadura".
"Quero contribuir para a construção de uma ampla e profunda reforma política, que amplie a participação popular. É um equívoco achar que qualquer país possa prescindir de partidos e, sobretudo, do voto popular, base de qualquer processo democrático. Temos de fazer um esforço para que o cidadão tenha mecanismos de controle mais abrangentes sobre os seus representantes", disse.
Segundo ela, "é a cidadania, e não o poder econômico, quem deve ser ouvido em primeiro lugar".
"Precisamos oxigenar o nosso sistema político. Encontrar mecanismos que tornem nossas instituições mais transparentes, mais resistentes aos malfeitos e acima de tudo mais permeáveis à influência da sociedade", afirmou.
Leia abaixo a íntegra do depoimento da presidente.
Minhas amigas e meus amigos,
Todos nós, brasileiras e brasileiros, estamos acompanhando, com muita atenção, as manifestações que ocorrem no país. Elas mostram a força de nossa democracia e o desejo da juventude de fazer o Brasil avançar.
Se aproveitarmos bem o impulso desta nova energia política, poderemos fazer, melhor e mais rápido, muita coisa que o Brasil ainda não conseguiu realizar por causa de limitações políticas e econômicas. Mas, se deixarmos que a violência nos faça perder o rumo, estaremos não apenas desperdiçando uma grande oportunidade histórica, como também correndo o risco de colocar muita coisa a perder.
Como presidenta, eu tenho a obrigação tanto de ouvir a voz das ruas, como dialogar com todos os segmentos, mas tudo dentro dos primados da lei e da ordem, indispensáveis para a democracia.
O Brasil lutou muito para se tornar um país democrático. E também está lutando muito para se tornar um país mais justo. Não foi fácil chegar onde chegamos, como também não é fácil chegar onde desejam muitos dos que foram às ruas. Só tornaremos isso realidade se fortalecermos a democracia – o poder cidadão e os poderes da República.
Os manifestantes têm o direito e a liberdade de questionar e criticar tudo, de propor e exigir mudanças, de lutar por mais qualidade de vida, de defender com paixão suas ideias e propostas, mas precisam fazer isso de forma pacífica e ordeira.
O governo e a sociedade não podem aceitar que uma minoria violenta e autoritária destrua o patrimônio público e privado, ataque templos, incendeie carros, apedreje ônibus e tente levar o caos aos nossos principais centros urbanos. Essa violência, promovida por uma pequena minoria, não pode manchar um movimento pacífico e democrático. Não podemos conviver com essa violência que envergonha o Brasil. Todas as instituições e os órgãos da Segurança Pública têm o dever de coibir, dentro dos limites da lei, toda forma de violência e vandalismo.
Com equilíbrio e serenidade, porém, com firmeza, vamos continuar garantindo o direito e a liberdade de todos. Asseguro a vocês: vamos manter a ordem.
Brasileiras e brasileiros,
As manifestações dessa semana trouxeram importantes lições: as tarifas baixaram e as pautas dos manifestantes ganharam prioridade nacional. Temos que aproveitar o vigor destas manifestações para produzir mais mudanças, mudanças que beneficiem o conjunto da população brasileira.

A minha geração lutou muito para que a voz das ruas fosse ouvida. Muitos foram perseguidos, torturados e morreram por isso. A voz das ruas precisa ser ouvida e respeitada, e ela não pode ser confundida com o barulho e a truculência de alguns arruaceiros.
Sou a presidenta de todos os brasileiros, dos que se manifestam e dos que não se manifestam. A mensagem direta das ruas é pacífica e democrática.

Ela reivindica um combate sistemático à corrupção e ao desvio de recursos públicos. Todos me conhecem. Disso eu não abro mão.
Esta mensagem exige serviços públicos de mais qualidade. Ela quer escolas de qualidade; ela quer atendimento de saúde de qualidade; ela quer um transporte público melhor e a preço justo; ela quer mais segurança. Ela quer mais. E para dar mais, as instituições e os governos devem mudar.
Irei conversar, nos próximos dias, com os chefes dos outros poderes para somarmos esforços. Vou convidar os governadores e os prefeitos das principais cidades do país para um grande pacto em torno da melhoria dos serviços públicos.
O foco será: primeiro, a elaboração do Plano Nacional de Mobilidade Urbana, que privilegie o transporte coletivo. Segundo, a destinação de cem por cento dos recursos do petróleo para a educação. Terceiro, trazer de imediato milhares de médicos do exterior para ampliar o atendimento do Sistema Único de Saúde, o SUS.
Anuncio que vou receber os líderes das manifestações pacíficas, os representantes das organizações de jovens, das entidades sindicais, dos movimentos de trabalhadores, das associações populares. Precisamos de suas contribuições, reflexões e experiências, de sua energia e criatividade, de sua aposta no futuro e de sua capacidade de questionar erros do passado e do presente.
Brasileiras e brasileiros,
Precisamos oxigenar o nosso sistema político. Encontrar mecanismos que tornem nossas instituições mais transparentes, mais resistentes aos malfeitos e, acima de tudo, mais permeáveis à influência da sociedade. É a cidadania, e não o poder econômico, quem deve ser ouvido em primeiro lugar.

Quero contribuir para a construção de uma ampla e profunda reforma política, que amplie a participação popular. É um equívoco achar que qualquer país possa prescindir de partidos e, sobretudo, do voto popular, base de qualquer processo democrático. Temos de fazer um esforço para que o cidadão tenha mecanismos de controle mais abrangentes sobre os seus representantes.
Precisamos muito, mas muito mesmo, de formas mais eficazes de combate à corrupção. A Lei de Acesso à Informação, sancionada no meu governo, deve ser ampliada para todos os poderes da República e instâncias federativas. Ela é um poderoso instrumento do cidadão para fiscalizar o uso correto do dinheiro público. Aliás, a melhor forma de combater a corrupção é com transparência e rigor.
Em relação à Copa, quero esclarecer que o dinheiro do governo federal, gasto com as arenas é fruto de financiamento que será devidamente pago pelas empresas e os governos que estão explorando estes estádios. Jamais permitiria que esses recursos saíssem do orçamento público federal, prejudicando setores prioritários como a Saúde e a Educação.
Na realidade, nós ampliamos bastante os gastos com Saúde e Educação, e vamos ampliar cada vez mais. Confio que o Congresso Nacional aprovará o projeto que apresentei para que todos os royalties do petróleo sejam gastos exclusivamente com a Educação.
Não posso deixar de mencionar um tema muito importante, que tem a ver com a nossa alma e o nosso jeito de ser. O Brasil, único país que participou de todas as Copas, cinco vezes campeão mundial, sempre foi muito bem recebido em toda parte. Precisamos dar aos nossos povos irmãos a mesma acolhida generosa que recebemos deles. Respeito, carinho e alegria, é assim que devemos tratar os nossos hóspedes. O futebol e o esporte são símbolos de paz e convivência pacífica entre os povos. O Brasil merece e vai fazer uma grande Copa.
Minhas amigas e meus amigos,
Eu quero repetir que o meu governo está ouvindo as vozes democráticas que pedem mudança. Eu quero dizer a vocês que foram pacificamente às ruas: eu estou ouvindo vocês! E não vou transigir com a violência e a arruaça.

Será sempre em paz, com liberdade e democracia que vamos continuar construindo juntos este nosso grande país.
Boa noite